Lisboa

A capital de Portugal é admirada pelos belos prédios dos séculos 14 e 15 que são decorados com azulejos azuis e brancos mas também agrada como a cidade moderna que surgiu nas últimas décadas, quando passou de uma cidade provinciana a uma cidade cosmopolita.
Becos e ruelas guardam preciosidades de um rico passado. Há templos como o Mosteiro dos Jerônimos e museus antigos como o do Carmo e o Calouste Gulbenkian que merecem serem visitados. O fado, o bacalhau e a Torre de Belém devem fazer parte do seu roteiro, mas a Lisboa do século 21 também reserva belas surpresas como o Centro Cultural de Belém, o Oceanário, o Museu do Design e da Moda, além da ótima cena gastronômica e dos hotéis excelentes que há por lá. A cidade se situa à beira do Rio Tejo e está espalhada pelas 7 colinas listadas abaixo.

1- Colina de São Jorge também chamada de  Castelo, é a colina mais alta das sete onde fica o Castelo de São Jorge e onde se pensa que apareceu o primeiro povoado que deu origem a Lisboa.

2- Colina de São Vicente, onde fica o Bairro da Alfama e o Convento de São Vicente de Fora.

3- Colina de Sant’Anna onde ficava o Mosteiro das Freiras Dominicanas de Nossa Senhora da Anunciada, local onde agora fica o Largo da Anunciada.

4- Colina de Santo André, onde muitos moradores da cidade antiga escolheram viver após o terramoto de 1551 por serem muito altas e de “melhores ares”. Famílias nobres instalaram-se na região e adquiriram quintas e casas de campo. Mais tarde essas casas deram lugar aos grandes palácios que se localizam sobretudo ao longo das calçadas da Graça e Santo André e ainda no Largo da Graça. 

5- Colina das Chagas, cujo nome é atribuído por causa da Igreja em louvor às Chagas de Cristo. Corresponde à área do Largo do Carmo.

6- Colina de Santa Catarina, que vai do Camões até a Calçada do Colombo.

7- Colina de São Roque, atualmente o Bairro Alto

Quando Ir

No verão é quando acontecem as festas e festivais. Junho é o mês dos santos populares, e o ápice é o dia de Santo Antônio (13 de junho). Há procissões e muitas festas de rua, especialmente no bairro de Alfama. É uma época animada e festiva, mas por outro lado as temperaturas podem chegar a 40ºC e tudo fica mais cheio e mais caro. No outono e na primavera as temperaturas amenas e preços mais baixos são convidativos. No inverno o frio não é muito rigoroso e é uma boa pedida para quem quer ir a Europa mas não suporta o frio congelante dos outros países.

Motoristas e Guias

Gaspar: cel:00351963052131 – De confiança absoluta e muito gentil.

Silvestre: silvestre-manuel@hotmail.com/cel: 00351-964442289 – É motorista de turismo oficial faz tours de Lisboa, Sintra, Óbidos, Fátima e traslados. Excelente profissional.

Alex: alexbezz@hotmail.com – Simplesmente maravilhoso, Alexandre Bezzera de Oliveira tem altas dicas!

Antonio: tavares.valente@hotmail.com – Esse motorista é sensacional, me serviu 20 dias e conheci quase todo o país com ele!

Fernanda: +351 218231047 ou +351 964728855

Onde Ficar

A maioria dos bons hotéis para se hospedar estão próximos do centro no entorno da Avenida Liberdade ou em charmosos estabelecimentos no Chiado e no Bairro Alto. A vantagem de estar nestes distritos é a proximidade das atrações turísticas e restaurantes e a boa malha de transportes públicos, mas você também poderá encontrar boas surpresas em bairros um pouco mais afastados como em Belém.

The Hotel Albatroz

RESERVE BOOKING

O hotel está localizado em cima de uma falésia entre duas praias em Cascais, a 30 minutos de carro de Lisboa e a 15 do aeroporto.

A bela vila caiada de branco, coberta por telhas de barro vermelho e com vista para o oceano foi construído em 1870 como casa de veraneio para os Duques de Loulé.  Transformada em hotel em 1983 a casa ganhou uma nova ala, um terraço e uma linda piscina. Os interiores são decorados com azulejos antigos (pintados à mão), lustres e escadarias de mármore no edifício original e madeira clara e tecidos azul marinho na nova ala.

São 41 quartos no total. Os quartos ‘Collection’ no edifício antigo são muito acolhedores mas um pouco datados com papéis de parede florais, tapetes e camas revestidas de linho. Na parte mais nova do hotel os quartos são mais contemporâneos com pisos de madeira, tapetes nas camas e confortáveis ​​poltronas de vime. A maioria tem vista para o mar.

Santa Clara 1728

RESERVE BOOKING

Embora respeitando o património original desta casa do século XVIII, que sobreviveu ao terramoto de 1755, o interior deste hotel no topo da colina é uma homenagem ao design do século XXI. As paredes são revestidas com calcário local, as luminárias são cortesia do designer italiano Davide Groppi, as cadeiras e mesas de Carl Hansen e nos quartos as camas da B&B Italia. Um luxo!

Verride Palácio Santa Catarina

RESERVE BOOKING

Este elegante palácio do século XVIII, meticulosamente restaurado, abriga 18 quartos de luxo incluindo duas suntuosas suítes ricamente adornadas com trabalhos de estuque originais. A piscina do último piso do hotel e o Restaurante Suba oferecem vistas incomparáveis ​​de 360º do horizonte de Lisboa e do Rio Tejo. As cores misturam azuis suaves, bege e cinza, com alguns quartos revestidos em papel de parede de seda, outros em linho cru.

Torel Palace

RESERVE BOOKING

Estas duas mansões da virada do século foram elegantemente convertidas em um boutique hotel. São 26 quartos, um apartamento e uma vila. A decoração é uma mistura do clássico e com contemporâneo. Todos os quartos têm varandas cobertas de azulejos. Uma bela piscina com vista da cidade.

Memmo Príncipe Real Hotel

RESERVE BOOKING

A linda decoração mistura o passado com o luxo do século XXI. A localização é perfeita perto da Avenida Liberdade e da estação de metrô Avenida. Os funcionários são extremamente simpáticos e prestativos, e o quarto é confortável e super limpo e o café da manhã sensacional,

The Lumiares Hotel

RESERVE BOOKING

Este palácio do século XVIII maravilhosamente renovado fica no topo de uma das colinas de Lisboa, no animado Bairro Alto. Possui 53 suítes espaçosas, um spa e um restaurante e bar no último andar do aclamado chef Miguel Castro e Silva. Muitos dos móveis e obras de arte são feitos sob medida aproveitando a riqueza dos produtores artesanais portugueses.

The Independente

RESERVE BOOKING

Foi considerado pelo jornal The Guardian o melhor hostel de toda Europa. Fica em uma linda casa com mais de cem anos e ares de palácio. São 11 quartos coletivos com 90 camas distribuídas entre eles. Todos os quartos contam com um pé direito altíssimo, tetos trabalhados e um piso maravilhoso de madeira antiga com desenho art déco. Os beliches são feitos de madeira de reflorestamento e os móveis são vintage. Além dos quartos coletivos os hóspedes podem escolher uma das quatro suítes com terraços privativos e vista para o rio Tejo e o centro histórico da cidade. Fazem parte do empreendimento o restaurante The Decadente e o bar The Insolito. Todos decorados com um mix de mobiliário vintage e um toque contemporâneo.

Pousada de Lisboa

RESERVE BOOKING

Esta pousada que fica na magnífica Praça do Comércio preenche todos os requisitos de uma boa hospedagem. Luxo, cultura, arte e história com os confortos modernos e uma vista linda. A decoração é do arquiteto brasileiro Jaime Morais que conseguiu o equilíbrio entre peças de arte e a modernidade. Piscina coberta e um pequeno spa com sauna e academia estão à disposição dos hóspedes.

Onde Comer

Mini Bar Teatro

Website

Local belíssimo, anexo a um teatro (os banheiros são no teatro) e atendimento irretocável.
Mas a obra prima sem dúvida é a comida. Eles sugerem um de dois menus prontos com vários pratos (ou atos). Entre os destaques estão os Ferreiro Rocher, croquetes com emulsão de mostarda, “cornetto” temaki de tártaro de atum com soja picante, ovo BT com parmesão, Vieiras salteadas com sabores thai, tataki de novilho com mostarda dijon, pimenta-preta e flor de sal fumada, arroz de vitela com parmesão. Tudo maravilhoso!

JNcQuoi

Website

Ambiente moderno e elegante, com boa música e atendentes muito simpáticos! De prove o camarão com avocado, simplesmente maravilhoso!!!!! E depois peça a massa com trufas e cordeiro! Vale a pena descer para o bar, ambiente intimista, com DJ e excelentes drinks!!!! É preciso reservar com antecedência porque é muito concorrido.

XL

Website

Um dos melhores de Lisboa! Restaurante tradicional com comida excelente e farta.  O ambiente é sóbrio, elegante e bem frequentado. A carta de vinhos é muito boa (disposta em ipad, com notas de degustação). Os preços são um pouco mais caros do que a média, mas adequado à qualidade do lugar. O bife de lombo à mirandesa é algo único: saboroso, macio, sempre exatamente no ponto solicitado, bem apresentado, carne com gosto de carne – indicação número 1 do cardápio. Outros pratos como a bochecha de porco, o bacalhau, os suflês, as entradas de camarão e ovo trufado são excelentes.

Convém reservar, porque há poucas mesas e o restaurante está sempre cheio.

A Travessa

Website

O restaurante ocupa o refeitório de um antigo convento das Bernardas do século XVII e é famoso pela boa cozinha portuguesa de inspiração belga. O menu é enxuto e muito bom. Eles trazem vários aperitivos variados e deliciosos e depois escolhe-se entre três pratos e quatro sobremesas.

Parreirinha de Alfama

Website

Melhor casa de fados de Lisboa e a menos turística. A dona parece que é a melhor Fadista portuguesa ainda viva (tem 87 anos). Os pratos de Bacalhau são bons, mas tem outros pratos também típicos e gostosos. Acompanha com um bom Vinho da Região do Alentejo.

Gambrinus

Website

Fica no centro de Lisboa, bem atrás do Teatro Nacional. É um restaurante que existe há décadas.
Um lugar muito tradicional frequentado por políticos e artistas. Recomendo que sente no balcão e coma uma entrada. Peça ao Sr. Brito, o responsável pelo serviço de balcão, uns croquetes com mostarda e lambreta mista (um chopp pequenino onde misturam cerveja branca e preta). Muito bons a sopa de marisco e o arroz de tamboril (um peixe tão saboroso no prato quanto feio ao vivo). Prato fora do cardápio. Compram fresco todos os dias.

O Que Fazer

Kiko Milano

A principal marca italiana de cosméticos, maquiagem e de cuidados para a pele. Produtos de beleza e tratamentos para o rosto e para o corpo de elevada qualidade. Fica nos Armazens do Chiado em Lisboa.

Feira da Ladra

Um passeio que vale a pena fazer é ir até o Free Port Outlet atravessando a ponte Vasco da Gama, de 18km de extensão e é linda!! Com 75.000m2 de área é o maior Outlet da Europa, inaugurado em setembro de 2004. Lá se encontram as melhores griffes com ótimos preços, roupas, perfumes, decoração além de vários restaurantes e cafés para todos os gostos.

Torre de Belém

Em cinco séculos de história, a Torre de Belém já foi forte, prisão, alfândega e farol, e hoje é o maior símbolo do país – não por acaso, está retratada em dezenas de latas de azeite mundo afora. Originalmente erguida numa ilha no estuário do Tejo, quase no meio do curso do rio – alterações no curso fluvial e aterros a trouxeram junto à margem –, ela servia como baluarte defensivo para o porto em épocas antigas. Sua elaborada ornamentação, típica do estilo manuelino, remete às conquistas no Oriente e traz diversos motivos navais.

Sintra

Faça um bate e volta em Sintra, com os seus palácios maravilhosos e enigmáticos e visite Regaleira, Monserrat, Convento dos Capuchos, Palácio da Pena. Não deixe de provar os travesseiros e as queijadas. Nesse dia pode fazer Palácio de Queluz Cabo da Roca, Guincho, Cascais, Estoril e fazer a estrada da Linha junto ao mar até Lisboa.

Tente ir no sábado da feira e não deixe de comer pão de linguiça feito na hora.

Rota dos Vinhos do Ribatejo

Perto de Lisboa tem a Rota dos Vinhos do Ribatejo, vinhos bons e pouco conhecidos do comércio pois são pequenas vinícolas. Você sai de Lisboa, atravessa a Ponte Vasco da Gama, sai em Alcochete (tem lá um outlet muito bom), de Alcochete você pega em direção a Porto Alto (no meio do caminho tem vinícola), do Porto Alto você segue em direção a Almeirim (tem várias neste caminho), no caminho para o Cartaxo tem outras também.

Porto de Lisboa

No encontro das águas do Rio Tejo e do Atlântico fica o principal terminal marítimo de Portugal (de onde, inclusive, saíram as embarcações que descobriram o Brasil). Enquanto seus navegadores aumentavam as fronteiras do planeta, o Porto de Lisboa, com sua posição estratégica, fazia da cidade uma peça-chave para a economia global. Ali estão importantes atrações, como a Estação Cais do Sodré e o Terreiro do Paço. No porto também há uma alameda pela qual se espalham lojas, bares e bons restaurantes.

Palácio de Belém

É a casa do presidente. A visita dura cerca de uma hora e inclui os nobres salões e o exuberante jardim, além do Museu da Presidência, que conta a história da república de maneira muito original, por meio de painéis interativos e exibição de filmes.

Oceanário

O Oceanário de Lisboa localiza-se na freguesia do Parque das Nações, na cidade de Lisboa, distrito de mesmo nome, em Portugal. É o segundo maior oceanário do Mundo e contém uma extensa coleção de espécies — aves, mamíferos, peixes e outros habitantes marinhos.

Museu Nacional de Arte Antiga Lisboa

É o museu de arte mais importante dos séculos XII ao XIX de Portugal. No acervo há pinturas, esculturas, desenhos e artes decorativas, a maior parte europeias e orientais representativas das relações que se estabeleceram entre a Europa e o Oriente na sequência das viagens dos descobrimentos iniciadas no século XV.

Museu Berardo

Em frente ao Mosteiro, esse museu que abriga as obras do colecionador de arte contemporânea é imperdível! Exibe uma coleção particular de arte moderna e contemporânea com 862 obras do milionário José Berardo. O acervo, que representa mais de 70 correntes artísticas dos séculos 20 e 21, é recheado de nomes como Picasso, Francis Bacon, Miró e Andy Warhol.

O Que Comprar

Cerâmicas na Linha

A louça aqui é vendida por quilo! É possível encontrar peças da Bordello Pinheiro e da Costa Nova vendidas por unidade e uma grande seleção de peças antigas e atuais vendidas a peso.

Bordallo Pinheiro

A loja, especializada em cerâmica há mais de 130, já é um ícone de cultura local. Por lá você encontra sopeiras, jarras, pratos e tigelas em formatos inusitados.

Avenida Liberdade

A mais chique de Lisboa com todas lojas de griffe mais importantes, considerada a 35.ª avenida mais cara e a 10.ª mais luxuosa do mundo. Tem Louis Vuitton, Burberry, Armani, Dolce & Gabanna, Carolina Herrera, Todd’s.