PUGLIA, A ITALIA FORA DE ROTA

Cenários deslumbrantes, vinhedos sem fim, cidades que são patrimônios da humanidade, gastronomia da melhor qualidade e muito dolce far niente. Assim é a Puglia, a região menos turística da Itália. Localizada no extremo sul, merece ser visitada por quem quer curtir um verão mais low-profile e longe da rota de turismo “mainstream”. Uma semana é o suficiente para percorrer as lindas cidades de LecceOstuniAlberobelloGalapoliMatera e Polignano al Mare.

Bari 

A capital da Puglia é a porta de entrada para quem quer conhecer a região. A maior cidade da região tem uma bonita “corniche” e uma simpática cidade murada. Lá alugue um carro, dê um rolê pela cidade e siga para um hotel que irá servir de base para a sua viagem.

Um bom hotel para base é o Borgo Egnazia em Savelletri Di Fasano. Lindíssimo e muito bem localizado no centro da Puglia.

Lecce

É considerada a Florença do Sul da Itália devido ao seu centro histórico de arquitetura barroca. A cidade foi uma colônia grega e um importante centro do Império Romano. Tem lindos monumentos, palácios e igrejas feitas com pedra lecesse, um tipo de calcário de coloração amarelada muito bonito.

Lecce é outro bom lugar para fazer de base. Além de ser linda é estratégica por conectar as estradas mais decentes da região. Lecce tem hotéis de todo tipo incluindo algumas opções boutique bem bacanas.

Matera

Matera está localizado em um canto remoto do sul da Itália na pequena região Basilicata. É um dos lugares mais espetaculares do país. A visão que se tem ao se aproximar da cidade é única. A cidade fica no topo de uma colina à beira de um desfiladeiro de pedra e parece que está pendurada lá no alto. Até a década de 1950 Matera era uma fonte de vergonha para a Itália, um local de pobreza, malária e altas taxas de mortalidade infantil e onde as pessoas viviam em cavernas sem eletricidade, água corrente ou esgoto..

Não é o lugar mais fácil de alcançar e é por isso que conseguiu permanecer relativamente desconhecido, especialmente para turistas estrangeiros. Desde que se tornou um Patrimônio Mundial da UNESCO em 1993 o número de visitantes vem crescendo lentamente e muitas das cavernas foram transformadas em hotéis elegantes e restaurantes.

Polignano al Mare

Erguida no topo de um penhasco de pedra à beira-mar a cidade é um dos principais pontos turísticos da região. Ali se encontram praias pequeninas, casinhas brancas e grutas que escondem águas de um azul incrivelmente lindo. Uma delas, aliás, abriga o restaurante Grotta Palazzese onde se janta dentro das rochas. A espera pode ser longa, mas a experiência é inesquecível. Mas atenção! O restaurante oferece um menu fixo e nada barato. A comida deixa a desejar, mas o lugar é lindíssimo!

Menos badalado, mas igualmente imperdível, é o Da Tuccino, que existe desde 1968, especializado em frutos do mar. Outro lugar para conhecer é o vinhedo Terre de San Vito. É lindo e os vinhos são ótimos além de azeites e vegetais deliciosos.

Ostuni

Fica no topo de um monte e de longe é possível avistar essa cidade branca. Vá com tempo para andar sem rumo por suas ruas-labirinto e sentar-se para apreciar o pôr do sol que deixa as construções alaranjadas no fim do dia. Reserve o jantar na Osteria Del Tempo Perso que fica dentro de uma casa gruta muito aconchegante. Boas massas, bons vinhos e um charme!

Alberobello

É patrimônio histórico mundial Unesco e tem as “trulli”, casas rurais seculares, como principal atração. As “trulli” eram moradas de famílias camponesas e hoje abrigam lojinhas, restaurantes e pousadas. Há algumas ainda intactas que mostram como era a vida por lá 200 anos atrás.

Feitas de pedra calcária as “trulli” tinham o forno a lenha no centro que servia para cozinhar e também para aquecer. São redondas e tem um pé direito alto e o teto em forma de cone. Idênticas do lado de fora formam lado a lado um conjunto de casinhas muito lindas. Almoce no Terra Madre um lugar pequenininho, aconchegante, caprichado em tudo, nas louças, no atendimento cordial e nos temperos especiais. Servem vegetais que saem direto da horta. Antepastos divinos!

Gallipoli 

A “old town” fica em uma pequena península cercada de muralhas onde é possível andar ao seu redor. De lá você pode avistar o lindo por do sol sentado em um dos inúmeros e ótimos restaurantes e apreciando um bom vinho da Puglia. As ruelas são repletas de lojinhas, restaurantes e sorveterias e você vai  encontrar as praias mais bonitas do Salento. Ao norte estão Punta Prosciutto e Torre Colimena. Ao sul, as melhores pedidas são a Punta della Suina e as areias intermináveis de Pescoluse, conhecidas como Maldivas do Salento.

2 comentários sobre “PUGLIA, A ITALIA FORA DE ROTA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.