Nowa Huta

Esse bairro que fica a 10 Km a Leste do centro de Cracóvia é parada obrigatória para quem visita Cracóvia. Ele foi construído para ser a cidade modelo do comunismo e um estandarte da propaganda stalinista, aliás, Nova Huta significa “nova planta”. Começou a ser construída em 1949 e chegaram a viver aqui 100 mil pessoas.

O bairro foi construído com base no Realismo Soviético, um misto de antigos estilos arquitetônicos da Europa e novas tendências da construção civil soviética. Os apartamentos são uma das atrações mais procuradas pelos turistas. Os modelos estão bem conservados e com toda a mobília original. Eles são pequenos, mas confortáveis e capazes de transportar os visitantes para os seios de uma típica família operária. No interior é possível conhecer os cômodos, móveis, eletrodomésticos e utensílios importados da União Soviética e Alemanha Oriental.

O PRL Museum explora a Polónia ocupada pelo Comunismo e a igreja Arka Pana é um monumento brutalista construído por voluntários, símbolo da oposição católica polaca ao regime comunista. As igrejas de madeira de St. John e St. Bartholomew contrastam com os edifícios de apartamentos de aspeto austero.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.