Trancoso

Trancoso é uma charmosa vila próxima de Porto Seguro no sul da Bahia. A natureza generosa do antigo povoado, fundado pelos colonizadores portugueses no século 16, foi privilégio de seus poucos habitantes até ser descoberto por hippies nos anos 70. Desde então, a pequena vila cresceu, a energia elétrica chegou e o comércio se desenvolveu.

Paraíso das celebridades, o vilarejo tem fama de badalado, agitado e caro. Mas, fora da temporada de Ano Novo, Trancoso assume um caráter bem mais calmo e, principalmente, com hotéis a preços bem mais acessíveis. 

Tudo gira em torno do Quadrado, aquela praça linda cercada de casinhas coloridas, onde se instalaram, pousadas, ateliês e restaurantes. À noite a iluminação a luz de velas nas mesinhas dos restaurantes e a música ao vivo estilo bossa nova completam a beleza do lugar. As praias são lindas, come-se muito bem nos muitos restaurantes que há por lá, as pousadas são excelentes e as lojinhas de extremo bom gosto.

Onde Ficar

Onde Comer

Floresta

Instalado em uma floresta de seringueiras, no Rio da Barra o restaurante funciona com o conceito farm-to-table. O menu é assinado pela Jandira, a chef e banqueteira que trabalha com o Jacaré, dono do restaurante e figura icônica de Trancoso, há 20 anos. Imprescindível reservar.

Capim Santo

Um restaurante que mistura a comida típica baiana com a gastronomia contemporânea. Ingredientes tipicamente brasileiro são o carro-chefe do cardápio. O clima é maravilhoso e bem romântico. Não deixe de provar os pratos com frutos do mar e peixes. Entre as sobremesas, o brigadeiro de capim santo é imperdível.

El Gordo

O restaurante da pousada El Gordo, na ponta do quadrado, tem uma das vistas mais bonitas da cidade. Ali, o cardápio é variado. Peixes e frutos do mar são carro-chefe. Não deixe de experimentar o impressionante petit gateau de doce de leite.

O Que Fazer

Caraíva

É uma pequena vila a 1 hora de Trancoso onde carros não entram, as ruas são de areia. Para se chegar a Caraíva é necessário atravessar o rio em pequenas canoas, que já fazem parte do passeio. Lojinhas, bares e restaurantes além de pousadas simpáticas se concentram na rua principal.

Beach Clubs

Estrela d’Água – Dependendo da época, paga-se consumação que começa em R$ 100, e podem passar dos R$ 300. A piscina da pousada não está disponível para quem não é hóspede.

Casa Clube – Fica na praia no Rio Verde. Tem consumação livre, cadeiras e camas confortáveis e ótimos drinks.

Bahia Bonita – Ótima estrutura de praia na pousada Bahia Bonita.

Uxua – O mais bonito deles. Passar o dia lá não sai barato, mas vale a pena se não for fazer um rombo no seu orçamento.

Praias

Praia Rio da Barra – Ela fica a 5 kms de distância do Quadrado e é linda. Do lado esquerdo, falésias avermelhadas; do direito, a foz do rio, que forma piscinas naturais de acordo com a variação da maré. O acesso pode ser feito a pé a partir da Praia dos Nativos (40 minutos) ou de carro pela estrada para Arraial d’Ajuda.

Praia dos Coqueiros – O ambiente dessa praia é super familiar, e na maré baixa, há formação de algumas piscinas naturais. É uma praia bem lindinha, e mais vazia.

Praia dos Nativos – Fica bem perto do Quadrado, que é a parte central da cidade, apenas 10 minutos. É a praia mais conhecida da região e também a mais cheia. Tem muitas barracas.

Praia do Rio Verde – Fica do lado da Praia dos Nativos e é um pouco menos agitada. Existem várias pousadas por lá que são ótimas de ficar hospedado.

Praia do Espelho – Ela fica bem mais afastada de Trancoso, mas vale o passeio. Rios, coqueiros, falésias, águas transparentes, areia clarinha e uma vida marinha espetacular. Considerada uma das mais bonitas no Brasil

Praia de Itaquena – Fica em uma parte bem isolada e dentro de uma área de preservação. Por lá, rolam algumas ondinhas para surfar. Não deixe de levar um lanchinho, não tem barracas.

Ponta de Itapororoca – A Ponta de Itapororoca é bem deserta, não há bares e restaurantes mas na maré baixa as piscinas naturais estão mais à vista. E mais bonitas.

Quadrado

O charmoso Quadrado, com a simpática igrejinha branca ao fundo, é o epicentro do vilarejo. Por ali estão os principais restaurantes e lojas, além de algumas pousadas de Trancoso. De dia é calmo, bem tranquilo. Já de noite, o agito toma conta dos restaurantes. Não deixe de visitar a Igreja, uma construção do Brasil Colônia.