Dubrovnik

Dubrovnik é uma das cidades muradas mais magníficas do mundo. A cidade é patrimônio mundial da Unesco e o destino número 1 da Croácia. Durante a Idade de Ouro, no século XVI, a cidade possuía uma das maiores frotas mercantes navais da época e era o centro do comercio mundial rivalizando com Veneza. A população de Dubrovnik tornou-se extremamente rica, levando estilos de vida sofisticados e valorizando o refinamento e as artes. A principal atração é a encantadora cidade velha, apenas para pedestres, repleta de palácios aristocráticos e elegantes igrejas barrocas, contidas em robustas fortificações medievais.

Vale a pena contratar um guia para entender a história da cidade. Isto pode ser feito no hotel. Recomendo que o guia seja “oficial” e não aqueles de rua. Se for alta temporada é melhor fazer o tour bem cedo às 8 horas ou após às 17 horas, pois os cruzeiros com os turistas de um dia tornam a empreitada insuportável, além do sol ser muito quente.

Partindo da entrada principal da cidade murada, pelo Portão Pile, a Avenida Placa concentra a maior parte das construções da cidade. A Fonte de Onófrio feita em 1438 para que os habitantes pudessem se abastecer de água fresca, a Torre do Relógio, com 31 metros de altura a as estátuas de bronze dos gêmeos Baro e Maro, são alguns dos monumentos que se deve ver. Um pouco mais adiante ficam o Palácio do Reitor, onde moravam os governantes eleitos entre a nobreza e a catedral que vale a parada. O principal destaque da igreja barroca é a sala do tesouro onde estão guardadas as relíquias de São Brás e obras de arte sacra produzidas nos ateliês de Ticiano e Rafael.

Inclua ainda no roteiro a visita ao Monastério Franciscano, com lindo pátio interno, não deixe de visitar farmácia Franciscana (a mais antiga da Europa, e ainda em funcionamento) e fazer o passeio de teleférico para ver a cidade do alto e o Por do Sol.

Alugue um barco no cais e vá conhecer as ilhas próximas de Lokrum, Lopud e a praia de Sunj uma das mais bonitas da Europa. No caminho pare para mergulhar e nadar nas grutas.

No final do dia as ruas calçadas de mármore são um bom lugar para flanar sem compromisso, observar as vitrines e depois sentar-se em um dos vários cafés ou restaurantes.

Onde Ficar

DestinosDubrovnikEuropaFicar

Vila Orsula

Ulica Frana Supila 14
Dubrovnik, Croacia
Website

Hotel boutique romântico, construída como uma residência privada, esta villa Art Déco de 1930 exala bom gosto e requinte. No lobby há três magníficos arcos de pedra art déco de inspiração moura que definem o ambiente.Oferece luxo discreto, serviço impecável e vistas sublimes do mar em direção às muralhas da cidade velha de Dubrovnik. Tem apenas 13 quartos, um restaurante chique com mesas em um terraço coberto por videiras e uma praia secreta.

DestinosDubrovnikEuropaFicar

Fresh Sheets Kathedral

Buniceva Poljana, 6
Website

Ótima pedida para quem quer ficar em um boutique hotel charmoso e hiper bem localizado. É um achado!!!Fica no segundo andar de um edifício do século XVII. Há seis quartos decorados com bom gosto e uma cozinha comum, para uso dos hóspedes. Atmosfera acolhedora e um serviço altamente personalizado.A entrada do hotel fica ao lado do famoso Troubadour Jazz Café, no coração da cidade velha em uma rua pedestriana. Os quartos têm vista para a Catedral e para duas praças encantadoras.

DestinosDubrovnikEuropaFicar

Stari Grad

Website

Esse boutique hotel 4 * localizado no centro da “old town” ocupa um edifício de pedra do século XVII com o interior totalmente reformado. Escadas íngremes de pedra levam até quatro andares, com dois quartos em cada, e no quinto nível há um pequeno restaurante no rooftop. Os quartos e banheiros são ótimos, novo e chique. Não tem piscina mas a pedida é mesmo sair de barco para as ilhas próximas.

DestinosDubrovnikEuropaFicar

Villa Dubrovnik

Website

Um dos excelentes hotéis da cidade.Foi todo reformado, super chique e sofisticado. A decoração moderna, a área da piscina e o acesso ao mar são muito agradáveis, o café da manhã é espetacular, os funcionários muito cordiais. Eles têm um serviço de shuttle que leva para a cidade em horários específicos que facilita bem o acesso a cidade, já que o hotel fica a 15 minutos da cidade andando. Os preços de comidas e bebidas no hotel são bem caros.

DestinosDubrovnikEuropaFicar

Excelsior Hotel

Website

Considerado um dos dois melhores hotéis da cidade, tem 158 quartos renovados recentemente. Chiquerrimo!

Luxo!!…. é realmente um hotel 5 estrelas. Super bem localizado fica a menos de 500 metros da entrada da cidade velha. Vista extraordinária com o por do sol ao lado das muralhas compondo uma inesquecível paisagem. Cozinha 5 estrelas com room service 24 horas.

Onde Comer

ComerDestinosDubrovnikEuropa

Gil’s Dubrovnik

Este pequeno bistrô oferece uma experiência culinária única, na qual você escolhe sua fatia de carne antes de prepará-la. Um novo conceito para restaurantes nesta bela cidade histórica. O menu oferece uma grande variedade de filés, além de pratos à base de trufas e ostras locais frescas da cidade vizinha, Ston.

Considerado um dos melhores restaurantes da cidade. A culinária moderna francesa está sob o comando do criativo chef Gilles Camilleri.

ComerDestinosDubrovnikEuropa

Nautika

Brsalje, 3
Website

Instalado em uma construção de 1881, este restaurante tem um maravilhoso cardápio de peixes e frutos do mar, considerado pela revista Conde Nast Traveller, em 2008, como um dos restaurantesmais românticos do mundo. Comida ótima, menu sofisticado, vista das muralhas incrível.
Os preços são altos, mas vale a pena.
Dica: Peça o talharim trufado, é dos deuses.

O Que Fazer

DubrovnikEuropaFazer

Passeio Pelas Muralhas

Imprescindível caminhar pela muralha, somente assim, é possível ver a cidade por cima. Custa 70,00 kunas ou +/- EUR 10,00 e a caminhada dura 1 hora. Vá de tênis, boné e muito protetor solar.

Dentro das muralhas vale a pena contratar um guia para entender a história da cidade. Isto pode ser feito no hotel, recomendo que o guia seja “oficial” e não aqueles de rua. Se for alta temporada, aconselho fazer tudo isto bem cedo, às 8 horas ou após às 17 horas, pois os cruzeiros com os turistas de um dia tornam nossa empreitada insuportável, além do sol ser muito quente. Na primavera e verão o sol se põe somente às 20 horas.

DubrovnikEuropaFazer

Passeio de Barco

Alugue um barco e vá até a praia de Lopud para almoçar. No caminho pare para mergulhar e nadar nas grutas.

Alugamos um barco pequeno na cidade para rodar as ilhas. Ótimo marinheiro/ capitão. Loren Zerie   dubrovnikexplore@gmail.com. +385 95823-9435. Ele mora na cidade antiga e conhece tudo. Deve conhecer quem tem barcos maiores também, se alguém precisar.

Faça o passeio que dá a volta na ilha perto do cais, assim é possível ter o visual da cidade vista pelo mar (passeio dura 50 minutos e custa EUR 10,00).