MUSEU DO PRADO EM MADRID

Ir a Madrid e não visitar o Museu do Prado é uma verdadeira “heresia”. Parada obrigatória em Madri, o Museu do Prado é a mais completa pinacoteca de arte espanhola e foi aberta ao público em 1819, por Fernando VII, para exibir a preciosa coleção da família real. Considerado um dos mais importantes museus do mundo, o Museu do Prado tem um acervo impressionante. O espaço possui 42 mil metros quadrados com mais de 16 mil peças de arte. Destas, há mais de 6 mil pinturas incríveis, além de esculturas, desenhos, documentos e uma arquitetura de tirar o fôlego. Interessante saber que somente uma pequena parcela do acervo fica exposto, enquanto a maior parte fica reservada. Dessa maneira, existe uma rotação grande de obras imperdíveis e diversas exposições temporárias muito interessantes. Obras icônicas de Francisco Goya, Diego Velásquez e El Greco – como as sempre disputadas Las MeninasMaja Vestida Maja DesnudaEl Dos de Mayo e a Rendição de Breda – são alguns dos destaques nos amplos salões e corredores do antigo Palácio Villanueva. As galerias exibem ainda peças da arte ocidental como um tríptico de Hieronymus Bosch, A Anunciação, de Fra Angelico, e diversos pintores renascentistas como Botticelli, Ticiano e Rafael.

Uma curiosidade sobre o Museu do Prado e que muita gente desconhece, é que a fundadora do museu Maria Isabel de Bragança era irmã mais velha de D. Pedro I, filha de Carlota Joaquina e D. Joao VI. Ela, junto com a família real fugiram para o Brasil em 1807, mas em 1816 Maria Isabel voltou à Europa para se casar com o rei Fernando VII da Espanha. Foi rainha por apenas 2 anos pois morreu ao dar à luz ao seu terceiro filho, com apenas 21 anos. Porem, Maria Isabel era amante das artes e deixou um legado de valor inestimável.

Uma visita ao museu exige ao menos 4 horas para ser apreciado como se deve. Não perca a obra mais conhecida de Velásquez, As Meninas, a grande responsável pelos mais de 3 milhões de visitantes anuais do museu. 

No site do museu há sugestões de roteiros de trajeto de acordo com o tempo disponível.

Uma parada para o almoço pode ser feita em um dos quiosques espalhados pelo museu ou no restaurante Café Prado que fica dentro do museu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.