DICAS PARA ARRUMAR AS MALAS

Depois de algumas viagens pelo mundo acabei ganhando certa experiência em fazer malas. Não que eu seja exatamente uma expert no assunto mas tenho algumas dicas preciosas que me ajudam bastante na hora em que  decido seguir para um novo destino.

Levar roupa de mais ou roupa de menos é sempre um problema. Errar na temperatura é outro. Tem gente que nem se dá ao trabalho de ver a previsão do tempo…Já vi pessoas tendo que colocar os pés dentro de sacos plásticos para enfrentar uma caminhada sobre a areia fervendo da praia porque esqueceram de levar um simples par de havaianas. Também já vi o contrário, precisaram caminhar com  os pés nos sacos plásticos porque não tinham um bom sapato fechado para usar na chuva e não queriam encharcar a sapatilha delicada pisando nas poças d’água.

Então “first things first”. A primeira coisa a se fazer  é verificar o clima do local. Parece óbvio mas nem sempre as pessoas prestam atenção nesse quesito, até porque o tempo anda tão louco que em pleno verão aparecem dias frios e vice e versa. Levar roupas que não vai poder usar porque não conferiu o tempo é triste mas pior ainda é não ter roupa para usar porque está muito frio ou muito calor para as roupas que você levou. Tente fazer uma mala compacta com peças que combinem entre si e que posam ser usadas em várias ocasiões.

Dito isso vamos às dicas!

* Viajar leve é a maior dica! Antes de colocar tudo na mala ponha todas as roupas em cima da cama. Assim é possível enxergar melhor o volume do que pretende levar.

* Leve roupas de cores básicas como preto, cinza, bege, branco, azul marinho, e que combinem entre si.

* Aposte em peças que tenham usos duplos, tipo o xale que vira canga e que vira saia, o shorts masculino que serve de calção de banho e passeio, o vestido que também é uma saída de praia, a faixa que vai da cintura para o cabelo ou o nécessaire que vira bolsa de noite ou de praia.

* Abuse de lenços e acessórios coloridos para dar um “up” no visual.

* Leve sapatos confortáveis, pelo menos dois, para ir trocando e não fazer bolhas nos pés.

* Um sapato e uma bolsa pequena para noite.

* Um vestido básico para noite e uma calça preta com duas ou três blusas para trocar.

* Uma pashimina grande e quente. É leve, não ocupa lugar na mala e é curinga.

* Considere levar roupas velhas, principalmente para crianças. Quando sujar você deixa por lá!

* Não leve mais que dois jeans, eles pesam muito!

* Um casaco impermeável tipo wind breaker leve. Se esfriar você pode colocar um suéter por baixo.

* Uma bolsa tipo mensageiro para o dia, é prática porque deixa as mãos livres e não pesa no ombro. Bursite de viagem ninguém merece.

* Como o tempo está louco pense que pode entrar uma frente fria na praia e uma onda de calor na montanha. Então leve uma muda de roupa para estes imprevistos.

* Em certos destinos vale a pena mandar lavar a roupa ao invés de pagar excesso de peso no check-in.

* Uma caderneta pequena para levar o tempo todo com você com tudo anotado: números de cartão de credito e telefones de emergência em caso de furto, número do passaporte, número dos e-tickets etc.

* Tire dois xérox do passaporte e guarde em lugares separados.

* Um benjamim universal. Tem no duty free para comprar.

* Cole na tampa interna da mala o seu endereço. Em caso e extravio e na eventualidade do tag da mala ser arrancado é o único jeito de se recuperar a bagagem.

* Um cadeado extra, nunca se sabe se será necessário.

* Um kit costura pequeno.

* Boné ou chapéu mole que possa colocar dentro mala sem amassar.

* Uma mochila pequena ou clip porta água (vi isso com o guia na viagem que fiz para o Egito e achei sensacional). Carregar a garrafa d’água é chato mas necessário.

* Uma nécessaire para colocar todos os carregadores e baterias infindáveis que temos que levar.

* Remédios básicos e kit band-aid essencial para proteger eventuais bolhas dos pés.

** Verifique a validade do passaporte e dos vistos! 

História de uma Trip Tipper

” É fundamental experimentar as roupas antes de colocar na mala. Há dois meses comprei uma calça pensando na viagem. La fora, na Oceania, toda prosa fui colocar a calça nova para ir jantar mas ela não entrava. Deitei na cama, pedi ajuda ao marido e nada. Não dava para colocar saia pois estava frio e não tinha meia. Sai com a calça jeans surrada mesmo. Mas o pior foi o sapato. Levei um pretinho básico que era para “pau para toda obra” mas como tenho alguns pares bem parecidos levei dois pés esquerdos. Resumo: fui para meu jantar romântico em Melbourne de tênis e calça jeans!”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.