São Petersburgo

Há quem diga que São Petersburgo é uma das mais belas cidades do mundo.

A cidade conhecida como “Veneza do Norte” está situada sobre as ilhas do rio Neva. Foi fundada em 1703 pelo Czar Pedro, o Grande. Construída em terrenos inóspitos e desérticos à custa de trabalho forçado, era espelho da ambição de Pedro I que queria ocidentalizar a Rússia e queria uma capital para rivalizar com as maravilhas arquitetônicas do Ocidente. E assim, em 1712 torna-se a capital do Estado russo, centro da vida política, cultural e intelectual. Arquitetos, pintores e escultores são convidados para dar um aspecto singular a nova capital. 

Aparecem amplas praças, avenidas, luxuosos palácios da aristocracia, soberbas catedrais e edifícios administrativos. A Catedral de São Pedro e São Paulo, o Edifício de Doze Colégios, a Catedral de São Nicolau, o Palácio de Inverno, a Catedral de Smolni, as Catedrais de São Isaac e da Virgem de Kazan construídos por arquitetos de renome, criaram uma cidade única que não tem análogos no mundo.

Foi a capital imperial do país até a Revolução Russa, em outubro de 1917.
Em homenagem a Lênin, seu nome é mudado para Leningrado em 1924, mas volta a ser chamada de São Petersburgo, em 1991 com o fim da União Soviética.

Onde Ficar

Belmond Grand Hotel Europe

RESERVE BOOKING

Este imponente hotel é um dos mais antigos e requintados de São Petersburgo, que remonta a 1875. Além dos interiores opulentos e de uma série de suítes com temas históricos, há um caviar bar, um health club, um spa requintado. O restaurante L’Europe, é um dos os restaurantes gourmet mais famosos da cidade.

Corinthia Hotel St Petersburg

RESERVE BOOKING

Este luxuoso e premiado cinco estrelas está situado na rua mais ilustre de São Petersburgo, a Nevsky Prospect. Ele combina mobiliário de luxo e serviço altamente profissional com uma série de comodidades, tais como restaurante, bar e spa, e uma reforma de 2018 acrescentou novos quartos e suítes.

The State Hermitage Museum Official Hotel

RESERVE BOOKING

O hotel oficial do Museu Hermitage State tornou-se um dos endereços de acomodação mais notáveis ​​de São Petersburgo quando foi inaugurado há alguns anos. Do lobby até os seus quartos elegantes, restaurante e spa, tudo é maravilhoso! Único ponto negativo é que a localização não é boa, pois fica longe do centro histórico e passeios, mas o hotel facilita o transporte.

Onde Comer

O Que Fazer

Catedral do Sangue Derramado

A Igreja da Ressurreição de Cristo (1883- 1907), reaberta recentemente após décadas de penosos trabalhos de restauração é uma das mais belas igrejas do mundo! A arquitetura da igreja é inspirada na Catedral de São Basílio , em Moscou. Seu interior é impressionante, riquíssimo, decorado com mármores italianos, pedras preciosas e semipreciosas, jaspe e mais de mil metros quadrados de mosaicos de inestimável valor artístico, uma realização única da arte russa.

A igreja foi construída no local onde o czar Alexandre II foi assassinado num atentado a bomba no dia 1 de março de 1881. Uma parte dos pavimentos ensanguentados foi incluída no interior do futuro templo. O local é indicado por uma cruz de cristal de rocha.

Inteira de mosaicos, um deslumbre!

Museu Hermitage

É um dos maiores do mundo, fundado em 1764, por Catarina, a grande. A coleção do museu conta com mais de 2,7 milhões de obras de arte, dentre as quais destacam-se obras de Leonardo da Vinci, Rafael, Claude Monet, Pablo Picasso, Vicent Van Gogh, Rembrandt, Auguste Renoir e Paul Cézanne.

Pavlovsk

Localizado a 5km de Tsarskoye Selo, foi um território dado de presente por Catarina a Grande, em 1777, ao seu filho Paulo para comemorar o nascimento de seu neto. De fato, o estabelecimento do conjunto de parque, palácio e pavilhões de Pavlovsk iniciou-se em 1780, suas construções tinham como objetivo servir de acomodações para a temporada de caça da família real.

Peterhof

Considerada a “Versalhes Russa”, apresenta 7 parques com uma área de mais de 800 hectares, mais de 20 palácios e pavilhões e inúmeras fontes de água. Em frente ao grande palácio encontramos uma imensa cascata composta de quedas d’água, estátuas de bronze e dezenas de jatos d’água. ATENÇÃO: as fontes do Peterhof ficam desligadas durante todo o inverno, por causa do frio para não congelar nas tubulações, mais ou menos em começo de maio elas são ligadas, a data é móvel, depende do rigor de cada inverno. Vale saber se estão ligadas ou não antes de ir, pois e o ponto forte deste palácio!

Tsarskoye Selo

Uma preciosidade da Cultura Nacional Russa. É um complexo de palácios e parques construído nos séculos XVIII e XIX, palácio de verão de Catarina cuja fachada se estende por 300 m produzindo uma extraordinária impressão devido a seu incomum e luxuoso formato, já que apresenta um jogo de luz e sombra em suas colunas, saliências e abundantes decorações esculpidas. Neste palácio está a famosa Sala de Âmbar … maravilhosa! ATENÇÃO: as estátuas de mármore branco dos jardins de Tsarkoye Selo são todas cobertas em caixas de madeira para passar o inverno, o que tira um pouco da beleza! Isso quer dizer que estarão cobertas até pelo menos o mês de abril.