A LINDA CIDADE AZUL DO MARROCOS

A surpreendente cidade de Chefchaouen fica escondidinha no meio das montanhas Rif no norte do Marrocos. A beleza da cidade é que ela é inteiramente pintada em tons de azul. Tudo mesmo. Casas, escadas, janelas e até o piso!

O motivo da pintura é incerto, mas há algumas teorias: reproduzir a visão do paraíso ou por ser a cor que tingia os objetos sagrados no Velho Testamento, ou simplesmente pela cor ser capaz de espantar mosquitos

A cultura local de Chaouen, como é chamada pelos habitantes, é vista nas vestimentas, nas peças coloridas e nos bordados que permeiam as oficinas de artesãos, especializados em tecelagem, cestaria e cerâmica.

As construções azuladas se concentram principalmente no centro histórico da cidade. A dica aqui é caminhar sem rumo pela medina azul, um labirinto de infinitas vielas, escadarias e edifícios construídos com a fusão da arquitetura moura e espanhola.

A praça Uta al-Hamman é o ponto central da cidade, onde é possível encontrar cafés, lojas de presentes e restaurantes. Aqui, não deixe de provar o famoso chá de menta marroquino, é uma delícia!

Além da mesquista Yamma el Kebir, você também vai encontrar o Kasbah, um lugar repleto de história e arte. A vista da torre vai valer a subida, acredite! 

Um Pouco de História 

Fundada em 1471, se tornou refúgio para judeus europeus que fugiam da Inquisição Espanhola no final do século XV e mantiveram uma presença significativa na área até meados do século XX, quando muitos se mudaram para o recém-fundado Estado de Israel. Durante séculos, Chefchaouen se fechou completamente a estrangeiros, acolhendo apenas peregrinos. Hoje, toda a região do Rif é considerada sagrada e é um famoso local de peregrinação onde estão enterrados antigos profetas locais.

Como Chegar

Para chegar a Chefchaouen o melhor é ir por Tânger, quase divisa com a Espanha, fica a 110 km.

Aliás, Tanger é um bom destino para se começar a viagem pelo Marrocos. Existem voos diários de varias cidade da Europa e a cidade merece 1 a 2 dias de visitação. De lá pegue um carro e vá ate a cidade de Tetouan onde a parada é obrigatória para se visitar sua linda medina. De Tetouan a Chefchaouen são apenas mais 64 km.

Onde Ficar

O melhor hotel da cidade, aliás um ryad ou casa é o Lina Ryad & Spa, um hotel super charmoso de apenas poucos quartos bem no centro da medina. Como tudo na cidade é inteiramente pintado de azul e a decoracao interna segue nos mesmos tons. Note que por ser dentro da medina só se chega a pé até o hotel, então cuidado com a bagagem. Sugiro levar apenas uma mochila com o básico e uma troca de roupa pois 1 dia é mais que suficiente para se conhecer esta linda cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.