FazerIstambulOriente Médio

Palácio Topikapi

Post

Foi o primeiro palácio dos Sultões Otomanos, funcionando como residência e centro administrativo para o império Otomano, um dos maiores do mundo, por 300 anos. Construído após a conquista de Istambul pelos turcos entre 1475 e 1478 a pedido do sultão Fatih Mehmet.

Lá viviam 5 mil membros da família real, soldados, e criados. Sua planta arquitetônica era dividida em 2 partes, onde viviam a dinastia (enderum) e onde viviam empregados civis (birun).

Nessa época, o Harém era a parte mais importante da vida familiar do sultão onde, juntamente com as suas quatro esposas oficiais, com crianças, viviam também um considerável número de concubinas. (Na época do sultão Murat III, havia cerca de 1200 mulheres no harem! ). A vida para elas era muito competitiva, com o sonho de ser eleita “a favorita”, dar um filho ao sultão, que seria o próximo candidato ao trono. Com tanta ambição, era uma rede de intrigas, fofocas, e quem as preparava e controlava era a “válide” (poderosa mãe do sultão).

É possível visitar os pátios, piscina, banhos turcos, corredores com os azulejos decorados, esplêndidas salas.

No outro prédio, o Tesouro Imperial impressiona com as joias mais poderosas do planeta! O diamante Kasikci, de 86 quilates e 40 brilhantes à sua volta (conta a lenda que um fazedor de colheres encontrou o diamante e o vendeu por uma ninharia ao sultão) ou os seus tronos de ouro decorados com joias, pedras preciosas, centenas de pérolas, milhares de rubis, esmeraldas, diamantes, adagas, espadas com pedras e mais pedras incrustadas. As roupas dos sultões bordadas, o luxo em que viviam. Nas suas cozinhas expõe-se uma enorme coleção de porcelana chinesa. Em outra sala também há relíquias como ossos de São João Batista, relíquias de Maomé, etc. Aprecie o Jardim das Tulipas, super floridos especialmente na primavera (abril e maio).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *