Robben Island

 

É uma ilha que durante séculos serviu como local de isolamento, banimento e prisão. Desde 1997 é considerada um Patrimônio Mundial pela UNESCO e funciona basicamente como museu.

O local também já serviu como hospital para pessoas com lepra e doenças mentais e como centro de treinamento e defesa durante a Segunda Guerra Mundial.

O ponto de partida para o passeio é o Nelson Mandela Gateway, localizado no coração do V & A Waterfront, ao lado do prédio Clock Tower. Lá está a bilheteria e também um pequeno museu, que pode ser visitado enquanto se aguarda a saída do próximo barco. Os barcos para a ilha partem sempre as 9h, 11h e 13h, se as condições climáticas permitirem, e a duração total do passeio é de quatro horas. O ingresso adulto custa 220 rands e pode ser comprado no local, ou antecipadamente pela internet. A procura é bem grande por esse passeio e dizem que no verão é preciso comprar com vários dias de antecedência. O trajeto até a ilha dura em torno de meia hora. Quem chega cedo consegue sentar nas poltronas do andar superior, que são ao ar livre. Há ainda dois andares no interior do barco, com dezenas de poltronas. Muita gente que senta lá em cima acaba descendo logo no início do passeio, pois não aguenta os fortes ventos ou o balanço do barco. Durante o deslocamento é exibido um documentário sobre a ilha em televisores no interior do barco.

A visita na ilha é dividida em duas etapas: a primeira é um passeio de ônibus ao redor da ilha e a segunda uma visita ao interior de uma das prisões. Logo que o barco chega, os visitantes são direcionados para ônibus que os aguardam. Cada um possui seu próprio guia e fazem trajetos diferentes para evitar o acúmulo de pessoas no mesmo lugar, porém todos visitam os mesmos locais. O passeio de ônibus circula por quase toda a ilha e ao longo do caminho o guia vai explicando a história de cada local. Entre os pontos visitados estão a igreja, o cemitério, o farol do século XIX, a escola, a vila, o hospital, as prisões, entre outros. O ônibus faz duas paradas: a primeira numa casa em frente à igreja, que possui banheiros e uma lanchonete; a segunda na beira da praia, onde é possível avistar de longe a Cidade do Cabo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.