ALGARVE, O LINDO LITORAL DE PORTUGAL

O Algarve é a região litorânea ao sul de Portugal que vai de Sagres até a fronteira com a Espanha. É uma das regiões mais turísticas do verão europeu e a terceira região mais rica de Portugal. O aeroporto central da região em Faro (FAO), e recebe voos de Lisboa, Porto e outras cidades europeias. A viagem de carro a partir de Lisboa é de apenas 300km em uma estrada excelente. Aliás, independente de chegar ao Algarve dirigindo ou de avião, é imprescindível ter um carro para explorar a região

São quase 6.000km de praias lindas, mas que mesmo no verão ventam muito e tem o mar super gelado. Boa parte do comércio só abre durante a alta temporada.

Quando ir?

– Como todo destino de praia, a melhor época para viajar ao Algarve é no verão muito embora o Algarve seja conhecido pela fraca média de precipitação durante o ano todo. Nos meses de julho e agosto, a chance de chuva é praticamente inexistente. A temperatura e a quantidade de horas de sol também aumentam.

– Em contrapartida, o verão é também é a época mais cara e mais movimentada para ir ao Algarve. As praias ficam lotadas.

LAGOS

Lagos tem um centro histórico muito lindinho, cheio de lojinhas, bares e restaurantes. Apesar de pequena, a cidade tem tudo pra uma estadia confortável – supermercados, farmácias, bancos, correios, e uma marina de barcos.

Centrinho de Lagos

O centrinho histórico de Lagos não tem o charme das cidades litorâneas de sua vizinha Espanha, mas é bem gostosinho. Cheio de edifícios antigos branquinhos e ruelas estreitas, que escondem restaurantes com mesinhas na calçada. O centro histórico é murado.

Praia do Porto de Mós

Essa praia tem  bares, estacionamento e serviço de espreguiçadeiras e guarda sol. É aqui que fica o restaurante Campimar comida boa, ambiente bacana e não muito caro. Na ponta  da praia é mais vazia e mais estreita, limitada por uma falésia linda.

Praia da Luz

A preferida de 11 entre 10 ingleses apesar de ser uma praia urbana quase toda acompanhada por um calçadão. Dá pra caminhar de uma ponta à outra.

Ponta da Piedade

Praticamente não há praias, somente falésias e muitas grutas. É bem bacana fazer o passeio de barco, ou de caiaque para entrar nas grutas.

Praia do Camilo

Uma das praias mais bonitas do Algarve. É pequenininha, sem nenhuma infraestrutura, e uma escadaria enorme para chegar até ela. Leve canga, guarda-sol e água.

Pertinho da escadaria que dá acesso à praia está o Restaurante O Camilo. Apesar de ser bem turístico, os preços são justos (10 euros o prato, mais ou menos) e delicioso. Na alta temporada é melhor reservar.

Praia de Dona Ana

A Dona Ana fica bem pertinho da Praia do Camilo, mas não tem todo o charme e beleza de sua vizinha. É uma praia maior, mais espaçosa. Há um bar na areia que oferece espreguiçadeira e guarda-sol para alugar.

Dica: compre um guarda-sol no seu primeiro dia no Algarve, pois será útil em quase todas as praias. Não há árvores e o sol é de lascar

Praia de Benagil e Gruta de Beangil

Essa praia ficou bem famosa por causa da caverna que está ao lado e leva o mesmo nome.

Tem um restaurante bonitinho e comida deliciosa bem perto da praia. Estacionamento gratuito próximo.

Ir de caiaque, stand-up paddle ou nadando, partindo da Praia de Benagil, até a gruta leva uns 10 minutos pra ir e uns 10 pra voltar. É ótimo porque você pode até curtir a “praia” que está dentro da gruta. Só esteja atento à maré.

Passeio de Barco Grutas de Benagil

O melhor local para pegar esse passeio é na Marina de Lagos, onde há várias empresas diferentes que oferecem o passeio. Para garantir lugar é melhor reservar pela internet previamente. O passeio mais comum de 1h30 é feito em barco seguro e passa por diversas cavernas da costa.

Atenção: se o mar estiver mexido ou ventando muito, o passeio não vai sair.

Outro ponto para pegar o passeio de barco para as cavernas é na própria Praia de Benagil mas, como apenas uma empresa trabalha lá costuma lotar rápido. Mas também dá para comprar ticket pela internet.

Praia da Marinha

Considerada uma das mais lindas de todo o Algarve. Ela é bem extensa (mas quando a maré está alta, por causa das falésias, fica parecendo várias praias menores) e tem a areia mais fina e branquinha. Também tem uma longa escada para chegar, mas bem mais suave do que a da Praia do Camilo.

Há estacionamento gratuito no local. Lá embaixo há um bar com comidas e bebidas.

Se você é do tipo mais atleta há um percurso chamado Percurso dos Sete Vales Suspensos, com 5.7km, que parte da Praia da Marinha e vai até a Praia de Vales Centianes.

Praia do Carvoeiro

A Praia do Carvoeiro é linda porque, além das falésias, está cercada pelo vilarejo do Carvoeiro, cheio de casinhas brancas. Vale a pena também dar uma voltinha por lá.

Praia dos Três Irmãos

A Praia dos Três Irmãos é plana (não tem escada pra chegar) e é bem grandona, com uma faixa de areia extensa. Ela só tem falésias no seu canto esquerdo, mas o ponto positivo da praia é que há uma excelente infraestrutura com aluguel de espreguiçadeiras, bares, restaurantes e brinquedos para crianças.

Praia da Prainha

Vizinha à Praia dos Três Irmãos. Fica bem no meio das falésias. Um visual impressionante. Aproveite sua ida à essa praia para comer no restaurante Caniço. Na maré baixa dá para acessá-la pela areia mesmo, mas o normal é entrar pelo condomínio Prainha. A vantagem de entrar por cima é ter a vista de arrepiar das falésias.

Amancil

Vale a pena parar em Amancil para ver a espetacular Igreja de São Lourenço. Por fora ela é muito simples, mas por dentro é de uma beleza incrível. O interior é todinho em azulejos azuis datada de 1730 assinados por Policarpo de Oliveira Bernardes, mestre azulejista da época. As imagens são de episódios da vida de São Lourenço.
O retábulo em talha dourada da Capela Mor do mestre Manuel Martins também impressiona muito e faz um lindo contraste com os azulejos.

É uma maravilha! A mais linda capela que já vi!

FARO 

A cidade central de Faro separa o leste e o oeste do Algarve.

Visite o Centro de Interpretação do Arco da Vila construído dentro de um dos mais antigos portões mouros da cidade, datado do século 11.

De lá, você pode conhecer a Catedral de Faro e a Igreja de Nossa Senhora do Carmo com seu lindo interior dourado e a arrepiante capela ao fundo, com paredes e tetos forrados com os crânios e ossos de mais de 1.000 monges que outrora serviram ali. É uma majestosa construção barroca com torres que foi finalizada em 1719, durante o reinado de D.João V. Foi financiada e decorada  com ouro brasileiro.

Palácio de Estói

Esse palácio foi idealizado por um nobre da região em 1840, que veio a falecer no inicio da construção.

Foi uma outra personalidade local José Francisco da Silva que continuou a construção que terminou em 1909, com esse feito recebeu o título de visconde de Estói.

O Palácio tem arquitetura pastiche rococó e dentro encontramos muito pastel e estuque num trabalho muito bonito.

Vilamoura

É o bairro mais chique do Algarve, localizado na cidade de Loulé, mais perto de Faro do que de Lagos.

Dê uma volta pela Marina de Vilamoura, pois há bons restaurantes e uma atmosfera agitada.

Concentra hotéis de alto padrão, campos de golf e uma marina espetacular, com muitos barcos luxuosos. Há muitas opções de beach clubs como o Puro Beach, https://www.purobeach.com/es

Olhão

A cidade de Olhão, a apenas 20 minutos de Faro é a parte mais moderna da região. Este movimentado porto de pesca tem sido adotado por artistas e pessoas criativas ao longo dos anos atraído pela mistura do velho e do novo. Os empreendimentos dos hotéis boutique se misturam a restaurantes familiares em ruas de pedestres de azulejos intricados.  Uma curta viagem de balsa de Olhão vai levá-lo à Ilha da Culatra a primeira das ilhas de bancos de areia que se estendem para o leste, até a fronteira espanhola. A Culatra é também um destino para a Passeios Ria Formosa (www.ways-ria-formosa.com) que opera passeios e táxis aquáticos de Olhão, Fuzeta, Santa Luzia e Cabanas de Tavira. Faça uma viagem de 15 minutos até a costa para uma parada na Praia do Barril na Ilha de Tavira. É uma antiga vila de pescadores de atum.  Esta praia tem 11 km de comprimento. Um conjunto de bares e restaurantes proporciona um pouco de descanso e um cemitério de ancoragem fotogênico comemora a história da pesca da região.

Ria Formosa

A Ria Formosa é uma lagoa costeira de maré baixa com o cinturão das dunas protegendo o sistema de salinas, o canal submarino e o leito de ervas marinhas. A real complexidade e valor do ecossistema da Ria Formosa estão entre as marés. Este ecossistema é considerado um berçário para muitas espécies costeiras, e as áreas que ficam expostas quando a maré baixa é usada para o tradicional crescimento de bivalves e como lagoas de aquacultura.

As praias mais bonitas de Faro estão localizadas nas ilhas- barreira. São cinco ilhas-barreira: Barreta (Deserta), Culatra, Armona, Tavira e Cacela, protegidas pelo Parque da Ria Formosa,  oferecem a água mais quente de todo o Algarve.

Descubra os segredos da Ria Formosa num passeio da natureza guiado, de barco. Todos os dias, às 10h30, com partida de Faro, tem uma duração média de 90 minutos. Termina na Ilha Deserta, onde pode fazer o Circuito da Natureza a pé, relaxar na praia e almoçar no Restaurante Estaminé.

Praia Deserta

O acesso à Praia Deserta na Ilha da Barreta, é feito via mar partindo do cais de Faro ou de Olhão (40 minutos). Há várias empresas fazendo a travessia, contudo, a forma mais acessível de chegar é utilizando o ferry que custa aproximadamente €10 ida/volta. A ilha Deserta está entre as melhores praias de Faro e do Algarve sendo o refúgio maravilhoso para os turistas que buscam alcançar a paz interior.

Praia do Farol

A Praia do Farol está situada na Ilha da Culatra. O acesso é feito de barco (35 minutos), com saídas a partir da marina de Faro ou de Olhão. A maneira mais econômica de chegar é utilizando o ferry (valor €4 idas/voltas).

Culatra

Não abriga hotéis, apenas algumas casas típicas de pescadores e veranistas, entretanto, possui apoio de restaurantes e cafés. É uma das ilhas mais movimentadas do Sotavento Algarvio.

Praia da Barrinha

Escondida na extremidade nascente da Península de Ancão, a Barrinha está entre as praias mais bonitas de Faro. Pode-se chegar de barco desde o cais de Faro ou a pé, através de um passadiço de madeira que inicia no final da Av. Nascente da Praia de Faro (junto ao Nau Catrineta Café). A partir daí são aproximadamente 20 minutos de caminhada (leve), em meio ao belo cenário da Ria Formosa e das dunas.
Não conta com apoio de restaurante-bar. Por essa razão, para quem tenciona passar o dia na Barrinha, recomenda-se levar lanche, bebidas, guarda sol e chapéu. Esta praia é composta por uma paisagem duna encantadora, sendo um dos cantinhos mais especiais de Faro para os que desejam relaxar em um destino surpreendentemente tranquilo. Aconselhámos a visita no horário da maré baixa.

TAVIRA

Tavira é um dos locais mais bonitos do Algarve Oriental. Ruas brancas de azulejos de pedra, desgastadas por séculos de pés, revestem os caminhos estreitos, as grandes avenidas e as pitorescas praças da igreja. Tavira é ligeiramente vítima da sua própria beleza elegante: lugares para comer são abundantes, assim como os visitantes. Mas a sua praia é uma preciosidade: a Ilha da Tavira, apenas acessível de barco, tem lojas, cafés e um parque de campismo.

ONDE COMER

Nas Praias:

Caniço (Prainha)

Esse restaurante é uma experiência por causa de sua localização encaixado entre as falésias. A comida é excelente também e o foco é frutos do mar.

Reserve com antecedência, pois o restaurante é pequeno e disputado. Mas, como o lugar não é de fácil acesso (fica dentro de um condomínio, a cerca de meia hora de Lagos), ligue antes para confirmar.

O Pescador (Praia de Benagil) – Ótimo restaurante pertinho da Praia de Benagil. Decoração muito charmosa e menu variado, com frutos do mar, peixes, carnes, massas e pratos vegetarianos.

O Camilo (Praia do Camilo) – Apesar desse restaurante ser turístico e estar em uma das praias mais famosas do Algarve, tem comida boa e preço justo. Bom para comer lulas e peixes.

2 Passos (Praia de Ancão) – É um restaurante especializado em peixes e mariscos frescos do dia, com petiscos típicos algarvios. Fica na Praia de Ancão. Tem uma vista lindíssima do mar. Aproveite para curtir a praia também! Reserve com antecedência.

Em Lagos:

Sal e Companhia – Fica na Rua 25 de Abril, a rua onde se concentra a maioria dos restaurantes de Lagos, com mesinhas na calçada.  A comida é excelente!

Mar d’Estorias – Por fora nem parece um restaurante porque fica em uma lojinha bem bacaninha, que vende de tudo. Souvenirs descolados, azeites, objetos de papelaria etc. No mezanino fica um restaurante bonitinho, com pratos descomplicados, que agradam a todos (atum, bife, frango, polvo etc.). No rooftop há um barzinho legal, para drinks e petiscos.

Orta Casa Mãe – Esse é o restaurante do descoladíssimo hotel Casa Mãe.  O menu é composto por pratos feitos com ingredientes plantados na própria horta do hotel e acompanha grelhados (polvo, carne, atum…) preparados em uma churrasqueira. A batata doce assada em forno a lenha com alecrim é maravilhosa!

ONDE FICAR 

Convento – tem apenas 9 quartos é um hotel boutique muito chique. Fica no coração da medina de Olhão. Os dormitórios desse antigo convento foram convertidos em quartos arejados com banheiros em mármore. Quartos a partir de US $ 165

White Terraces  – dos mesmos donos do Convento e tão chique quanto. Quartos partir de $ 75

Ozadi Tavira – de 77 quartos foram construídos na década de 1970 e renovado em 2014 para manter o caráter original. Quartos bem grandes com ótimo banheiro. Bonita decoração e ótimo café da manhã. Quartos a partir de $ 80

Pensão Agricola – uma casa com apenas seis quartos, todos brancos. Muito chique também. Saiu na revista Vogue e Conde Nast como um “must”no Algarve. Fica em uma área rural de US $ 190 

Companhia das Culturas – um pequeno hotel muito elegante em uma antiga fazenda. Decorado com móveis vintage, tem um hammam e um celeiro revestido de cortiça para ioga e meditação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.