Amsterdam

Amsterdam conserva a arquitetura da época em que foi um grande entreposto comercial Capital de um país de território minúsculo que foi uma grande potência mercantil nos séculos 17 e 18, Além da beleza da cidade com seus canais e casinhas coladas lado a lado, Amsterdam tem um lado cultural muito forte. Os museus, e são muitos, merecem destaque e vários dias dedicados só a eles. entre eles o imperdível Rijksmuseum,  que guarda obras de Jan Steen e Rembrandt, o Museum Van Gogh, em cujo acervo estão as principais telas produzidas pelas furiosas pinceladas do pintor, a Casa de Anne Frank , local no qual a jovem escreveu o famoso diário com os relatos das angústias de viver escondida durante a ocupação nazista e o lindo Stedelijk Museum de arte contemporânea.

Não deixe de fazer um tour de barco pelos canais e repare na engenharia que protegeu a cidade da água do mar com a construção de diques, E, se for durante a primavera, programe uma visita aos campos de tulipas nos arredores da cidade. Passear de bicicleta, que aliás é o meio de transporte de 9 entre 10 moradores da cidade plana e repleta de ciclovias é o melhor jeito de conhecer suas belezas.

Guias

Richard Van Bueren. Maravilhoso e fala português. Contato:
richardvanbuerenamsterdam@gmail.com

 

Onde Ficar

AmsterdamDestinosEuropaFicar

Hotel Conservatorium

Website

A construção abrigou o primeiro conservatório de música da cidade. Remodelado minuciosamente, os interiores foram criados pelo designer baseado em Milão, Piero Lissoni (o mesmo do Mamilla Hotel Jerusalém), mesclando o antigo e o novo, vale a pena conhecer! Com localização privilegiada – os principais museus, lojas, cafés estão a poucos metros de distância – o destino ainda oferece restaurante disputado pela população local e um spa holístico de impressionar.

AmsterdamDestinosEuropaFicar

The Hoxton

Website

O The Hoxton Amsterdam é considerado um hotel boutique luxuoso, mas com tarifas moderadas, um ótimo custo x benefício. Está localizado em quatro casas históricas pertencente a antigos mercadores às margens dos canais Herengracht e Singel. O design do hotel foi inspirado no Noordermarket, legendário mercado de Amsterdam, e o mobiliário mistura peças vintage com outras produzidas especialmente para o hotel. Um charme só! Próximo ao Rijksmuseum.

Onde Comer

O Que Fazer

AmsterdamDestinosEuropaFazer

Anne Frank Huis

Você conhece a história de Anne Frank? Ela tinha 13 anos e durante a segunda guerra mundial viveu escondida por mais de dois anos num compartimento secreto com sua família sem nunca poder sair ou fazer qualquer barulho.

Com a cidade tomada pelos nazistas, a única alternativa para os judeus que quisessem ficar vivos era se esconder. O relato deste período está no diário que esta menina escreveu, chamado O Diário de Anne Frank, sem saber que um dia aquelas linhas escritas no silêncio de seu quarto se transformariam num livro que se tornaria em um grande best seller.

O esconderijo da família foi descoberto pelos nazistas apenas um mês antes da libertação da cidade pelas tropas aliadas. Hoje o lugar onde ela passou aqueles anos escondida foi transformado num museu, e esta é uma das visitas mais emocionantes de Amsterdam.

AmsterdamDestinosEuropaFazer

Boat Tour

Passeio de barco pelo canal (tem vários tipos, com jantar, sem jantar, barco aberto, fechado, vale a pena para ter uma visão geral da cidade). Sempre é legal porque da água se vê as casas muito melhor. Tem várias cias que fazem este tour. O passeio noturno é uma ótima opção. As casas são iluminadas e você pode admirar a beleza das salas, dos tetos e dos lustres.
  É um conto de fadas. É só pegar um passeio que sai depois do pôr do sol.

AmsterdamDestinosFazer

Praça Dam

É o ponto de encontro de estudantes, turistas, artistas de rua e turistas. Um lugar cheio de vida. Do lado oposto, o Koninnklijk Paleis, é o Palácio Real, residência da rainha dos Países Baixos. Ele foi construído em 1609 e seus alicerces estão incrivelmente apoiados sobre 13.569 pilares de madeira por causa da natureza pantanosa do terreno.

AmsterdamDestinosEuropaFazer

Zaanse Schans

Este local, pode-se dizer, é uma mistura de fazenda com parque temático e é uma ótima pedida para se passar uma tarde. Fica na direção de Purmerend, norte de Amsterdam. Lá você vai encontrar várias coisas típicas da Holanda, muitos moinhos para visitar, lojinhas vendendo todo tipo de produtos típicos e restaurantes servindo comida tradicional.

AmsterdamDestinosEuropaFazer

NDSM

O antigo cais de Amsterdam Noord, no norte da capital holandesa viveu seu auge no século 19, mas, depois de ser desativado tornou-se um efervescente polo cultural e artístico alternativo. Os velhos galpões das empresas de navios abrigam hoje descolados restaurantes, cafés e baladas e alguns deles se transformaram em prédios residenciais. No verão a vizinhança vira palco de festivais de música e de agitados mercados de pulgas. O jeito mais fácil de acessar a região é pegando um ferryboat (gratuito) que sai dos costados da estação central.