Roteiro

Vai precisar de ajuda para montar seu roteiro?

Nós podemos ajudar com tudo, reservar os melhores voos, hotéis, sugestões de restaurantes e indicar os passeios que você não pode perder.

Queremos entender quais são seus, interesses, objetivos e preferências para criar a viagem certa para você. Preencha o formulário abaixo.



Faça você mesmo seu roteiro com nossa ajuda passo a passo.

Bucket list: todo mundo tem a sua. Sonhar com viagens pode ser um passatempo muito divertido e prazeroso. Ler sobre destinos, conhecer outras cidades e países, entender mais sobre uma cultura diferente é o tipo da coisa que quanto mais você conhecer (mesmo que virtualmente) melhor!

Para começar; escolha o seu destino levando em conta três aspectos importantes:

Clima – Pesquise o clima do local na época em que quer fazer a viagem. Nem todos os destinos são uma boa pedida o ano inteiro. Preste atenção para não cair na roubada de pegar chuvas na praia, por exemplo.

Orçamento – Ter ideia de quanto você poderá gastar ajudará a eliminar alguns destinos da sua lista. Não adianta querer ir para o Japão, um país sabidamente caro, se o seu bolso não permite. Existem mil lugares maravilhosos no mundo para quem tem um orçamento mais apertado.

Tempo disponível – Considere que é melhor fazer menos bem feito do que muita coisa malfeita. Se você só dispõe de 1 semana não queira abraçar o mundo com as pernas, literalmente. Veja o que tem próximo a você e aproveite o tempo desfrutando o destino. Não tem sentido passar 2 dias dentro do avião para chegar em um lugar e já ter que voltar 4 dias depois.

COMO FAZER UM ROTEIRO

Atrações – Conhecer bem as atrações do local ajudará na organização da sua viagem. Procure dicas em blogs de viagem, guias de turismo e troque informações com pessoas que já estiveram por lá. Ter uma lista de prioridades é fundamental para fazer um bom roteiro.

  • Monte o roteiro dia a dia com tudo o que é possível fazer em um mesmo dia.
  • Evite deslocamentos longos agrupando os pontos turísticos que estão na mesma região.
  • Evite colocar coisas demais no roteiro para não ficar maluco correndo de um lado para o outro. Curtir com calma cada passeio é muito mais agradável.
  • Lembre-se de deixar tempo livre no seu roteiro.É normal fazer descobertas no destino e um roteiro engessado demais não permite viver o que de melhor tem na viagem: as surpresas!
  • Não se esqueça que no dia da chegada e da partida, é dia de arrumar a mala, passar pelos tramites de aeroporto, fazer check-in e check-out e outras coisas que demandam tempo e atenção. Evite programação pesada para esses dias.

HOSPEDAGEM

Utilize os sites de hospedagem como o Booking.com. Você poderá “favoritar”, ler as avaliações dos hospedes, acompanhar a variação das tarifas e só então fazer a reserva. E se estiver com dúvida ou quiser tentar um preço melhor, faça uma reserva cancelável. Assim você poderá mudar de ideia a qualquer momento.

Na hora de reservar o hotel, fique atento a questões como:

  • Transporte público próximo ao hotel.
  • Proximidades dos pontos turísticos.
  • Restaurantes e lojas ao redor.
  • Grau de conforto, custo X beneficio.
  • Café da manha incluído na diária.
  • Facilidade de estacionamento (caso esteja viajando de carro).

Caso você decida por esticar a sua viagem por muitos dias considere  hospedar-se em um Airbnb ou apartamento em que você possa cozinhar. Essa é uma dica de ouro para economizar bastante dinheiro e te oferece uma experiência interessante da vida local.

PASSAGENS

A compra da passagem é o passo mais importante e marca o compromisso inicial com a viagem que pretende fazer. Não é fácil trocar a data do voo e cancelar a compra nem sempre é uma opção.

Compre as passagens com antecedência para não correr o risco de pagar mais caro ou de não haver mais disponibilidade no voo. O tempo indicado para comprar as passagens é com antecedência de 40 a 25 dias para voos nacionais e 60 a 30 dias antes para voos internacionais. Em alta temporada (férias escolares, datas festivas e feriados nacionais), considere o dobro desse prazo.

Utilize os sites como a Max Milhas, que oferece passagens com ate 50% de desconto. Vale a pena pesquisar!

Imprevistos: Cancelamento, atraso, alteração de voo e overbooking são alguns dos inúmeros problemas enfrentados pelos passageiros no mundo inteiro.

Por isso é essencial que você conheça os seus direitos para poder exigir o pagamento de indenização, caso seja elegível.

Em casos de voo cancelado ou atrasado por mais de 4 horas, você tem direito ao reembolso ou acomodação imediata em outro voo de qualquer empresa, por exemplo.

É possível também pedir indenização quanto a Dano Moral. Imagine que a viagem dos sonhos e planejada nos mínimos detalhes se frustrou por conta de problemas com voo! Saiba que você poderá ser indenizado por isso. Compromissos pessoais e profissionais perdidos (com seus respectivos documentos para comprovação), têm direito à compensação.

Caso deseje conferir os direitos do viajante, acesse Legislação ANAC

GASTRONOMIA

A gastronomia faz parte da viagem e embarcar nas aventuras à mesa é uma das melhores partes das férias. Antes de chegar ao destino, pesquise sobre a culinária típica da região para ter uma ideia do que te espera. Faça uma pesquisa dos melhores restaurantes e escolha alguns próximos às atrações que você irá visitar. Anote e salve em um mapa que esteja disponível online e off-line. Uma boa opção é o Google Maps, Quando bater a fome, consulte o mapa e veja se nos arredores está algum dos restaurantes que você escolheu. Não é o máximo?

DOCUMENTOS

Sempre tenha passaporte e visto validos independente de ter uma viagem marcada. Nunca se sabe quando vai aparecer uma superpromoção ou uma viagem inesperada.

Alguns países exigem vacinas. Verifique se esse é o caso, garanta já a vacina e lembre-se de levar o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) no dia da viagem. Uma boa dica é grampear o certificado na contracapa do passaporte.

Não esqueça de:

  • Levar a autorização para viajar com crianças que estiverem sem a presença de um dos pais.
  • Imprimir vouchers (passagens, reserva da hospedagem etc.).
  • Salvar cópia online dos documentos para o caso de perda.
  • Fazer uma lista de endereços e contatos importantes para não depender da tecnologia.
  • Avisar o cartão de credito e empresa de telefonia sobre a sua viagem, evitando o bloqueio de serviços.

DINHEIRO

O ideal é levar uma combinação entre cash, credito e debito. Cada um tem as suas vantagens.

Pesquise se no seu destino há caixas eletrônicos disponíveis e se cartões de crédito e débito são amplamente aceitos. Avalie se é mais adequado levar dólar, euro ou na moeda local. Compre na Novo Mundo.

Cartão de debito é uma ótima alternativa. Apesar de pagar o mesmo imposto do cartão de credito você trava o cambio no dia em que o cartão foi carregado e não fica a mercê da alta do dólar durante a viagem. Além disso é possível carregar mais dinheiro no cartão com um simples telefonema durante a viagem e ainda poderá sacar dinheiro na moeda local, nos caixas eletrônicos. Em caso de perda o cartão de debito também oferece vantagens, leve um sobressalente. Peça aqui seu Cartão de Debito TRIP TIPS

Cartão de crédito tem a vantagem de acumular milhas nos programas de fidelidade. Leve mais de uma bandeira de cartão como segurança. Alguns são mais aceitos que outros em determinados lugares. Verifique se o limite dos cartões será suficiente para cobrir as despesas da viagem.

Leve pouco dinheiro em cash. É arriscado e estressante e você usará apenas em pequenas compras já que os cartões de credito e debito são amplamente aceitos. A única vantagem de se levar em espécie é que o IOF é mais barato, mas o risco de roubo e perda é sempre grande.

Pense em levar no máximo 20% em espécie. Mas essa não é uma premissa verdadeira se estiver indo para um lugar extremamente remoto onde cartões não são aceitos.

IOF: Lembre-se que o IOF (imposto sobre operações financeiras) incidirá sobre operações de compras realizadas no exterior. O imposto será de 6,38% para operações feitas no cartão de crédito, débito e cartão pré-pago e de 1,1% se você realizar o câmbio de moedas para levar dinheiro em espécie para fazer as compras.

Ultima dica: não guarde todo o seu dinheiro e cartões todos em um mesmo lugar para evitar transtornos causados por extravio de bagagem ou furtos.

CHIP DE CELULAR

Viajar sem acesso à internet é impensável! Estar conectado permite o uso de aplicativos úteis e é uma ajuda e tanto na hora de resolver problemas inesperados (desde uma reserva de hotel que deu errado a cartões de banco furtados que podem ser cancelados online). Compre American Chip

INGRESSOS

Essa é uma regra que quase nunca falha: comprar ingressos com antecedência é muito mais barato. Na Disney, por exemplo, você pode pagar até o dobro do valor (em dólar) se deixar para comprar o ingresso diretamente nos parques. Garanta o seu no Get Your Guide

SEGURO

Não conte com a sorte durante uma viagem. Fazer um seguro é fundamental, especialmente para quem embarca rumo ao exterior. Tudo pode acontecer e estar prevenido nunca é demais. Caso você sofra um acidente, fique doente, tenha documentos e cartões de crédito furtados ou perdidos, precise voltar ao Brasil antes da data prevista, sofra extravio de bagagem ou perca um voo, o seguro viagem irá amparar você em território internacional. O custo é bem mais baixo do que imaginamos e a economia não vale o risco.

Avalie as diversas coberturas oferecidas e contrate aquela que se enquadre melhor em suas necessidades e planejamento financeiro. Faça o seu na Seguro Promo

MALAS

Definir o tamanho e o tipo da bagagem que será levada é importante e uma escolha errada pode tornar a sua viagem mais cara e mais difícil. Com as novas regras adotadas pelas companhias áreas o custo para despachar malas tem aumentado bastante. Veja aqui dicas de como fazer as malas.

ANTES DA VIAGEM

  • Baixe um app da companhia aérea para acompanhar os voos e eventuais trocas e cancelamentos.
  • Faça check in online com antecedência.
  • Preste atenção ao fuso horário nas conexões de desembarque.
  • Verifique qual o limite de peso de bagagem permitido pela companhia aérea.
  • Passaporte com validade mínima de 6 meses.
  • Passagem e ida e volta.
  • Seguro saúde para viagem.
  • Comprovante de estadia.
  • Comprovante de recursos financeiros.
  • Tratado de Schengen.
  • Comprovante de vacina de febre amarela.
  • Tags de mala com seus contatos por fora e uma copia dentro da mala.

Dica: Não é raro perder documentos ou ser furtado durante uma viagem. Ter cópias do passaporte, carteira de motorista, identidade, seguro viagem, passagens, ingressos e reservas de hotéis é um cuidado extra que evita maiores dores de cabeça em caso de um incidente inesperado. Procure ter cópias dos seus documentos tanto em papel quanto online. Assim você terá acesso aos números e informações necessárias em caso de extravio.

CHEGADA

Chegar a um novo destino meio perdido é bastante comum.

Verifique os meios de transporte público e se ele estará disponível no horário da chegada. Pesquise o custo médio do táxi, Uber ou transfer. Veja onde fica a locadora Rent Cars, se alugou um carro ou pesquise se há ônibus executivo que parte do aeroporto rumo ao seu hotel. Em grandes cidades a oferta de meios de transporte costuma ser grande, mas em destinos mais remotos a coisa complica e pode ser necessário uma organização prévia.