Visitar Buenos Aires é uma experiência muito enriquecedora. A capital da Argentina é uma cidade versátil onde o passado e presente se misturam. O destino é repleto de construções históricas, monumentos importantes e muita badalação. Considerada a Paris da América do Sul, a capital da Argentina teve seu esplendor na segunda metade do século XIX quando a economia argentina ia de vento em popa. Apoiado num modelo voltado para as exportações de produtos primários – trigo, milho, lã e couro – o país enriqueceu rapidamente, atraindo capitais estrangeiros, ingleses principalmente, que modernizaram a nação e levaram avanços tecnológicos de grande importância como a refrigeração, que permitiu a exportação de carne e trouxe enorme prosperidade a Buenos Aires, o porto exportador da Argentina.
A era de glória portenha significou um desenvolvimento urbano ímpar em curto espaço de tempo. Em 1889, na esquina da Calle Florida com a Av. Córdoba, a cidade ganhou seu equivalente aos grands magasins parisienses e à Galleria Vittorio Emanuele de Milão: as Galerias Pacífico. No mesmo ano, começavam as obras da Av. de Mayo, inaugurada em 1894; em 1897, circulava por Buenos Aires o primeiro bonde elétrico e, em 1904, o primeiro ônibus. Em 1905, a cidade já contava com rede de água e esgoto.
O refinamento e, porque não dizer, a “europeização” da capital ganharam força com a inauguração do Teatro Colón (1908) e do Palais de Glace (1910). Este, com o pomposo nome francês de “Palácio de Gelo”, não passava de uma estrutura de ferro à moda da época em que fazia sucesso Gustave Eiffel, destinada a abrigar uma pista de patinação no gelo que servia unicamente para deleite da jeunesse dorée portenha.
Sem uma linha de metrô, a capital argentina não teria por satisfeita sua pretensão de rivalizar com a francesa. A primeira da América do Sul começou a funcionar em 1913, ligando a Plaza Once à Plaza de Mayo, no centro da cidade.
A essa altura, Buenos Aires já tinha mais de um milhão e meio de habitantes – aproximadamente o triplo da população paulistana à mesma época. Livrarias, confeitarias e lojas como a chique Harrods se instalavam na Calle Florida, atraindo a elite econômica e intelectual. Arquitetos ingleses projetavam arrojadas estações de estrada de ferro; palacetes eram erguidos na Av. Alvear pela alta burguesia; e a vida cultural da cidade fervilhava como nunca.
Infelizmente a Argentina sofreu períodos de intensa instabilidade econômica, política e social ao longo do século XX mas a capital do país continua linda e majestosa, com muitos parques, grandes avenidas e bela arquitetura.
Onde Ficar<h3
Hotel Madero
Situado no extremo sul de Puerto Madero, este hotel é todo em aço e vidro e com muita luz natural. O lobby parece um loft, graças a uma mesa de bilhar que ocupa o centro do palco. Arte moderna pendurada nas paredes e mistura de móveis modernos e descolados completam o visual. Os quartos são espaçosos com a mesma vibração contemporânea estabelecida no lobby. Opte por um quarto de canto, a maioria com cozinha compacta e varanda com vista incrível para as docas.
Palácio Duhau Park Hyatt
Este hotel, inspirado no Château du Marais perto de Paris, fica no bairro da Recoleta, conhecido por sua arquitetura do velho mundo. O espírito da Belle Epoque ainda perdura no Palácio Duhau, concluído em 1934 como a mansão de uma família proprietária de terras. Sua grande fachada neoclássica fica virada para a Avenida Alvear e o lobby imponente tem colunas de mármore, portas de madeira entalhadas e sofás de couro branco. Os jardins são dignos de uma cena em O Grande Gatsby. Os quartos são suntuosos e a suíte boudoir tem serviço de mordomo, um enorme banheiro de mármore e, talvez mais impressionante, dois terraços privativos com vista para a avenida abaixo. O restaurante Duhau representa bem o glamour histórico da propriedade. Seu único rival nesta faixa imponente é o Alvear Palace. Se está procurando luxo esse é o hotel.
Algodon
Este hotel impressiona antes mesmo de você colocar os pés dentro dele. Por fora a linda arquitetura da Belle Epoque. As suítes no Algodon são tão espaçosas quanto alguns apartamentos da cidade. Os banheiros são decorados com mármore Calacatta e são grandes e confortáveis, com todos os ameneties que se espera de um hotel deste gabarito.
Faena Buenos Aires
Do lado de fora o prédio de tijolos vermelhos que o Faena ocupa não sugere a decoração exagerada encontrada dentro. O local foi projetado por Philippe Starck – precisamos dizer mais? É escuro e dramático, com cortinas de veludo vermelho, tapetes grossos, vidros cor-de-rosa, sofás de couro vermelho. Felizmente, Starck foi mais comedido ao projetar os quartos. O Faena é um hotel caro mas se você quer estar em Puerto Madero e é fã do design da marca Starck, este hotel é para você.
Alvear Palace Hotel
RESERVE BOOKING
O luxo deste hotel ganha um novo significado desde as reformas ocorridas em 2016 onde foram acrescentadas as modernas suítes nos dois últimos andares, um generoso spa, uma piscina e um bar com opções de cair o queixo. O buffet de café da manhã é talvez o melhor da cidade. E o chá da tarde no L’Orangerie é tudo o que você pode imaginar de chic: serviço com luvas brancas e bandejas cheias de scones, sanduíches, doces e chá servido em xícaras de porcelana fina.
Onde Comer<h3
Crizia
Em Palermo, simplesmente espetacular! Desde o ambiente, passando pela adega fantástica, serviço impecável e comida maravilhosa. Bar de ostras incrível.
Anchoita
Apresenta uma versão moderna da culinária argentina e só tem reservas para o ano que vem… mas vale demais!
O Que Fazer<h3
Buenos Aires é conhecida, popularmente, por Paris da América do Sul pelo fato de ser a única cidade do continente que possui um grande repertório cultural e arquitetônico. Abaixo o que não se deve perder.
Bairro Recoleta – O bairro Recoleta bastante conhecido e movimentado em Buenos Aires apresenta traços de Paris, sendo chamada, inclusive, de “Petit Paris de Buenos Aires”. O bairro consiste em uma diversidade de prédios luxuosos com uma arquitetura inspirada na Europa. Neste local, há muitos turistas hospedados por ser um lugar tranquilo, lindo e com bastantes hotéis.
Avenida de Mayo – O encanto europeu presente na Avenida de Mayo apresenta modernidade e uma beleza tão grande que é impossível passar por esse local sem apreciar tudo que compõe sua arquitetura. Fachadas de grandes prédios, vagões de trem, cafés, esculturas, estações de metrôs, dentre muitos outros fatores que faz com que esse endereço que faz com que os visitantes e moradores se sintam um pouco na Europa.
Teatro Cólon – O belíssimo Teatro Cólon consiste em uma grande construção com características francesas. Essa construção foi um dos maiores feitos que alcançou a ideia de “Paris da América do Sul”, demorando vinte anos para ficar pronta e oferecendo peças e até mesmo óperas inspiradas, também, em Paris. O local é bastante turístico, por isso, tem visitas guiadas com monitores para conhecer a grandiosidade do lugar, entrando na lista de melhores teatros do mundo inteiro.
Casa Rosada – Como em outros prédios de Buenos Aires, a Casa Rosada, sede da presidência da Argentina, tem características europeias em sua construção. A casa conta com um Museu da Casa do Governo, assim atraindo turistas e amantes da cidade.
Puerto Madero – O Puerto Madero é outro bairro de Buenos Aires, sendo um dos mais valorizados da capital. O bairro é composto por muitos prédios, tanto residenciais, turísticos, comerciais, dentre outros. Sua variedade arquitetônica faz ser possível encontrar prédios com bastantes características europeias em suas fachadas e decorações.
Calle Florida – A rua Florida em Buenos Aires é uma das mais famosas e visitada na cidade. A rua consiste em muitos prédios comerciais com diversos setores, galerias, centro culturais, cafés, dentre outros edifícios. Muitas construções se destacam, também, com características europeias, principalmente, nas fechadas que possuem esculturas como no caso da arquitetura do shopping das Galerias do Pacífico que possui uma atração grandiosa, atraindo tanto os turistas como pessoas da própria cidade, se tornando um local de passeio também.
O Que Comprar<h3
Doma – Para roupas de couro boas, tipo couro de ovelha bem macio.
É um show room com preços maravilhosos, metade dos do mercado e a qualidade ótima!
Lopez Taibo – menor sortimento, mas excelente qualidade, muito boa pra masculino.
Boken – muito boa também.