LENÇÓIS MARANHENSES, UMA PAISAGEM ÚNICA

O lugar é de uma beleza que não dá para explicar. Por mais que os folhetos de viagem, vídeos ou documentários mostrem o que se vai encontrar, nada diminui o impacto de estar ali no meio das lagoas e dunas. A paisagem é incomparável e única no mundo. Uma imensidão de areia que não tem fim!

Para se ter uma noção da dimensão, a área do parque é do tamanho da cidade de São Paulo com 155 mil hectares. As dunas e lagoas  de água doce se estendem  por 90 mil hectares dentro do parque. A faixa de dunas avança a partir da costa em direção ao interior por distancias que variam de 5 a 25 km.

Entre os meses de maio e agosto as lagoas estão cheias e a paisagem em plenitude. Em setembro elas começam a secar e aí perde um pouco a graça. Então programe-se na temporada da cheia e vá conhecer esta maravilha que temos no Brasil.

Santo Amaro

O ponto de partida é Santo Amaro. A cidade tem acesso difícil por estrada de areia. Uma vez lá as lagoas mais selvagens e bonitas, Gaivota e Betânia, fazem o esforço valer a pena. Se tiver fôlego vale explorar o parque em uma caminhada (somente com guia) até o povoado de Queimada dos Britos.

Para se hospedar a dica é o charmoso Hotel Ciamat Camp do casal de italianos Fúlvia e Matteo. A pousada é linda e acolhedora (embora simples) e as pessoas muito atenciosas!  Fica localizada à beira do rio, que é lindo. A pousada serve jantar, uma mão na roda  já que na cidade não há muitas opções de restaurantes.

Barreirinhas

Depois siga para Barreirinhas onde o acesso ao Parque é feito por veículos conhecidos como ‘jardineiras’ que são caminhonetes adaptadas para levar passageiros na carroceria. Após uma rápida travessia de balsa (que leva seis veículos por vez) pelo Rio Preguiças, o caminho segue por uma trilha até as lagoas.

Com os veículos mais novos o trajeto de 12 km entre a sede de Barreirinhas até o parque é feito em 25 minutos. Já em caminhonetes mais antigas o trecho pode ser percorrido em até 40 minutos.

A melhor hospedagem em Barreirinhas é o Resort Porto Preguiças e é também o melhor lugar para fazer as refeições.

Um sobrevoo é programa obrigatório. Nada como ver aquela imensidão de dunas e lagoas do alto. Quem observa esse cenário lá de cima num voo de monomotor percebe o mosaico formado pelas dunas de areia e água cor de esmeralda das lagoas. Um verdadeiro espetáculo!

Outro passeio que você pode incluir é o Passeio de Boia pelo Rio Formiga. A travessia dura uma hora e é recomendado besuntar-se de protetor solar (à prova d’água), pois quase não há sombra durante o trajeto.

Atins

A viagem de Barreirinhas até Atins, uma pequena vila com praia linda e dunas e lagoas de tirar o fôlego, é feita de ‘voadeira’, como são conhecidas as pequenas lanchas com capacidade para até 10 pessoas. Durante a viagem a lancha pode atracar em alguns dos bancos de areia formados no meio do Rio Preguiças.

 

Antes de chegar a Atins a dica é a parada em Mandaracu para conhecer o Farol Preguiças. Também chamado de Farol de Mandacaru foi inaugurado em 1940 e pertence à Marinha do Brasil. Vale a pena subir os 160 degraus para ver a vista que ele oferece e tirar boas fotografias.

Atins é um antigo vilarejo de pescadores que está sendo apontado por muitos como uma “nova” Jericoacoara. Um povoado pequeno mas cheio de encantos. A praia é linda com muitas pessoas praticando kitesurf ao lado de pescadores jogando as redes de pesca.

As ruas, todas de areia fofa, compõem o clima rústico. Não há sinal de internet e telefone e não existe iluminação pública. Somente as pousadas e residências têm energia elétrica. Atins é um lugar ideal para relaxar e se desligar da rotina. A melhor hospedagem é na Pousada La Ferme de Georges e também onde se come melhor. Para variar no jantar uma boa pedida é a Pizzaria Maresias que fica em um belo jardim e tem comida ótima.

O Maranhão é um estado pobre e a infraestrutura para receber turistas é um pouco precária. Não espere hotéis sofisticados como se encontra em Trancoso, Jeri ou Fernando de Noronha. A comida nos Lençóis Maranhenses também é muito simples, normalmente peixe ou camarão com feijão e arroz, mas nada disso diminui o encanto dessa viagem. O visual compensa e muito!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.