Dubrovnik é uma das cidades muradas mais magníficas do mundo. A cidade é patrimônio mundial da Unesco e o destino número 1 da Croácia. Durante a Idade de Ouro, no século XVI, a cidade possuía uma das maiores frotas mercantes navais da época e era o centro do comercio mundial rivalizando com Veneza. A população de Dubrovnik tornou-se extremamente rica, levando estilos de vida sofisticados e valorizando o refinamento e as artes. A principal atração é a encantadora cidade velha, apenas para pedestres, repleta de palácios aristocráticos e elegantes igrejas barrocas, contidas em robustas fortificações medievais.
Vale a pena contratar um guia para entender a história da cidade. Isto pode ser feito no hotel. Recomendo que o guia seja “oficial” e não aqueles de rua. Se for alta temporada é melhor fazer o tour bem cedo às 8 horas ou após às 17 horas, pois os cruzeiros com os turistas de um dia tornam a empreitada insuportável, além do sol ser muito quente.
Partindo da entrada principal da cidade murada, pelo Portão Pile, a Avenida Placa concentra a maior parte das construções da cidade. A Fonte de Onófrio feita em 1438 para que os habitantes pudessem se abastecer de água fresca, a Torre do Relógio, com 31 metros de altura a as estátuas de bronze dos gêmeos Baro e Maro, são alguns dos monumentos que se deve ver. Um pouco mais adiante ficam o Palácio do Reitor, onde moravam os governantes eleitos entre a nobreza e a catedral que vale a parada. O principal destaque da igreja barroca é a sala do tesouro onde estão guardadas as relíquias de São Brás e obras de arte sacra produzidas nos ateliês de Ticiano e Rafael.
Inclua ainda no roteiro a visita ao Monastério Franciscano, com lindo pátio interno, não deixe de visitar farmácia Franciscana (a mais antiga da Europa, e ainda em funcionamento) e fazer o passeio de teleférico para ver a cidade do alto e o Por do Sol.
Alugue um barco no cais e vá conhecer as ilhas próximas de Lokrum, Lopud e a praia de Sunj uma das mais bonitas da Europa. No caminho pare para mergulhar e nadar nas grutas.
No final do dia as ruas calçadas de mármore são um bom lugar para flanar sem compromisso, observar as vitrines e depois sentar-se em um dos vários cafés ou restaurantes.
Onde Ficar
Bellevue Hotel
Excelente hotel. Lindo, super chique e de muito bom gosto. Localização e praia particular incríveis. O hotel está a 15/20 minutos de caminhada da cidade murada. A vista do quarto é de tirar o fôlego. Quarto super confortável com produtos de banheiro da L’Occitane. Café da manhã ótimo.
Vila Orsula
Hotel boutique romântico, construída como uma residência privada, esta villa Art Déco de 1930 exala bom gosto e requinte. No lobby há três magníficos arcos de pedra art déco de inspiração moura que definem o ambiente.Oferece luxo discreto, serviço impecável e vistas sublimes do mar em direção às muralhas da cidade velha de Dubrovnik. Tem apenas 13 quartos, um restaurante chique com mesas em um terraço coberto por videiras e uma praia secreta.
Fresh Sheets Kathedral
Ótima pedida para quem quer ficar em um boutique hotel charmoso e hiper bem localizado. É um achado!!!Fica no segundo andar de um edifício do século XVII. Há seis quartos decorados com bom gosto e uma cozinha comum, para uso dos hóspedes. Atmosfera acolhedora e um serviço altamente personalizado.A entrada do hotel fica ao lado do famoso Troubadour Jazz Café, no coração da cidade velha em uma rua pedestriana. Os quartos têm vista para a Catedral e para duas praças encantadoras.
Stari Grad
Esse boutique hotel 4 * localizado no centro da “old town” ocupa um edifício de pedra do século XVII com o interior totalmente reformado. Escadas íngremes levam até os quatro andares, com dois quartos em cada, e no quinto nível há um pequeno restaurante no rooftop. Os quartos e banheiros são ótimos, novos e chique. Não tem piscina mas a pedida é mesmo sair de barco para as ilhas próximas. Não é aconselhado para quem tem problemas de locomoção.
Villa Dubrovnik
Um dos excelentes hotéis da cidade. Foi todo reformado, super chique e sofisticado. A decoração é moderna, a área da piscina e o acesso ao mar são muito agradáveis, o café da manhã é espetacular, os funcionários muito cordiais. Eles têm um serviço de shuttle que leva para a cidade em horários específicos que facilita bem o acesso a cidade, já que o hotel fica a 15 minutos da cidade andando. Os preços de comidas e bebidas no hotel são bem caros.
Hotel Excelsior
Considerado um dos dois melhores hotéis da cidade, tem 158 quartos renovados recentemente. Chiquerrimo, um luxo!!…. é realmente um hotel 5 estrelas. Super bem localizado fica a menos de 500 metros da entrada da cidade velha. Vista extraordinária com o pôr do sol ao lado das muralhas compondo uma inesquecível paisagem. Cozinha 5 estrelas com room service 24 horas.
Onde Comer
Orsan
Fora do centro de Dubrovnik, junto a uma marina e ao porto, este restaurante tem ambiente calmo e requintado. As mesas ficam em um terraço a beira-mar. Além de sua localização privilegiada, o cardápio é variado e oferece frutos do mar, carnes grelhadas e massas e peixes frescos. Tudo muito bom!
Proto
Restaurante bonito e bem localizado. Porém com preço muito acima da média, provavelmente porque faz parte do guia Michelin. Trata-se de um dos restaurantes mais bonitos do centro velho. A qualidade da comida é muito boa e a porção é mais do que farta, até mesmo exagerada. É uma pena que, como outros, não tenha música.
Gradska Kavana Arsenal
Atendimento muito bom, lugar com vista maravilhosa e comida muito bem preparada. Para garantir uma mesa com vista do mar, reserve antes. Vale muito a pena conhecer este restaurante.
Gil’s Dubrovnik
Este pequeno bistrô oferece uma experiência culinária única, na qual você escolhe sua fatia de carne antes de prepará-la. Um novo conceito para restaurantes nesta bela cidade histórica. O menu oferece uma grande variedade de filés, além de pratos à base de trufas e ostras locais frescas da cidade vizinha, Ston.
Considerado um dos melhores restaurantes da cidade. A culinária moderna francesa está sob o comando do criativo chef Gilles Camilleri.
Buza Bar
Crijevićeva ulica, 9
Website
Encravado nas rochas que abraçam a cidade murada, o Buza Bar é um refúgio para quem não quer contato com os milhares de turistas que desembarcam diariamente em Dubrovnik. A entrada é uma pequena porta aberta na muralha. São poucas mesas debruçadas sobre o mar. Vá no final de tarde para apreciar o por do sol.
Nautika
Brsalje, 3
Website
Instalado em uma construção de 1881, este restaurante tem um maravilhoso cardápio de peixes e frutos do mar, considerado pela revista Conde Nast Traveller, em 2008, como um dos restaurantesmais românticos do mundo. Comida ótima, menu sofisticado, vista das muralhas incrível.
Os preços são altos, mas vale a pena.
Dica: Peça o talharim trufado, é dos deuses.
O Que Fazer
Passeio Pelas Muralhas
Imprescindível caminhar pela muralha, somente assim, é possível ver a cidade por cima. Custa 70,00 kunas ou +/- EUR 10,00 e a caminhada dura 1 hora. Vá de tênis, boné e muito protetor solar.
Dentro das muralhas vale a pena contratar um guia para entender a história da cidade. Isto pode ser feito no hotel, recomendo que o guia seja “oficial” e não aqueles de rua. Se for alta temporada, aconselho fazer tudo isto bem cedo, às 8 horas ou após às 17 horas, pois os cruzeiros com os turistas de um dia tornam nossa empreitada insuportável, além do sol ser muito quente. Na primavera e verão o sol se põe somente às 20 horas.
Passeio de Barco
Alugue um barco e vá até a praia de Lopud para almoçar. No caminho pare para mergulhar e nadar nas grutas.
Alugamos um barco pequeno na cidade para rodar as ilhas. Ótimo marinheiro/ capitão. Loren Zerie dubrovnikexplore@gmail.com. +385 95823-9435. Ele mora na cidade antiga e conhece tudo. Deve conhecer quem tem barcos maiores também, se alguém precisar.
Faça o passeio que dá a volta na ilha perto do cais, assim é possível ter o visual da cidade vista pelo mar (passeio dura 50 minutos e custa EUR 10,00).
Cavtat
Apenas 30 minutos de carro de Dubrovnik fica Cavtat, uma pequena e charmosa cidade com gente jovem, bonita, onde os restaurantes, bares e lounges ficam perto do mar. Vale a pena ir num final de tarde para tomar um drink e depois ir jantar.
Bairro Lapad
Lapad é um bairro novo com construções dos anos 60 e 70 e é nessa área onde estão os melhores hotéis de Dubrovnik. A linda baia é margeada por uma promenade bem europeia com cafés restaurantes ótimos. É um bairro perfeito para sair da loucura dos turistas que apinham a cidade velha.