Localizado no sudoeste da Bolívia, o Salar de Uyuni faz fronteira com o Atacama, no norte do Chile. São desertos próximos com características distintas. A pequena cidade de Uyuni é a porta de entrada no lado boliviano. Acredita-se que a formação do Salar de Uyuni tenha tido origem há cerca de 80 milhões de anos, quando ali existia um braço do Pacífico. Durante o processo de formação da cordilheira dos Andes, a água do oceano teria sido “aprisionada”. Primeiramente, virou um imenso lago. Devido às altas temperaturas e chuvas raras, o lago secou e, em seu lugar, surgiu o imenso Salar.
O Salar é de uma beleza de tirar o folego em todas as épocas do ano. Seja no inverno ou no verão uma viagem ao Salar de Uyuni vai ser sempre um deslumbre. Entre os meses de dezembro a março, quando há mais chuva, o Salar vira um espelho refletindo o céu e exibindo um visual incrível. Na época da seca não há o efeito do espelhamento, e o visual lembra um enorme tapete branco, mas igualmente lindo
Onde Ficar
A hospedagem é um capitulo à parte. Os hotéis do salar são feitos de sal. Isso mesmo, paredes, piso e até móveis como mesas e a cama são feitos de sal. O melhor da região é o Luna Salada que tem quartos rústicos mais confortáveis e muito charmosos com café da manhã incluído.
O Que Fazer
Não deixe de conhecer os vilarejos de San Juan e Colchani, o Vulcão Ollagua, as Lagunas Cañapa, Hedionda, Honda e a Colorada e também a incrível Arbol de Piedra e os Ojos Del Salar de onde brota água no meio do deserto. A Isla incahuasi também é imperdivel.
Uma das dicas mais importantes leve a moeda local e em espécie. O ideal é levar uns 300 pesos bolivianos para serem usados em gastos extras ou para qualquer imprevisto e não esqueça de um casaco corta vento e roupas de frio, bloqueador solar, lanterna e powerbank para carregar a bateria do celular.
O Que Comprar
A Bolívia é um país com uma rica história de povos Pré-Colombianos com uma ligação muito forte com suas tradições indígenas. Para quem gosta de artesanato e peças de decoração com bons preços.
Para este tipo de produto, a melhor opção é a região Mercado de las Brujas (Calle Melchor Jimenez) e seus arredores você encontrará todo o tipo de mercadoria local.
Lá você encontrará blusões de lã de Alpaca, baby alpaca, lhama e qualquer outro tipo de mamífero andino que produza lã. Gorros tradicionais nas mais diversas cores. Luvas, meias, ponchos bem coloridos e CDs com belas canções tocadas com flautas andinas te aguardam.
Afinal, por que o nome Mercado de Las Brujas? Porque lá você pode comprar todo o tipo de amuletos que vão teoricamente te trazer saúde, dinheiro, amor e tudo o mais.
Feira Indigena de Tarabuco
Essa feira acontece somente aos domingos e é uma ótima oportunidade de encontrar artesanato quéchua. Uma enorme variedade de produtos como artigos de lã, almofadas e tapetes de tear, bolsas coloridas, tapeçarias, chapéus, gorros, ponchoa além de produtos do mercado campesino onde os locais compram frutas, verduras, ervas, temperos e bebidas regionais. O mercado fica a 66 km de Sucre.