BlogLugares Incríveis

VIETENAM, UM PAÍS DE CONTRASTES

Post

O Vietnã é um país cheio de contrastes. Encanta pela história e pela rica cultura que se reflete na gastronomia, na arquitetura e no modo de vida de seus habitantes. Com metrópoles agitadas, cidades históricas e belos cenários naturais, o Vietnã rende uma viagem inesquecível. Não se vê as hordas turísticas e nem a praga da prostituição que existe na Tailândia e é mais preparada para o turismo do que Myanmar, por exemplo.O povo é simpático e o custo dos serviços é muito acessível, o que permite a hospedagem nos excelentes hotéis 5 * do país sem um gasto exorbitante.

Ho Chi Minh

Ho Chi Minh é hoje a capital comercial do Vietnam, herdeira do passado capitalista e da influência americana. A cidade é tão movimentada quanto Hanói, porém exibe um contraste ainda maior entre o antigo e a moderno. Há de arranha-céus a templos históricos, de mercados a boutiques de luxo, de comida de rua a restaurantes de alta gastronomia. 

Antes da Guerra do Vietnam ocorrida entre 1955 e 1975, a antiga Saigon era a capital do Vietnam do Sul, apoiado pelos Estados Unidos. O Vietnã do Norte, era apoiado pela União Soviética. O combate faz parte do contexto da Guerra Fria, quando Estados Unidos e União Soviética não se enfrentavam diretamente, mas intervinham em territórios que poderiam se transformar em futuros aliados. Há vários museus e monumentos de guerra para se visitar como o Museu da Ocupação Americana ou os túneis escavados pela resistência vietcongues nos arredores da cidade.

Delta do Mekong

O rio Mekong é um dos maiores rios do mundo e cobre toda a zona a sul de Ho Chi Minh. O chamado Delta do Mekong  é um emaranhado de arrozais, canais, mercados e cidades, sendo a zona mais densamente povoada de todo o Vietnam. Normalmente é visitado num tour bate e volta a partir de Ho Chi Minh.

Hanoi

Hanoi, ou Ha Noi, a capital do Vietnam é talvez a mais graciosa, autêntica e bem conservada capital do sudoeste asiático. É uma cidade que conseguiu manter o seu charme e carisma, apesar de todo o progresso registrado nos últimos anos e de todas as dificuldades que passou durante a guerra. Há um caos organizado que já não se vê em cidades como Bangkok ou Kuala Lumpur e, um passo atrás no tempo, que ainda se presencia em Yangoon, a antiga capital de Myanmar. A influência francesa nos boulevards e nos edifícios ainda se sente e, para quem gosta de arte, esta é uma cidade onde há galerias para todos os gostos!

Halong Bay

É um dos lugares mais cênicos do Vietnam, de tirar o fôlego de qualquer turista. Localizada no norte do pais concentra milhares de ilhas e rochas calcárias em meio ao mar azul-esverdeado. A visita pode ser feita em um cansativo bate e volta a partir de Hanoi ou então  fazer uma viagem de 2 dias e passar a noite a bordo navegando entre as numerosas ilhas da região. É preciso escolher com muito cuidado o operador turístico para aproveitar ao máximo esta experiência. Existem muitos barcos que são verdadeiros “turist trap” que em nada lembram os lindos veleiros que vemos nas fotografias.

Hoi An 

É a cidade mais pitoresca do Vietnam. Conservou o seu centro histórico intacto, com as suas casas de mercadores japoneses, templos chineses e armazéns de chá e há ainda as belas praias locais para conhecer. É listada como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Dica: é possível fazer roupas sob medida nos inúmeros alfaiates da cidade de uma dia para o outro.

Phong Nha

Phong Nha e o Ke Bang National Park é uma das zonas mais bonitas do Vietnam e que vale a pena visitar. Passeios de barco para conhecer as grutas, aldeias rurais, paisagens deslumbrantes e algumas atividades radicais…tem muitas coisas para fazer na região. Dica: alugue uma scooter para passear sem destino certo.

Ninh Binh

Aqui, a grande atracção é a paisagem e grutas de Trang An, classificadas como Patrimônio mundial da UNESCO,  e a maior pagoda do país.

Phu Quoc

O Vietnam não é propriamente um destino paradisíaco para praias como a vizinha Tailandia, mas Phu Quoc é uma exceção. Situada perto do Camboja, Phu Quoc é a maior ilha do país. Descubra enseadas de águas tropicais com tons do turquesa ao verde esmeralda, além de praias de areia branquinha, uma rica vegetação e recifes de corais.

Nha Trang

Nha Trang é um dos mais badalados balneários do país. Para quem quer curtir ótimas praias, mas sem abrir mão do agito, Nha Trang é o lugar certo. 

Sapa

Pequena cidade perto da fronteira com a China, Sapa fica sobre encostas montanhosas rodeada pelos belíssimos terraços de arroz. A partir de Sapa saem os passeios até essas plantações e as vilas na região.

A zona Montanhosa de Sapa é tão diferente do resto do Vietnam que parece que estamos noutro país. Para quem gosta de caminhadas e descobrir aldeias perdidas no meio da montanha inalteradas há séculos, é uma zona obrigatória!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *