Marrakech

Os labirintos, os bazares, os monumentos históricos, o povo amigável e a neve sobre o cume das deslumbrantes Montanhas Atlas são as marcas mais relevantes e impressionantes desta cidade às portas do Saara Marrakesh, uma antiga cidade imperial situada no oeste de Marrocos, é um importante centro econômico e conta com mesquitas, palácios e jardins. A medina é uma cidade murada medieval movimentada que data do Império Berbere, com ruas labirínticas, onde souks (mercados) agitados vendem tecidos, cerâmica e joias tradicionais. O minarete mouro da Mesquita Cutubia, do século XII, é um símbolo da cidade e pode ser visto a milhas de distância.

Guia

O Simohames é uma preciosidade! Ele cobra 400 euros/dia, busca no hotel com o carro dele e  leva nos melhores endereços da cidade, antiquários, lojas de tapetes, segredos dentro do Souk, enfim, endereços de insiders. Fala bem inglês e ainda por cima é transportador, ou seja, o que você comprar ele manda para o Brasil, super de confiança. Ele atende V.I.P. como Angelina Jolie e Sarah Jessica Parker. Precisa agendar antes! E-mail: thepots2000@yahoo.com / tel.: +212(0) 661197381

Onde Ficar

Em Marrakesh o bacana é se hospedar em um Riad. Além da arquitetura linda, os Riads são geralmente pequenos e charmosos, tipo boutique, sofisticados, e bem a cara do Marrocos. O clima em um Riad é de muita paz e calma, contrastando intensamente com a loucura das ruas pequenas da Medina.

Entre no site www.riadcollection.com  e veja o que tem de bom por lá.

ÁfricaFicarMarrakech

El Fenn

Website

É um “Riad” deslumbrante em Marrakech de propriedade de Vanessa Branson, irmã do magnata Richard Branson, fundador do Grupo Virgin. Além das paredes estucadas, jardins e corredores labirínticos, típicos de um riad tradicional, o hóspede é surpreendido por cores intensas nas paredes, repletas de muita arte contemporânea. Cada um dos seus 22 quartos, tem uma particularidade e uma decoração diferente. Além de uma decoração diferenciada, com tecidos marroquinos riquíssimos, detalhes arquitetônicos trabalhados e uma linda piscina em mármore carrara, o hotel oferece todo conforto e tecnologia possível, e para relaxar, um hamman e spa maravilhoso!

ÁfricaFicarMarrakech

Kasbah Tamadot

Website

Fica a 1 hora de carro de Marrakech, maravilhoso, ideal para descansar e/ou conhecer um pouco do country side marroquino aos pés das montanhas Atlas, oferecem inúmeros passeios pelos arredores. Fica a 1 hora de carro de Marrakech. Vale a pena a viagem para conhecer este hotel!!  A vista é de tirar o fôlego, a piscina é maravilhosa e a comida deliciosa.

Onde Comer

O Que Fazer

ÁfricaDestinosFazerMarrakech

Dar El Bacha

Finalmente Dar El Bacha, o antigo palácio do Pacha Thami El Gloui (que governou Marrakesh de 1912 a 1956) foi restaurado e aberto ao público como o Museu da Confluência.  Este edifício do início de 1900 é um marco em Marrakech. É um dos melhores exemplos da arquitetura marroquina, decorado com azulejos geométricos coloridos, paredes e teto em estuque trabalhado e painéis e portas de cedro entalhado.

Merece destaque o fascinante mapa mediterrâneo do século 12, do cartógrafo e explorador muçulmano Al Driss, e o hammam lindamente preservado. Chaminés de tijolos subterrâneos originais que teriam aquecido as câmaras estão expostas sob um piso de vidro.

Muitas das exposições permanentes em Dar El Bacha, como máscaras africanas e figuras etruscas, pertenciam a uma filantropa americana Patti Birch, que doou sua coleção ao museu.

O museu também abriga um opulento café de época, especializado em café arábico. Vale a pena parar para um lanche ou almoço rápido.

ÁfricaDestinosFazerMarrakech

Essaouira

Essaouira é uma linda cidade branca e azul no litoral a pouco mais de duas horas e meia de Marrakesh. Dá para fazer um bate e volta mas não é uma má idéia passar uma noite lá. Tem um hotel maravilhoso Heure Blue, dentro da medina, que faz parte do Relais & Chateaux.

Se não for se hospedar, vá almoçar, jantar ou tomar um café para conhecer. Vale a pena!

A Medina de Essaouira  é bem mais tranquila que Marrakesh, e tem excelentes opções, com preços mais atraentes. Fica como dica procurar o artesanato em madeira, principalmente em marchetaria, encontrado em uma das ruas da cidade.

ÁfricaFazerMarrakech

Koutoubia Mosque


A maior mesquita de Marrakesh tem um minarete de 70 metros que se destaca de qualquer ponto da cidade. Seus delicados mosaicos azuis são um ótimo exemplo da arte hispânico-árabe.
A maior mesquita do Marrocos e que inspirou muitos arquitetos pelo mundo, vale a visita. Além de você apreciar a vista e passear pelo jardim, saiba que você está em um local histórico. Os não muçulmanos não podem entrar dentro da mesquita. Fica em frente a praça Djemaa El Fna.

ÁfricaFazerMarrakech

Medersa Ben Youssef

Antiga escola islâmica, símbolo da arquitetura local. Uma das maiores e mais belas escolas corânicas do mundo árabe encontra-se em Marrakesh. Embora sua origem date do século 12, a Medersa Ben Youssef foi completamente ampliada pelos saadianos em 1564 e restaurada na década de 50. Em seu esplendor, chegava a abrigar mais de 900 alunos. Há um pátio central e uma sala de orações, ricamente adornada por um domo de cedro cercado de 24 janelas, além de três naves divididas por colunas de mármore. Em sinal de respeito, evite shorts, bermudas e camisetas sem mangas.

ÁfricaFazerMarrakech

Museu Dar Si Said

É um museu a 5 minutos da Djemaa el-Fna. Situa-se num antigo palácio, e tem vários artefatos marroquinos de diferentes eras, como esculturas de madeira, instrumentos musicais e armas. É dedicado à indústria madeirense marroquina, juntando uma magnífica coleção de arte popular marroquina: carpetes, vestuário e cerâmica.

O Que Comprar

Há três principais áreas de shopping em Marrakech. No Souk da Medina onde você encontrará coisas tradicionais do Marrocos como tapetes, couro, móveis, cerâmicas… ótimo para garimpar e comprar presentes. Na cidade nova “Gueliz” e na região industrial Sidi Ghanem onde ficam os ateliers dos artesões e designers.

ÁfricaComprarDestinosMarrakech

Isabelle Topolina

436 Z.I. Sidi Ghanem

Isabelle Topolina mudou-se para Marrakech e instalou Seu ateliê no segundo andar em Sidi Ghanem, a 20 minutos de carro da medina. Tapetes berberes cobrem o chão de concreto e os tons vibrantes estão nos casacos A-line, blusas típicas e vestidos que ela costura em uma variedade estonteante de seda estampada, algodão e tecidos de viscose. A maioria deles ela obtém nos souks locais. Vc tbem vai encontrar vestidos com tinturas vegetais laranja e violeta ou índigo que ela traz da Mauritânia, e os tecidos com estampa de cera que ela importa do Senegal. O igualmente talentoso filho de Topolina, Pierre-Henry, supervisiona a elegante coleção masculina que varia de calças de seda estampadas a bermudas florais tropicais e mocassins feitos a mão.