SITIO BURLE MARX NO RJ

Para quem curte jardins o Sitio do Burle Marx em Guaratiba é um dos passeios mais bonitos no Rio de Janeiro. O local fica a uma hora de carro (logo depois do Recreio).  

O Sítio Roberto Burle Marx possui coleções botânica-paisagística, artística, arquitetônica e biblioteconômica. É reconhecido como patrimônio cultural brasileiro desde 1985, data em que o arquiteto e paisagista Roberto Burle Marx doou a propriedade ao Iphan.

Localizada em Barra de Guaratiba, no Rio de Janeiro, tem uma área de mais de 400 mil m² onde está reunida uma das mais importantes coleções de plantas tropicais e semitropicais do mundo. Cultivada em viveiros e jardins ao ar livre a coleção apresenta mais de 3.500 espécies de plantas.

Burle Marx residiu no Sítio a partir de 1973. Após sua morte a residência transformou-se no Museu-Casa de Burle Marx desde agosto de 1999. Além dos ambientes originais e objetos de uso pessoal o Museu-Casa exibe objetos de arte e artesanato adquiridos durante toda a sua vida. O acervo possui mais de 3.000 itens incluindo obras do próprio Roberto.

Além de paisagista Burle Marx era pintor, desenhista, designer, escultor e cantor. Integram também na coleção imagens sacras barrocas em madeira policromada, cerâmicas primitivas pré-colombianas, arte popular, esculturas em madeira e cerâmica e do Vale do Jequitinhonha, cristais, vidros decorativos, entre outros.

Atividades culturais como concertos musicais, cursos e exposições são realizados ao longo do ano nas dependências do Sítio.  No Dia de Santo Antônio em 13 de junho a comunidade de Guaratiba se reúne para uma procissão religiosa que começa no portão da entrada do sítio e sobe o morro até a Capela. Durante o ano, aos domingos, há missas celebradas ali  como já faziam seus antepassados há 300 anos.

As visitas guiadas  contam a história deste importante arquiteto e paisagista brasileiro. Além da parte botânica os visitantes descobrem também a arquitetura, o atelier de pinturas e as coleções pessoais de plantas de Burle Marx.

As visitas ao SRBM acontecem mediante a agendamento:

Horário do agendamento: de segunda a sexta, das 8h às 16h.

Horário de visitas: de terça a sábado, das 9h30 às 13h30

Endereço: Estr. Roberto Burle Marx, 2019 – Barra Guaratiba, Rio de Janeiro

Telefone:  (21) 2410-1412

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.