Com passeios tão diversos como Robben Island, onde Nelson Mandela ficou preso por muitos anos, e Kirstenbosch Jardim Botânico, as atrações da Cidade do Cabo são inúmeras. Visite uma das fazendas de vinhos, faça um passeio pelas praias deslumbrantes e um safari para ver animais selvagens. Não perca o passeio por Cape Winelands e os encantos das áreas da Costa Oeste, as estradas sinuosas da Rota Whale e a beleza natural e espetacular da Garden Route.
Outro ponto positivo da cidade é que ela possui a melhor gastronomia do país, com restaurantes de todos os tipos desde a cozinha mais clássica até a cozinha contemporânea vegana, o destino é um convite para os amantes da boa culinária. A cidade é também o centro de uma cena de arte de vanguarda, com novas galerias muitas delas concentradas na área de Woodstock. Compras também merecem atenção.
Onde Ficar
Mount Nelson
Destino certo para quem visita a Cidade do Cabo, o Mount Nelson é considerado um dos hotéis mais tradicionais da cidade. A construção do edifício é dos anos 1800, é clássica e elegante. Reserve um quarto na ala nova de frente para a piscina. As suítes amplas e os serviços do hotel estão divididos entre oito casas restauradas para receber os hóspedes com luxo e privacidade total em meio a um perfumado canteiro de rosas. Não dispense o café da manhã nem o famoso chá da tarde servidos no charmoso restaurante com vista para os jardins.
Funcionários super educados e prestativos, o local impecável. Tudo que se espera de um Orient Express com preço razoável pelo luxo que oferece. Não fica no centro mas a vista de Table Mountain é maravilhosa. O ônibus Hip on Hip Off passa em frente e isso ajuda bastante.
Cape Grace
Lindo hotel. Pequeno com poucos quartos e muito chic! Fica em uma ótima localização no V & A Waterfront. O hotel tem um serviço de carro com motorista para te levar a qualquer lugar num raio de 10 km do hotel. Bem prático.
One & Only
O hotel está em uma excelente localização perto da orla e tem sua própria parada na linha de táxi aquático. Os quartos são incrivelmente luxuosos, alguns com vista do porto e da Table Mountain. A piscina e o spa são ótimos e o café da manhã é maravilhoso.
Cape Diem Lodge
Ótimo hotel boutique de apenas 5 quartos que fica em uma localização conveniente, a 15 minutos a pé do V & A Waterfront.
O quarto é espaçoso, com um design limpo e com todas as comodidades. O banheiro é enorme. Café da manhã delicioso com muita variedade e o serviço é excelente.
Silo Hotel
O Silo Hotel foi construído no complexo histórico de silo de grãos, logo acima do Museu Zeitz de Arte Contemporânea da África (MOCAA), onde está a maior coleção de arte africana contemporânea da África.
A arquitetura do edifício chama a atenção pelas janelas de geométricas vidro que foram inseridas na fachada do hotel. Essas estruturas multifacetadas brilham durante o dia, e a noite o edifício parece um farol no porto de Table Bay. O empreendimento de luxo erguido em seis andares conta com 28 quartos, uma bela piscina ao ar livre, spa, academia, um bar e um restaurante de culinária internacional onde são servidos café da manhã, brunch, almoço, chá da tarde e jantar. O hotel é muito bem localizado. Fica na agradável região de Waterfront a poucos passos da balsa para Robben Islande a cinco minutos de caminhada do shopping center V & A.
Kensington Place
Desde que foi inaugurado em 1997, o Kensington Place é destaque em todas as listas dos melhores hotéis boutique da cidade.
Pequeno hotel de luxo de apenas 9 quartos com decoração elegante e acolhedora, boa comida e uma excelente localização nas encostas da Table Mountain.
Gorgeous George
O hotel lindo é como uma mini Soho House. O rooftop do sexto andar tem uma ambientação super chic com almofadas marroquinas, couro, painéis de madeira, detalhes e lâmpadas de bronze, tetos em concreto aparente, muitos livros e plantas e grandes obras de arte. O lounge exibe objetos interessantes aparentemente coletados ao longo de muitos anos com sofás e cadeiras super convidativos e espaços romanticamente iluminados. A piscina – em um deck elevado – tem uma parte coberta com janelas de vidro que proporcionam vistas panorâmicas da cidade abaixo. É tudo muito lindo.
Vineyard
Esta antiga casa de Lady Anne Barnard foi transformada em hotel de propriedade familiar com 208 quartos. Possui uma miscelânea de estilos o que o torna bastante charmoso. Há por exemplo um bar-café de estilo moderno no saguão com mesa artesanal de Pierre Cronje, cadeiras antigas, estampas de Pierneef, cardápios de lousa, luminárias de vidro feitas à mão. O restaurante Square é decorado com vasos de plantas estilo anos 1970 e cadeiras de jantar estofadas em tecidos brilhantes. A academia e a piscina são modernas enquanto o bar parece um antigo clube de cavalheiros. É uma mistura peculiar e muito apreciada pelos moradores locais que usam o hotel como um ponto de encontro.
Cape Cadogan
Cape Cadogan Boutique Hotel tem apenas 6 quartos. Fica entre a Table Mountain e a disputada Camps Bay. Os quartos são simples mas bem agradáveis. O café da manhã é delicioso e o staff é bastante atencioso. Nas redondezas do hotel você encontra uma infinidade de bons bares e restaurantes.
Onde Comer
Belthazar
Fica no Waterfront. Ótimas carnes com muitas opções de vinhos. Bem animado!
Beluga
Perto da região de Green Point fica dentro de uma antiga fábrica. O lugar é muito badalado e animado. A comida é muito boa, tem um menu bem variado, sushis, frutos do mar, grelhados, carne, peixe, frango e massa. Vale a pena conhecer. Atendimento atencioso.
Kyoto Garden
O restaurante é acolhedor e decorado com um sofisticado estilo japonês. A comida é excelente. É um dos mais consistentes restaurantes na Cidade do Cabo. A lista de vinhos é fabulosa.
La Colombe
Considerado um dos melhores restaurantes da África, com diversos prêmios em seu currículo, o restaurante La Colombe, em Cape Town, é parada obrigatória para aqueles que desejam ter uma experiência gastronômica memorável.
Societi Bistrô & Brasserie
Bistrozinho charmoso com serviço impecável. Preferido das celebridades e dos fashion-descolados!
The Pot Luck Club
Simplesmente perfeito. Sem dúvida um dos melhores da cidade. O tasting menu é uma explosão de sabores, tudo delicioso e linda apresentação dos pratos. A barriga de porco defumada (com radicchio assado na laranja), os tacos de peixe, a costela de vitela bovina Doenjang e o sorvete de pipoca foram destaque. Sobremesas dos deuses, inesquecível!
The Shortmarket Club
O espaço estiloso tem a aparência de um clube privado ou pub londrino, com mesas revestidas de couro e iluminação difusa. O cardápio maravilhoso é uma mistura de sabores da cozinha fusion com tempero africano. A sugestão de prato é o Shortmarket Grill, uma carne extremamente macia com um molho divino de trufas e café com leite. Pode parecer estranho, mas é muitoooo bom. As opções de entrada para almoço incluem ostras da Costa Oeste e carpaccio de carne com gema de ovo curada e miso. All Things Spring é a sobremesa carro chefe onde parte do preparo é feita pelo garçom na mesa.
O valor é super acessível, menos de U$ 20 por pessoa com vinho e o atendimento é impecável do staff e do Gerente Simon.
The Test Kitchen
Excelente restaurante fica em uma antiga fábrica restaurada (onde também tem lojas de decoração, restaurantes e uma feira aos sábados) localizado em Woodstock um bairro que está entre a montanha de Devil’s Peak e já foi predominantemente industrial, mas hoje é “refúgio” de artistas e chefs renomados.
Possui dois ambientes, sendo que no primeiro são servidas as entradas (7 pratos) e os drinks e no segundo os pratos principais. São 3 tipos de menu degustação: um básico, outro que é servido com chás e outro mais exclusivo (com diversos vinhos importados e champagne). Realmente vale a experiência.
O Que Fazer
Beau Constantia
Vinícola super cool e com uma vista maravilhosa. A degustaçao custa 50 rands e é feita em uma área ao ar livre e pode ser servida junto ao seu almoço. Passeio que vale a pena. Lugar muito charmoso.
Cabo da Boa Esperança
O caminho mais bonito é pela Chapman’s Peak Drive. Vale a pena dar uma paradinha par conhecer Simon’s Town, uma cidade histórica super charmosa.
Delaire Graff State
A cerca de 40 minutos da Cidade do Cabo, a Delaire Graff State é uma vinícola que mistura spa, hotel, galerias de arte e restaurante.
Gansbai
Outro programa must-go é visitar a cidadezinha de Gansbai e mergulhar em gaiolas ao lado de tubarões-brancos. Além de pegar o trem da Rovos Rail ou o Blue Train e reviver o glamour dos tempos das luxuosas locomotivas a vapor, cruzando o país rumo a Pretoria.
Hout Bay
Para ir ate lá é necessário pegar um barco. Na parte central de Hout Bay existe um museu, um mercado de artesanatos e também um centro de informações para turistas. Mas o maior agito acontece na praia onde tem um centro comercial com lojas e restaurantes em um belo visual das montanhas.
Robben Island
É uma ilha que durante séculos serviu como local de isolamento, banimento e prisão. Desde 1997 é considerada um Patrimônio Mundial pela UNESCO e funciona basicamente como museu.
O local também já serviu como hospital para pessoas com lepra e doenças mentais e como centro de treinamento e defesa durante a Segunda Guerra Mundial.
O ponto de partida para o passeio é o Nelson Mandela Gateway, localizado no coração do V & A Waterfront, ao lado do prédio Clock Tower. Lá está a bilheteria e também um pequeno museu, que pode ser visitado enquanto se aguarda a saída do próximo barco. Os barcos para a ilha partem sempre as 9h, 11h e 13h, se as condições climáticas permitirem, e a duração total do passeio é de quatro horas. O ingresso adulto custa 220 rands e pode ser comprado no local, ou antecipadamente pela internet. A procura é bem grande por esse passeio e dizem que no verão é preciso comprar com vários dias de antecedência. O trajeto até a ilha dura em torno de meia hora. Quem chega cedo consegue sentar nas poltronas do andar superior, que são ao ar livre. Há ainda dois andares no interior do barco, com dezenas de poltronas. Muita gente que senta lá em cima acaba descendo logo no início do passeio, pois não aguenta os fortes ventos ou o balanço do barco. Durante o deslocamento é exibido um documentário sobre a ilha em televisores no interior do barco.
A visita na ilha é dividida em duas etapas: a primeira é um passeio de ônibus ao redor da ilha e a segunda uma visita ao interior de uma das prisões. Logo que o barco chega, os visitantes são direcionados para ônibus que os aguardam. Cada um possui seu próprio guia e fazem trajetos diferentes para evitar o acúmulo de pessoas no mesmo lugar, porém todos visitam os mesmos locais. O passeio de ônibus circula por quase toda a ilha e ao longo do caminho o guia vai explicando a história de cada local. Entre os pontos visitados estão a igreja, o cemitério, o farol do século XIX, a escola, a vila, o hospital, as prisões, entre outros. O ônibus faz duas paradas: a primeira numa casa em frente à igreja, que possui banheiros e uma lanchonete; a segunda na beira da praia, onde é possível avistar de longe a Cidade do Cabo.
Sanbona Wildlife Reserve
Perto de Capetown tem um safari incrível. A reserva está localizada a aproximadamente 3 horas de Cape Town, de fácil acesso, e além de ser uma zona livre de malária, toda a política de preservação do meio ambiente que desenvolvem é espetacular. O valor da diária inclui os safaris, “walk safari” e o “safari boat”, hospedagem (lodge), alimentação, e todas as amenidades. Tem vários lodges na região, o Ongava Tented Camp é bem recomendado.
Spier Wine Farm
A Spier é uma grande vinícola localizada em Stellenbosch, perto de Cape Town. É uma das maiores da região. O lugar é lindo, com lagos, jardins muitos bonitos. A degustação de vinhos é acessível. Vale a pena a visita.
Eles tem um santuário de guepardos, “Cheetah Outreach” onde você pode entrar e interagir com os animais e o “Eagle Project”, um projeto eco turístico de reabilitação e preservação das águias.
Stellenbosch Franschhoek
A cidade é uma graça! Cheia de lojinhas fofas e bons restaurantes e muitos jovens. Fica a cerca de 50km da Cidade do Cabo. Vale reservar com muita antecedência um almoço no The Tasting Room, uma verdadeira viagem de sabores e texturas acompanhado pelos melhores rótulos locais. Almoce ou jante na Tokara Winery que além do vinho faz azeites.
Table Mountain
A gigantesca montanha de topo aplainado que rasga o horizonte da Cidade do Cabo é considerada uma das 7 Novas Maravilhas do Mundo. Cartão-postal incontestável e principal ponto turístico da cidade.
Vá agasalhado, venta muito e é frio. Compre ingresso pela internet, é mais barato e você não faz fila.
Antes de ir pra Table Mountain se informe se o bondinho está funcionando, pois qualquer vento ou dia um pouco mais nublado eles fecham.
O Que Comprar
Fellowes Africa
Bolsas artesanais feitas por tribos africanas, móveis com animal prints característicos da savana, objetos de decoração, luminárias e esculturas alçadas a categoria de obras de arte estão reunidos no acervo da Fellowes Africa, na Cidade do Cabo. Destino perfeito para procurar gifts com a marca registrada do país.
Green Market Square
Green Market é uma ótima feirinha de artesanato africano! Tem de tudo, inclusive coisas que só achamos aqui. Souvenirs, roupas, jóias, bijuterias, etc. Uma explosão de cores. Perto da praça, achamos uma loja de decoração de casa TOP! Vale rodar pelo bairro.
Old Biscuit Market
Instalado em um bairro onde também se encontram lindas galerias, brechós, sebos e artistas de rua. É ideal para comprar comidas típicas da região, além de deliciosos vinhos, embutidos e uma grande diversidade de artesanato.
Victoria & Alfred Waterfront
No Victoria & Alfred Waterfront, tem varias lojas de produtos africanos. As melhores são a Out of Africa (para comprar os bonequinhos feitos com feltro e miçanga), Out of this World e Felowes Africa, ambas de artigos para casa feitos por tribos africanas que merecem espaço na mala.
Water Shed
Shopping de artesanato no Waterfront! Os melhores crafters se juntaram aqui! Amei a loja de bijoux de beads feitos pelos Zulus (só não curti o nome da loja… “Bijoux Fantasy,” na minha opinião merecia um nome mais sofisticado sem nem precisar ser tão criativo tipo “Beads & Co” ou “Beading Design” ou “The Bead Shop”) Tem que tomar cuidado que algumas lojas são blefe!!! Dá muito para perceber quando é da tribo e quando é da China.
Weylandts
Weylandts é uma loja absolutamente incrível! Um mega galpão com móveis lindos, objetos de decoração e tudo para a sua casa…suuuuper bom gosto! Dá vontade de comprar tudo. Se você gosta de decoração vale muito a visita!!