Comporta em Portugal se confirma como o hotspot do verão europeu há alguns anos. A cidade fica a apenas uma hora e meia de Lisboa e conserva o “mood” tranquilo de uma pequena vila, ideal para quem quer sossego, sombra e água fresca.
A cidade fica em uma região rural repleta de campos de arroz e bem próxima do mar. Tem um centrinho pequeno e charmoso com lojas, bares e restaurantes. As lojas de decoração são incríveis. Se você não resiste a uma boa compra leve uma mala extra, você vai precisar!
Entre as lojas mais bacanas está a Casa da Cultura, um antigo celeiro de arroz no centro da Comporta transformou-se numa concept store com muita pinta: a artista plástica Joana Astolfi instalou várias réplicas do porto de palafitas da Carrasqueira no edifício, no meio das quais dezenas de marcas portuguesas vendem os seus produtos. Não perca também a Alair, Rice e Vintage Department.
As praias são bonitas e bem cuidadas. O mar é lindo, mas a água é gelada. Entre as praias paradisíacas destacam-se Carvalhal, Pego e Aberta Nova. Alugue um “chapéu de sol”, como chamam os portugueses, e duas cadeiras por € 25 e aproveite o dia. O clima é de sol com vento durante o dia. Os pernilongos aparecem quando o sol se põe, então não esqueça o repelente.
O entardecer tem uma luz dourada que é um espetáculo! A noite pode ser fresca e um casaco leve pode ser necessário.
A gastronomia é um dos pontos altos do local onde tudo é produzido localmente no estilo “farm to table”. O porco preto e a pesca rendem pratos saborosos para os turistas.
Porto Palafítico da Carrasqueira
O Porto da Carrasqueira é um antigo porto de pescadores e é lindo para ver o pôr do sol. A arquitetura popular à beira-mar foi feita entre as décadas de 50 e 60 e é a única da Europa que foi construída em estacadas de madeira irregular. Quando você se aproxima elas parecem bem frágeis, mas na verdade não são e até hoje alguns barqueiros ancoram por ali. É um dos pontos turísticos mais visitados por lá e rende lindas fotos!
QUANDO IR: Para curtir praia o ideal é de junho a setembro. Nos outros meses faz frio e a cidade fica sem graça.
ONDE FICAR: Quinta da Comporta é o hotel mais novo da região. Os quartos são enormes e muito bem decorados ao estilo alentejano.
A localização do hotel à beira de um grande campo de arroz é espetacular!
Restaurante Sal
À beira-mar, é ótimo para aproveitar as delícias portuguesas vindas da cozinha e, de quebra, curtir uma brisa de praia. A especialidade são os frutos do mar, especialmente o peixe inteiro assado no sal.
Um comentário sobre “COMPORTA, O HOTSPOT DE PORTUGAL”
Fui a um casamento no restaurante Sal e amei o lugar…um ano depois voltei,mas infelizmente não visitei a vila…. voltarei p conhecer🙏