PALÁCIO CANTERO EM TRINIDAD CUBA

Trinidad foi declarada Patrimônio Mundial pela Unesco em 1988 e não demorou muito para ônibus cheios de visitantes começassem a chegar para visitar a cidade.

Trinidad foi uma cidade muito rica durante a época em que Cuba foi um grande produtor de açúcar. As riquezas da cidade ainda estão em evidência nas mansões em estilo colonial, enfeitadas com afrescos italianos, louça de Wedgwood e lustres franceses e o Palacio Cantero é uma amostra disso. A mansão, que foi transformada em museu, é um “must see” em Trinidad.

A casa foi originalmente construída por Dom Jose Mariano Borrell, barão do açúcar e um dos homens mais ricos de Cuba. Foi herdada  por uma sobrinha, Maria Monserrat que logo após ter a morte de seu primeiro marido se casou com Justo German Cantero – rola a história que Cantero envenenou o marido de Maria para se casar com ela. A noiva estranhamente também morreu não muito depois do casamento com Cantero e com isso as vastas plantações de açúcar e o Palácio passaram para seu nome.

Em 1960, com a Revolução, a propriedade passou para o Estado Cubano que a transformou  no Museu Municipal de Trinidad em 1980.

A ideia foi manter o Palácio Cantero o mais parecido possível ao que era na época em que foi construído. Além da mobília original, retratos e outros objetos pessoais decoram a casa.

As salas principais exibem móveis em estilo império cubano e artes decorativas trazidas principalmente da França, Itália e Estados Unidos. Afrescos e o piso de mármore italiano sobrevivem no salão principal. Também em exibição estão documentos, principalmente das guerras de independência.

A torre da mansão é acessível a partir do pátio e tem uma belíssima vista panorâmica da Trinidad Colonial e do mar..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.