Bonito

Bonito é um dos melhores destinos de ecoturismo do Brasil. A cidade é bem preparada para atender os turistas mais exigentes com boa oferta de hotéis e restaurantes e boas agencias que organizam com muita competência os inúmeros passeios da região.

É uma típica “viagem família”. Há passeios de botes em corredeiras, boia-cross, flutuação nos rios, mergulho com cilindro e até rapel no incrível Abismo Anhumas, uma das maiores cavernas submersas do país. Na nascente cristalina do Rio Baía Bonita e no rio Sucuri você nada lado a lado com milhares peixes coloridos, uma lindeza!

Para aproveitar as atrações ao máximo, é preciso ter planejamento. Monte uma programação diária, e compre as entradas para os passeios com antecedência – muitas atrações limitam o número de visitantes.

Os vouchers para quase todas as atrações são vendidos exclusivamente nas agências de turismo da cidade, recomendadas pelos hotéis ou com atendimento online. Os preços são tabelados, e os pacotes geralmente incluem almoço, lanche e equipamentos como máscara, snorkel e roupa de neoprene para as flutuações.

Nem todos os passeios são próximos da cidade. Muitas vezes você vai precisar pegar a estrada e andar alguns bons quilômetros até o atrativo. Alugar um carro é uma boa ideia assim você terá mais liberdade do que com os traslados feitos pelas agencias.

Dá para ir para Bonito o ano inteiro, mas a época de seca, entre junho e agosto, é a melhor para as flutuações porque são os meses em que historicamente menos chove, com médias de precipitação inferiores a 55 mm. Com a escassez de chuvas, a visibilidade na água atinge o auge. A temperatura dos rios se mantém sempre na casa dos 20°C, e o uso obrigatório de roupas de neoprene ajuda a conservar o calor do corpo. À noite pode ser friozinho nesta época, mas durante o dia é sempre calor com temperaturas em torno de 25 graus.

Uma boa idéia é combinar Bonito com o Pantanal durante os meses de agosto e setembro. Na estação seca, os animais procuram por água e acabam ficando mais à vista para os visitantes. 

Onde Ficar

América do SulBonitoDestinosFicar

Hotel Santa Esmeralda

Website

Lugar muito bonito, integrado com a natureza, cabana confortável e muito limpa, boa comida, área da piscina muito agradável, animais circulam pelo hotel. Vimos tamanduá, macacos, capivaras, antas, tucanos. Área de lazer com rio cheio de peixes e piscina natural, chalés rústicos e charmosos à beira do Rio Formoso.

Estão incluídos na diária além do café da manhã um lanche a tarde e o jantar muito conveniente, pois o hotel fica longe da cidade e com estrada de terra (distante 10 km de estrada de terra mais 7 km de asfalto de Bonito).

América do SulBonitoDestinosFicar

Pousada Surucuá

Website

A pousada é linda, tem piscina, redário e quartos amplos com ar-condicionado e cama king-size. O café da manhã é espetacular e ainda por cima tem um lanche da tarde incluso!

A localização é perto do centro, mas precisa ir de carro. A pousada tem estacionamento e tem uma agência própria que você compra os passeios e paga no final, juntamente com as diárias da pousada.

Onde Comer

O Que Fazer

Os passeios de Bonito podem ser divididos em algumas categorias. Nas flutuações, atrações máximas da cidade, a correnteza te leva por águas cristalinas, enquanto cardumes de diversas espécies nadam ao seu lado. As do Rio da Prata, do Rio Sucuri e do Aquário Natural são as melhores e na Nascente Azul, o visual é exuberante e o passeio inclui outras atrações do balneário.

Entre as grutas, os destaques são a Gruta do Lago Azul e as Grutas de São Miguel, cujo passeio começa em uma trilha suspensa e segue gruta adentro cheia de estalactites, estalagmites e outras formações geológicas.

A Boca da Onça é a cachoeira mais alta do estado, e na trilha ecológica Boca da Onça com 4 km, você vai passar por outras dez quedas.

Das atrações de aventura o Abismo Anhumas é o destaque. É preciso passar por uma estreita fenda no chão e descer de rapel por 72 metros de altura, até um lago cristalino. Lá, é possível flutuar ou mergulhar com cilindro (para mergulhadores certificados) e observar os enormes cones de calcário submersos. Outros bons passeios para quem quer adrenalina são os mergulhos na Lagoa Misteriosa, que também oferece flutuação, e o boia cross e arvorismo do Hotel Cabanas.

O Buraco das Araras de 126 metros de profundidade com incontáveis ninhos de araras-vermelhas é outro passeio imperdível.

América do SulBonitoDestinosFazer

Abismo de Anhumas

O Abismo de Anhumas é uma caverna que você só consegue entrar por uma corda de rapel  de 72m de profundidade. Após a vista magnífica ainda é possível flutuar no lago (e mergulhar se você for certificado).

Toda estrutura e organização te oferecem a máxima segurança possível, então você pode ir sem medo! Nesse passeio só entram 20 pessoas por dia, por isso é muito importante se programar com antecedência!

Para a visita, você precisa de um dia, já que a sua descida vai ser por volta das 8h30 da manhã e a saída da caverna só depois das 14h.

América do SulBonitoDestinosFazer

Buraco das Araras

O Buraco das Araras tem esse nome porque é, literalmente, uma cratera gigantesca de arenito onde diversas araras vermelhas voam de um lado para o outro, em um espetáculo lindo de se ver. Fica a 53km de Bonito, na cidade de Jardim, e a apenas 5km do Recanto Ecológico Rio da Prata. Você percorre uma trilha leve até se chegar ao Buraco das Araras, onde existem dois mirantes para apreciar o local e tirar muitas fotos.

Lá esta também o lago onde ficam os jacarés do papo amarelo.

América do SulBonitoFazer

Cachoeiras da Serra da Bodoquena

Outro dia fazendo um bate-volta saindo de Bonito e indo para a região das Cachoeiras da Serra da Bodoquena. Esse é um atrativo relativamente novo, porém bem legal para quem curte trilhas e cachoeiras. Pela distância, tente programar sua chegada para às 9h da manhã. Você vai precisar sair do hotel umas 7h30 para chegar lá no horário.

América do SulDestinosFazer

Flutuação no Rio Sucuri e Estância Mimosa

O passeio pelo Rio Sucuri, que tem esse nome em razão do seu formato, todo cheio de curvinhas, como o corpo da cobra. É bacana para quem não tem experiência em mergulho com cilindro. O mergulho aqui é, na verdade, uma flutuação pelas águas do rio, com máscara de mergulho, snorkel e colete salva-vidas, o que permite um passeio gostoso conforme a corrente, devagar, de olho nos cardumes de peixes e nas plantas aquáticas debaixo d’água.
Nesse dia a dica é agendar a flutuação no rio Sucuri para às 8h30 da manhã. De lá vá direto para a Estância Mimosa. Você vai chegar bem no horário do almoço para provar a deliciosa comida caseira e passar o restante de dia fazendo trilhas com direito a banhos de cachoeiras.

América do SulBonitoDestinosFazer

Gruta do Lago Azul, Gruta de São Miguel e Passeio de Bote no Rio Formoso

Para o primeiro dia de viagem você consegue programar esses 3 passeios: dois na parte da manhã e um na parte da tarde. Comece o dia visitando a Gruta do Lago Azul, um dos lugares mais famosos de Bonito. Uma caverna com um lago interno de água absurdamente azul. Tente agendar esse passeio para umas 8h30 da manhã.

Pertinho dali já fica a Gruta de São Miguel, uma gruta gigante maravilhosa. Pode agendar esse para às 10h da manhã, dá tempo suficiente para você chegar lá. A dica é almoçar no centrinho de Bonito e programar para o período da tarde o passeio de bote pelo rio Formoso.