BlogLugares Incríveis

Golden Ring em Moscou

Post

Uma viagem à Rússia não é completa se você não visitar o Golden Ring como é conhecido o grupo de pequenas cidades medievais perto de Moscou  que acumulam cerca de mil anos da história ortodoxa russo.

Ao visitar as cidades do Anel de Ouro, você descobrirá a parte mais rural e remota da Rússia, longe da grande cidade que é Moscou, bem como kremlins espetaculares, igrejas e mosteiros, alguns deles declarados como Patrimônio Mundial pela UNESCO. Se você deseja fazer uma rota que começa e termina em Moscou e que percorre as principais cidades   Sergiyev Posad, Rostov Veliky, PereslavlZalessky, Yaroslavl, Kostroma, Ivanovo, Vladimir e Suzdal precisará de 2 ou 3 dias.

É importante ir com um guia, pois há muito o que ver e muita história para aprender!

Nossa viagem de 2 dias:

“Nós saímos pela manhã de Moscou em direção à Suzdal e no caminho paramos em Bogolyubovo, um pequeno vilarejo por onde passa a ferrovia trans-siberiana. Lá visitamos a Igreja da Intercessão, uma pequena igreja isolada no meio de um campo com apenas uma cúpula. Pegue uma charrete para ir até a igreja porque vale o passeio!

De lá seguimos para Vladmir que foi a capital da Rússia há 8 séculos atrás e a cidade mais importante da região. Na Catedral da Assunção de 1158 foram coroados e enterrados todos os príncipes da época. A Catedral é uma beleza por fora e por dentro. É toda decorada em ouro e pedras preciosas e as paredes são cobertas de lindos afrescos.Catedral da assunção em vladimir no inverno Foto gratuita

No final do dia chegamos em Suzdal, uma simpática cidade de casinhas de madeira, as Izbas que são típicas da região e nos hospedamos no Hotel Hot Springs Suzdal a melhor opção da cidade. O hotel é construído como se fosse uma grande Izba russa. É super em ordem, mas não espere nada de muito bom nem da comida e nem do serviço!

Em Suzdal visitamos o Monastério de Santo Euthymius de 1352, onde assistimos uma performance do badalar dos sinos. Diferente de Vladmir onde as cúpulas são douradas e de Bogolyubovo onde são azuis, aqui as cúpulas são verdes. No interior do monastério  encontramos a maravilha da arte medieval russa.Photo © credits to photosight/KirnanoG

Não perca o Convento Pokrovsky, fundado em 1364. Para lá os Czares mandavam as esposas que não lhes davam filhos homens, pois assim eles poderiam casar-se de novo. A prática era muito comum naquela época e as esposas ficavam trancadas no convento para o resto das suas vidas.

Ainda em Suzdal, vistamos o Kremlin e dentro dele a Catedral da Natividade de 1230, a mais bonita igreja de Suzdal. As cúpulas azuis têm estrelas douradas e por dentro são cobertas de afrescos. Os lustres são um espetáculo a parte. O Iconstasis, um painel composto por ícones de ouro um ao lado do outro, “é de cair o queixo”!

Interior da catedral da natividade no Kremlin de Suzdal

No caminho de volta a Moscou, paramos em Sergiev Posad. A cidade cresceu em volta do Mosteiro da Santíssima Trindade de São Sérgio que é o mais importante monastério russo e centro espiritual da Igreja Ortodoxa Russa. O mosteiro impressiona pela beleza e tamanho. Uma verdadeira fortaleza com destaque para a Catedral da Dormição e suas cúpulas azuis e douradas. O complexo de edifícios de várias épocas dentro de muros, como um Kremlin, tem um convento e várias igrejas para se visitar. É um importante centro religioso para os russos e até hoje local de peregrinação. A Czarina Catarina, fazia todos os anos uma peregrinação a pé para o monastério.

Sergiev Posad é a cidade do Golden Ring mais próxima de Moscou, apenas 30km. Então, se não tiver tempo para ver as outras cidades, visite pelo menos esta, em um bate e volta de Moscou vale muito a pena!”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *