A linda e histórica cidade de Penedo fica situado às margens do Rio São Francisco e é um destino que merece ser desvendado.
A cidade fica situada a 165 km de Maceió, a mais ou menos duas horas e meia de carro! A estrada até Penedo é boa e bem sinalizada. Para chegar basta seguir pelo litoral sul de Alagoas no sentido de Coruripe e seguir na AL 101 Sul passando pelo município de Piaçabuçu.
Fique pelo menos dois dias inteiros na região. Um dia explorando a cidade de Penedo e suas atrações e no outro dia fazendo um passeio de barco e buggy no município vizinho de Piaçabuçu indo até a foz do Rio São Francisco.
Penedo é uma cidade com algumas atrações turísticas bem interessantes, como a Igreja N S da Corrente e o Museu Paço Imperial. Quem chega lá por Neópolis pode, antes de pegar a balsa, visitar o município vizinho de Santana de São Francisco e comprar artesanato feito de barro, muito interessante (também há um barquinho para lá saindo do porto de Penedo).
Igreja de Nossa Senhora da Corrente: construída no século XVIII. Teve início em 1954 e concluída 30 anos depois pela família Lemos, família tradicional da região que eram abolicionistas e escondia escravos fugitivos.
Theatro Sete de Setembro: construído no século XIX e é bastante famoso pois foi o primeiro teatro de Alagoas. Passou por uma reforma recentemente e encontra-se bastante conservado.
Igreja São Gonçalo Garcia dos Homens Pardos: é uma das maiores igrejas da cidade e teve sua construção iniciada em 1758.
Casa do Penedo: foi inaugurado no ano de 1992 e mantém conservado um grande acervo de importância histórica com vários documentos que narram a invasão dos holandeses, à época da escravatura e a história do homem no Rio São Francisco.
Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos: foi construída no século XVII e XIX no local da antiga capela construída por escravos e libertos.
Catedral Diocesana: iniciada em 1690 e substituiu a antiga igreja que ficava em frente ao Pelourinho.
Oratório dos Condenados: local construído com a finalidade de orações dos prisioneiros que iriam ser enforcados e dos que estavam condenados.
Convento Franciscano e Igreja Santa Maria dos Anjos: construído nos séculos XVII e XVIII por frades franciscanos que tinham o objetivo de transmitir a fé cristã. No local fica a Casa São Francisco e o museu de arte sacra.