BlogLugares IncríveisPasseios

O Algarve é a região mais bonita de Portugal

Post

O Algarve é a região litorânea ao sul de Portugal que vai de Sagres até a fronteira com a Espanha. É uma das regiões mais turísticas do verão europeu e a terceira região mais rica de Portugal. O aeroporto central da região em Faro (FAO), e recebe voos de Lisboa, Porto e outras cidades europeias. A viagem de carro a partir de Lisboa é de apenas 300km em uma estrada excelente. Aliás, independente de chegar ao Algarve dirigindo ou de avião, é imprescindível ter um carro para explorar a região

São quase 6.000km de praias lindas, mas que mesmo no verão ventam muito e tem o mar super gelado. Boa parte do comércio só abre durante a alta temporada.

Quando ir?

  • Como todo destino de praia, a melhor época para viajar ao Algarve é no verão muito embora o Algarve seja conhecido pela fraca média de precipitação durante o ano todo. Nos meses de julho e agosto, a chance de chuva é praticamente inexistente. A temperatura e a quantidade de horas de sol também aumentam.
  • Em contrapartida, o verão é também é a época mais cara e mais movimentada para ir ao Algarve. As praias ficam lotadas.

LAGOS

Lagos tem um centro histórico muito lindinho, cheio de lojinhas, bares e restaurantes. Apesar de pequena, a cidade tem tudo pra uma estadia confortável – supermercados, farmácias, bancos, correios, e uma marina de barcos.

Centrinho de Lagos

O centrinho histórico de Lagos não tem o charme das cidades litorâneas de sua vizinha Espanha, mas é bem gostosinho. Cheio de edifícios antigos branquinhos e ruelas estreitas, que escondem restaurantes com mesinhas na calçada. O centro histórico é murado.

Praia do Porto de Mós

Essa praia tem  bares, estacionamento e serviço de espreguiçadeiras e guarda sol. É aqui que fica o restaurante Campimar comida boa, ambiente bacana e não muito caro. Na ponta  da praia é mais vazia e mais estreita, limitada por uma falésia linda.

Praia da Luz

A preferida de 11 entre 10 ingleses apesar de ser uma praia urbana quase toda acompanhada por um calçadão. Dá pra caminhar de uma ponta à outra.

Ponta da Piedade

Praticamente não há praias, somente falésias e muitas grutas. É bem bacana fazer o passeio de barco, ou de caiaque para entrar nas grutas.

Resultado de imagem para ponta da piedade portugal
 
 
Praia do Camilo

Uma das praias mais bonitas do Algarve. É pequenininha, sem nenhuma infraestrutura, e uma escadaria enorme para chegar até ela. Leve canga, guarda-sol e água.

Pertinho da escadaria que dá acesso à praia está o Restaurante O Camilo. Apesar de ser bem turístico, os preços são justos (10 euros o prato, mais ou menos) e delicioso. Na alta temporada é melhor reservar.

Resultado de imagem para praia do camilo lagos
 
 
Praia de Dona Ana

A Dona Ana fica bem pertinho da Praia do Camilo, mas não tem todo o charme e beleza de sua vizinha. É uma praia maior, mais espaçosa. Há um bar na areia que oferece espreguiçadeira e guarda-sol para alugar.

Dica:compre um guarda-sol no seu primeiro dia no Algarve, pois será útil em quase todas as praias. Não há árvores e o sol é de lascar

Resultado de imagem para passeios pelas grutas e praias do Algarve
 
Praia de Benagil e Gruta de Beangil

Essa praia ficou bem famosa por causa da caverna que está ao lado e leva o mesmo nome.

Tem um restaurante bonitinho e comida deliciosa bem perto da praia. Estacionamento gratuito próximo.

Ir de caiaque, stand-up paddle ou nadando, partindo da Praia de Benagil, até a gruta leva uns 10 minutos pra ir e uns 10 pra voltar. É ótimo porque você pode até curtir a “praia” que está dentro da gruta. Só esteja atento à maré.

Resultado de imagem para gruta de benagil no algarve portugal
 
Passeio de barco pelas Grutas de Benagil

O melhor local para pegar esse passeio é na Marina de Lagos, onde há várias empresas diferentes que oferecem o passeio. Para garantir lugar é melhor reservar pela internet previamente. O passeio mais comum de 1h30 é feito em barco seguro e passa por diversas cavernas da costa.

Atenção: se o mar estiver mexido ou ventando muito, o passeio não vai sair.

Outro ponto para pegar o passeio de barco para as cavernas é na própria Praia de Benagil mas, como apenas uma empresa trabalha lá costuma lotar rápido. Mas também dá para comprar ticket pela internet.

Praia da Marinha

Considerada uma das mais lindas de todo o Algarve. Ela é bem extensa (mas quando a maré está alta, por causa das falésias, fica parecendo várias praias menores) e tem a areia mais fina e branquinha. Também tem uma longa escada para chegar, mas bem mais suave do que a da Praia do Camilo.

Há estacionamento gratuito no local. Lá embaixo há um bar com comidas e bebidas.

Se você é do tipo mais atleta há um percurso chamado Percurso dos Sete Vales Suspensos, com 5.7km, que parte da Praia da Marinha e vai até a Praia de Vales Centianes.

Praia do Carvoeiro

A Praia do Carvoeiro é linda porque, além das falésias, está cercada pelo vilarejo do Carvoeiro, cheio de casinhas brancas. Vale a pena também dar uma voltinha por lá