MUSEU DO HOLOCAUSTO-VALE A VISITA

O Museu de Yad Vashem ou Museu do Holocausto em Jerusalem foi construído em memória aos milhares de judeus que morreram nos campos de concentração nazistas durante a II Guerra Mundial. Entre documentação e fotografias é  possível encontrar testemunhos de quem sobreviveu ao holocausto.

As primeiras salas do museu mostram  a ascensão do Reich na Alemanha e as várias formas de antissemitismo que existia muito antes da subida de Hitler ao poder. Em seguida estão fotos e depoimentos de como viviam os judeus na Europa antes da guerra. Mais adiante a queda das principais sinagogas da Europa e a caçada aos judeus. Muitos documentos e objetos pessoais estão expostos em todas as salas, há também vídeos com depoimentos.

Conforme se segue pelo corredor todas as faces do nazismo vão sendo mostradas; como funcionavam os campos de concentração, como os judeus eram transportados, como eram marcados para serem reconhecidos nas ruas, como eram as placas que tinham nas lojas indicando que pertenciam a judeus.

Os nazistas eram extremamente organizados e por isso documentaram tudo muito bem. A réplica de uma rua do Gueto de Varsóvia é realmente muito impressionante. Ali, ainda no prédio principal, há uma sala com um painel em forma de cone (tronco de cone pra ser mais exato) pendurado no teto sobre um buraco no chão com água e pedras com fotos e nomes de muitos que morreram no holocausto. Ao redor desta sala redonda a parede é na verdade uma prateleira com uma infinidade de livros contendo fichas com os nomes e dados de pessoas que morreram no Holocausto e foram identificadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.