
A capital do Reino Unido dispensa apresentações. Maior cidade da Europa, Londres tem muita história, muitos pontos turísticos e muita, muita coisa para fazer. Não importa quanto tempo você permaneça em Londres, sua estada será sempre curta demais para tudo que ela tem a oferecer. Para se ter uma ideia, ao todo, são mais de 300 museus. Os destaques são o Natural History Museum, British Museum, Tate Britain e Tate Modern, onde você pode explorar séculos de história e cultura. Londres também ostenta o título de cidade com mais museus públicos no mundo todo. Além de locais famosos como o Big Ben, o Palácio de Buckingham e a London Eye, as inúmeras atrações culturais de Londres, como musicais, peças de teatro e shows fazem da cidade um ótimo destino para se visitar. Com mais de 1,800 parques, Londres pode ser descrita como uma das cidades mais verdes do mundo. Os parques londrinos oferecem o lugar ideal para relaxar longe do alvoroço da cidade. Passar o dia conhecendo os parques da cidade é maravilhoso e sem custo algum. Entre os principais parques, destacam-se o Hyde Park, com 4 mil árvores, é o mais famoso de Londres, o Regent’s Park –casa do Zoológico de Londres-, St. James Park, parque vizinho ao Palácio de Buckingham e o Greenwich Park, onde fica localizado o Observatório Real de Greenwich. Também é nesse parque que encontramos o famosíssimo Meridiano de Greenwich. Londres também atrai um grande mix de pessoas e culturas, fazendo dela uma cidade verdadeiramente cosmopolita e um fantástico lugar para se viver.
Onde Ficar
Londres é muito bem servida de hotéis, de todas as categorias e em todas as regiões. Para visitar as muitas atrações espalhadas pela cidade a melhor escolha é ficar nos bairros centrais como no West End, Piccadilly Circus, Leicester Square, Convent Garden, Mayfair ou então nos bairros ao redor do Hyde Park como Marylebone, Paddington, Bayswater e Kensington que também fazem parte da área mais central de Londres. Ficando aí você vai conseguir ir a muitos lugares caminhando ou pode ir a outros pontos de Londres com metrô em trajetos mais curtos.
Além do centro, os dois polos hoteleiros mais interessantes estão em South Bank, junto à roda-gigante London Eye e entre Bankside e Borough nos arredores do Tate Modern e Borough Market.
Em uma cidade do tamanho de Londres, considerada uma das mais importantes do mundo, é quase impossível listar todos os hotéis mas fizemos uma lista de alguns bem recomendados e de categorias e preços variadas.
Meliá White House

“Quarto moderno muito confortável e bem mobilado. Ótimo buffet de pequeno almoço. Funcionários muito simpáticos.”
Situado ao lado do Regent’s Park, a 1,6 km do Zoológico de Londres e a uma curta caminhada das lojas da Rua Oxford e da vida noturna do Soho, o Meliá White House oferece quartos luxuosos e bar de coquetéis. Os quartos do Meliá White House dispõem de decoração elegante e moderna, roupa de cama luxuosa e banheiro privativo com piso frio e pia com bancada de granito preto. Você pode usufruir da TV via satélite e dos jornais de cortesia no local. O bar serve pratos com influências mediterrâneas a qualquer hora do dia. O hotel é bem servido por 3 estações de metrô: Warren Street, Great Portland Street e Regent’s Park, todas localizadas a cerca de 5 minutos a pé do local. O hotel também fica perto das principais estações de trem, como a Kings Cross, St. Pancras e Euston, que oferecem conexões para toda a Europa e para todas as maiores cidades do Reino Unido. As estações Paddington e Victoria são fáceis de chegar através de táxi ou transporte público.
The Kensington

O luxuoso Hotel Kensington está situado no centro de South Kensington, a 20 minutos a pé das lojas de departamentos Harrods e Harvey Nichols, e do Royal Albert Hall. O Museu de História Natural e o V&A são apenas a 5 minutos a pé. Possui uma academia de última geração para uso exclusivo dos hóspedes do hotel.
O Town House Bar & Restaurant tem um lounge magnífico, com salas de estar de época. Sua configuração oferece uma mistura de elementos tradicionais e contemporâneos, e é um local ideal para o chá da tarde, almoço e jantar.
A Estação de Metrô South Kensington está apenas a 450 metros e oferece acesso direto ao centro do Aeroporto de West End & Heathrow.
O serviço do hotel é impecável. A localização perfeita. O staff é atencioso e gentil. O lobby e o restaurante são lindos.
A arquitetura segue o estilo de Kensington.
Hotel Indigo Kensington

Excelente localização, quarto muito espaçoso perfeito para família grande, com duas camas superconfortáveis, com produtos de banho de qualidade. Café da manha excepcional com staff muito atencioso e prestativo
The Hoxton Southwark

O hotel está localizado muito central e com fácil acesso ao centro da cidade a pé ou de metro.
Os quartos deste hotel são projetados com características industriais inspiradas pelo bairro. Todos os quartos incluem comodidades padrão como chá, café, água e leite gratuitos, 1 hora de chamadas internacionais gratuitas, uma geladeira pequena para abastecer com produtos de uma loja do saguão, produtos de higiene pessoal, amenidades de banho Blank e Wi-Fi gratuito.
O The Hoxton, Southwark possui um restaurante na cobertura, com opções gastronômicas disponíveis no saguão e no mezanino. Os pontos de interesse famosos perto da acomodação incluem a London Bridge e St. Paul Cathedral stão situados nas proximidades.
Good Hotel London

Hotel flutuante à beira-mar com design industrial holandês no histórico Royal Docks. Os quartos do Good Hotel são minimalistas, aconchegantes, com uma bela vista. O restaurante Living Room, vegetariano e vegano, é onde boa comida e bebidas são servidas o dia todo, todos os dias. O sazonal Rooftop Bar & Terrace é um oásis de espaço aberto com vista para o Rio Tâmisa.
Kimpton Fitzroy London

Edifício – adorável edifício histórico ao lado da Russell Square. Muitas áreas para relaxar no andar de baixo. Todas as áreas estavam impecavelmente limpas.
Quarto – bom tamanho para quarto individual, cama muito confortável. Máquina de café, chaleira e frigorífico reabastecidos diariamente foi um bónus. Muito limpo.
Localização – estação de metro da linha Piccadilly a passos do hotel com acesso direto a partir de Heathrow. A uma curta distância das estações de trem Euston e Kings Cross/St Pancras. Muitos pontos turísticos e outras estações de metro também estão a uma curta distância.
Funcionários – todos os funcionários supersimpáticos e prestativos.
Pequeno almoço – com muitas opções de buffet quente e frio, além de itens frescos e bebidas.
Flemings Mayfair

“Tudo impecável! Os funcionários são incríveis, o café da manhã é surpreendente, o quarto é novo e lindo e a localização é perfeita!”
Flemings Mayfair – Small Luxury Hotel of the World é um hotel boutique 5 estrelas localizado no centro da região elegante de Mayfair. O hotel inclui o aclamado restaurante Ormer Mayfair, premiado com 4 AA Rosettes, supervisionado pelo chef executivo Sofian Msetfi.
Petiscos leves e bebidas são servidos na área de estar requintada de inspiração indiana, onde você pode desfrutar do chá da tarde. Convertidos de 13 townhouses georgianos, todos os quartos, suítes e apartamentos têm uma decoração exclusiva e muito chic.
The Goring

O Goring é um 5 estrelas sofisticado bem ao estilo inglês. Os quartos são amplos com decoração de luxo, área de estar e TV com filmes pay-per-view e alguns possuem terraço privativo. Você pode desfrutar de refeições gratuitas no restaurante do hotel, onde o chef utiliza produtos britânicos selecionados.
Localizado a 800 metros do Palácio de Buckingham, as lojas de luxo da Sloane Square ficam a 5 minutos de táxi do local, e a 5 minutos de caminhada da Victoria Station com excelentes conexões de transporte.
Onde Comer
Nopi

Cardapio com pratos mediterrâneos, característica do chef Ottolenghi, o menu do NOPI muda de acordo com as estações, mas os pratos como bolinhos de abobrinha e manouri, burrata com crosta de semente de coentro com fatias de laranja e cheesecake Valdeón estão sempre presentes. O NOPI serve menus de almoço, pré-teatro e jantar.
Zephyr

Notting Hill está cheio de novas opções legais. No estilo mais casual, mas bem gostoso, o Zephyr é ótima opção, culinária grega e serviço super atencioso.
Bancone

Está sempre lotado, reservar é fundamental mesmo que para sentar no balcão, experiência que recomendo se estiver em 2 pessoas.
Peça a pasta com gema de ovo e manteiga de nozes, divino!
Jacuzzi

Quarto restaurante em Londres do Big Mamma Group, grupo de Paris que domina a arte de criar ambientes incríveis, sempre com tema italiano, decoração linda e toques bem-humorados. Fica em um espaço bastante grande na High Street Kensington e tem todos os elementos que tornou o grupo famoso: além do visual, comida ótima, pratos bem servidos, preço justo e serviço simpático. Vale conhecer também os outros de Londres: Gloria (Shoreditch), Circolo Poppolare (Fitzrovia) e Ave Mário (Covent Garden).
Dorian

Das aberturas mais celebradas dos últimos tempos na cidade, e não é para menos! Comida deliciosa (a especialidade é carne, mas tem várias ótimas opções), atmosfera super vibe, algo entre um restaurante bem de bairro / local com uma animação extra. Se estiver em duas pessoas normalmente te alocam no balcão e é uma super experiência ficar observando a movimentação da cozinha. Fundamental (e difícil) reservar.
Petit BeefBar

Um representante de Chelsea para a lista dos mais, mais, a primeira filial do BeefBar em Londres veio na versão “Petit”. É também menor e menos pomposo, mas chique London style, e comida ótima – foco em carne, claro, e purê de batata de capotar de bom!
Maison François

Mais um belíssimo lugar, mas aqui a vibe é francesa. Comida delícia e clima legal, sempre tem gente bonita. O bar embaixo é lindo para um drink pré ou pós jantar.
The Maine

Tipo do lugar que faz você se sentir em um filme de outros tempos. Bem grandioso (o lustre no centro é o ápice do UAU) e tem performance ao vivo de cantores numa vibe jazz old school. Comida muito boa, bar também.
The Twenty Two

Um novo empreendimento grandioso na Grosvenor Square, conta com members club, hotel, e um restaurante que é aberto ao público. Várias celebridades frequentam o lugar. É chique e a comida é ótima.
Trivet

Possivelmente o estabelecimento com duas estrelas Michelin mais casual em que você já jantou – cozinha aberta para o salão e um serviço acolhedor
Em vez de impor um menu fixo de vários pratos aos clientes o cardápio é à la carte livre (e excepcional): comece com um crudo de robalo selvagem da Cornualha, seguido pelo cordeiro assado com iogurte defumado, sumagre e berinjela, e termine com a sobremesa “Batata Hokkaido”, uma mil-folhas de batata assada com mousse de sakê e chocolate branco, tudo acompanhado por uma ou duas taças de uma excelente lista de vinhos.
O Que Fazer
National Gallery

Ao contrário de outros museus de arte a Galeria Nacional não possui objetos decorativos ou esculturas, já que suas coleções estão centradas no mundo da pintura de procedência europeia de 1250 até 1900. A coleção permanente é composta por mais de 2.300 pinturas, entre as quais se destacam algumas obras de Rembrandt, Tiziano, Velázquez, Van Gogh e Michelangelo.
Embora a National Gallery possua um tamanho mais reduzido que outras galerias de renome como o Louvre, é um museu de notável qualidade e variedade artística que engloba a totalidade da história da pintura no mundo ocidental, sendo possível observar a evolução dos estilos desde o Renascimento até o Pós-impressionismo.
A National Gallery fica no centro de Londres, na Trafalgar Square, em um belíssimo edifício com colunas clássicas na fachada. A entrada é gratuita, mas você pode agendá-la no site oficial para evitar filas.
Pesquise previamente onde estão as telas que quer ver no site da National Gallery. Lá tem a relação de telas de cada sala, e esse mapa disponibilizado por eles vai ser de grande ajuda para encontrar as obras.
British Museum

A joia da coroa dos museus londrinos, o British Museum merece um planejamento especial pois tem muita coisa para se ver. O ideal é pegar um tour ou guia para facilitar a visita. Percorra os salões onde objetos mínimos e estátuas gigantes narram a história da humanidade. As atrações mais concorridas são as múmias egípcias, no piso superior, e a Pedra da Roseta, no térreo.
Para quem quer ver apenas os destaques, o museu indica um roteiro de 1 hora, que inclui a Pedra da Roseta, o jogo de xadrez medieval entalhado em marfim e dente de baleia, esculturas do Partenon e a múmia de Katebet. O roteiro de 3 horas dá uma visão bem melhor da grandiosidade do acervo.
Pesquise no site do museu para saber sobre os tours gratuitos oferecidos diariamente e sobre as exposições temporárias, que têm ingresso pago.
Se decidir passar o dia, o museu dispõe de cafeterias, uma pizzaria e um restaurante à la carte.
Abadia de Westminster

Conhecida por ser o local de coroação dos reis britânicos e cenário do casamento do Príncipe William e Kate Middleton, a Abadia de Westminster é uma das construções mais impactantes de Londres. Sua história está registrada desde 1080, mas o edifício como é hoje começou a ser construído em 1245.
A Abadia merece ser apreciada com cuidado: na parte externa, repare nos detalhes da arquitetura gótica. Para a visita interna, baixe no seu celular o Guia multimídia, disponível em português ou agende na hora um tour guiado com um dos especialistas disponíveis (apenas em inglês).
Os destaques da visita são o Trono da Coroação, a Lady Chapel, os túmulos das Rainhas Elizabeth I e Mary da Escócia, o Coro e o altar medieval na Pyx Chamber, perto do claustro.
Não deixe de subir até a Galeria do Jubileu de Diamante da Rainha, uma área que permaneceu fechada ao público por mais de 700 anos (maiores de 18 anos pagam ingresso adicional).
Camden Market

O Camden Market nasceu nos anos 70 com um propósito que mantém até hoje — vender moda para várias tribos diferentes. Seja você mod, gótico, hipster, punk, ou curta o estilo pin-up dos anos 50, só vai sair do mercado de mãos abanando se quiser.
Ao longo dos anos, o Camden Market se multiplicou, e hoje é como vários mercados em um.
A parte mais gostosinha de passear é o North Yard — onde está a estátua de Amy Winehouse, célebre residente do bairro de Camden. Comece a visita por lá. A dica é saltar na estação de Chalk Farm, e não na de Camden Town, para fazer o passeio da parte mais tranquila para a mais muvucada.
O North Yard é também a parte mais cômoda do Camden Market para almoçar. Tem mesas de piquenique ao ar livre para quem quiser comer nas barraquinhas, e também restaurantes com o seu espaço próprio.
E como o mercado funciona todos os dias da semana, prefira ir nos dias úteis. Nos finais de semana, pode ficar cheio demais.
Churchill War Rooms

Sob ruas movimentadas na região de Westminster fica o Churchill War Rooms, um complexo de corredores subterrâneos, salas e quartos.
Durante a 2ª Guerra Mundial, o bunker serviu de abrigo ao primeiro-ministro britânico Winston Churchill e seu gabinete de guerra, além de secretárias, telefonistas e outros funcionários.
Transformado em museu, o ambiente nos leva a um tempo em que os movimentos das tropas inimigas eram acompanhados por alfinetes espetados em mapas de papel, e fazer uma ligação telefônica era uma tarefa complexa.
Os destaques da visita são os quartos de Churchill e de sua esposa Clementine, a sala dos mapas e a micro-sala, disfarçada de banheiro particular, usada pelo primeiro-ministro para falar ao telefone — em segredo — com o presidente dos EUA.
Anexo ao complexo fica o Churchill Museum, exposição permanente sobre a vida desse interessantíssimo personagem.
É recomendado comprar o ingresso antecipado para evitar as filas garantidas nos finais de semana, férias e feriados escolares.
Covent Garden Market

O Covent Garden Market é o centro de uma área charmosa de compras, teatros e restaurantes. Construído no século 19 para abrigar um mercado de frutas e legumes, era um edifício considerado apenas funcional para a época. Hoje, chama a atenção por sua arquitetura, com colunas e arcos que poderiam muito bem ser parte de alguma praça italiana.
Dentro do mercado você vai encontrar, em sua maioria, lojas de grandes marcas e artesanato e antiguidades na área do Apple Market.
Greenwich Market

Localizado em Greenwich entre o Cutty Sark e o parque, o mercado ocupa um grande átrio coberto no centro de um quarteirão.
Entre pelo portal principal na College Approach e percorra os corredores entre barraquinhas que oferecem antiguidades, roupas, joias, chapéus e gravuras. A vocação dos vendedores tende mais para a arte do que para itens de segunda mão. Há muitas opções de comida, de pubs e restaurantes fast food… não apenas nas barracas mas também no entorno.
London Eye

roda-gigante London Eye é mais do que uma atração para a cidade. Virou parte da paisagem londrina, assim como o Parlamento e a Tower Bridge.
Lá de cima (são 135 metros de altura) você tem um lindo panorama de Londres, se o tempo colaborar. A volta completa dura 30 minutos, e a rotação é bem suave.
Cada cápsula da London Eye leva até 28 pessoas, mas há espaço suficiente para circular e tirar fotos à vontade, e também um banco para você descansar enquanto aprecia o visual.
Apesar de sempre estar com filas, não é aconselhável comprar ingresso para a London Eye com hora marcada. Fique de olho na previsão do tempo e faça o passeio na sua primeira manhã menos nublada em Londres. O tempo médio na fila é de 45 minutos. Se quiser encurtar a espera, compre um ingresso com fast track.
West End

Que tal aproveitar uma noite em Londres para assistir a um musical? O West End está para Londres assim como a Broadway está para Nova York. Vários musicais, inclusive, estão em cartaz nas duas cidades. E a surpresa é que, em Londres, os ingressos são mais baratos!
Se houver algum musical que você não queira perder, compre entradas antecipadamente pela internet. Senão, tente a sorte no quiosque da TKTS em Leicester Square. É um ponto de venda oficial, que oferece entradas com desconto para várias sessões do próprio dia, e dos dias seguintes.
Natural History Museum

Museu de História Natural de Londres foi construído entre 1873 e 1880 para guardar a grande coleção de esqueletos, plantas e fósseis que eram parte do Museu Britânico.
O museu aborda temas da Terra e as diferentes formas de vida existentes, como surgiram e evoluíram no planeta.
Possui aproximadamente 70 milhões de espécies e objetos que estão interligados com o mundo natural.
Logo na entrada, é possível apreciar o esqueleto de um diplodocus e um mastodonte encontrado no Chile.
O museu é dividido por diversas sessões, que facilitam a visita, como por exemplo; A Força Interior: experiência interativa que mostra as causas nas quais vulcões e terremotos são produzidos, mediante a diferentes recriações, Dinossauros: ao longo das salas é possível ver esqueletos de dinossauro, além de recriações em tamanho real, o preferido das crianças, Mamíferos: nas salas é possível encontrar mamíferos recriados e dissecados, assim como fósseis, e no centro do teto da sala principal fica a recriação da baleia azul em tamanho real!
Esse é um dos museus que possuem entrada gratuita!
O Que Comprar

Harrods
A Harrods é a loja de departamento mais famosa de Londres e um dos centros comerciais mais luxuosos do mundo está localizada em Brompton Road muito perto do Hyde Park.
As origens da Harrods datam de 1834, quando Charles Henry Harrod abriu uma pequena loja de comida. Em 1849 a loja se trasladou à sua localização atual onde, com o tempo, foi se ampliando mediante a compra das lojas e casas ao redor. Atualmente, o proprietário da Harrods é o egípcio Mohamed Al Fayed.
Como visita turística, a Harrods oferece uma decoração de luxo com estátuas, fontes e salas decoradas com diferentes temas. Vale a pena conhecer a sala egípcia os monumentos comemorativos de Diana de Gales.
Regent´s Street
É mais uma importante rua comercial da capital britânica. Algumas das lojas localizadas na rua são muito conhecidas como a Tory Burch, Burberry Coach, Kate Spade, a Apple e de uma das maiores e mais antigas lojas de brinquedos do mundo, a Hamley’s. É um bom destino de compras, pois comporta lojas com faixas de preço variadas.
Boots
É uma rede de lojas de beleza, saúde e farmácia. Esse tipo de produto, como maquiagens, cremes, pomadas e perfumes, custa bem mais no Brasil.
Na Boots, os preços costumam ser mais acessíveis, tornando viável adquirir produtos que você nunca levaria por conta do preço elevado. Conferir as promoções é sempre uma boa ideia.
Três produtos pelo valor de dois é uma oferta que você encontra facilmente. Existem várias lojas espalhadas pela cidade.
London Designer Outlet
É garantia de comprar bem. Localizado a menos de 10 minutos do Centro de Londres, o outlet está próximo à estação de metrô Wembley Stadium e possui cerca de 50 lojas, 20 restaurantes, um cinema e outras opções de lazer.
Primark
É o paraíso das roupas baratas. São andares e mais andares de roupas femininas, masculinas e infantis. E não para por aí: a loja também vende acessórios, roupas íntimas, decoração, calçados e, até mesmo, itens de beleza.
Definitivamente é um ponto importante de compras em Londres. E há várias Primarks espalhadas pela cidade, mais de 30, na verdade. Duas delas ficam na Oxford Street.
Oxford Street
Essa é de fato a melhor rua se você busca por itens com preços acessíveis e é uma das mais famosas ruas comerciais de Londres. Composta por centenas de lojas, ela oferece de tudo. De tudo mesmo! Roupas baratas, peças de marca, acessórios, cosméticos, decoração, joias, calçados e souvenires. Diversas marcas conhecidas podem ser encontradas por lá.
Ela reúne mais de 300 lojas e algumas grandes lojas de departamento, que são muito comuns na cidade.
Por lá, você encontra algumas das mais famosas e melhores de comprar como a Debenhams, Selfridges, John Lewis e Mark & Spencer são algumas das opções de lojas de departamento.
Jeremyn Street
Perto da Oxford Street fica uma outra ruazinha famosa pelas lojas masculinas e onde estão os melhores alfaiates de Londres e fabricantes de camisas Lá você vai encontrar estabelecimentos renomados como a loja de camisas Benson & Clegg e a de sapatos John Lobb.
Carnaby Street
Carnaby Street é, de fato, uma vila com treze ruelas. É considerada o berço da moda inglesa! São 150 lojas super descoladas que ficam apenas 2 minutos a pé de Oxford Circus e Picadilly Circus. Além disso, durante as compras, ainda é possível comer e beber em algum dos 50 restaurantes e pubs que a vila oferece. Quem gosta de artigos diferentões vai amar fazer compras em Londres na charmosa Carnaby Street!
O local é super bonitinho, todo iluminado, está sempre animado e a decoração muda de tempos em tempos. Não deixe de dar um pulinho no Kingly Court, um espaço incrível por lá que conta com vários restaurantes bacanas.
Bond Street
Se dinheiro não é problema, então é aqui que você quer estar. Recheada de lojas de luxo, como Louis Vitton, Burberry e Tiffany & Co, essa região oferece ótimas opções para quem gosta de artigos de grife. De quebra, você pode esbarrar com alguma celebridade, já que eles adoram fazer compras por lá. Se o seu negócio é compras de luxo, ou se você quer admirar vitrines de grandes grifes e passear pela área comercial mais exclusiva e elegante de Londres, vá para Bond Street.
King’s Road
Esta uma rua no bairro de Chelsea que também tem uma grande variedade de boutiques chiques, marcas exclusivas e lojas de designers famosos. Entre os destaques estão Peter Jones e Heal’s. Na Duke of York Square você vai encontrar mais de 30 lojas de moda, incluindo uma das maiores loja Zara da Europa. Aproveite também para conhecer a loja Vivienne Westwood’s e as antiguidades do Chelsea Antiques Market, com suas 120 lojas e barracas. As lojas dividem o espaço com cafés e restaurantes requintados.
VAT
O VAT é um imposto incluso no valor da maioria dos bens e serviços. Há exceções, mas no geral, o VAT representa 20% do valor bruto do item. Se você fizer compras no Reino Unido, pode solicitar a devolução dessa taxa na hora de voltar para o Brasil. Mas saiba que nem todas as lojas oferecem essa opção. Uma das regras é que o produto deve ter sido comprado há menos de 3 meses. Para saber se um estabelecimento oferece o ressarcimento do VAT, você deve pedir um formulário chamado VAT 407.
Tenha sempre seu passaporte em mãos, pois para poder receber o formulário, você tenha que comprovar que possui os requisitos necessários. Preencha o formulário e guarde-o. Não esqueça de guardar a nota fiscal de todos os itens. Quando for sair da Inglaterra e outros países da União Europeia, deverá apresentar os produtos, os formulários e as notas fiscais.
Se tudo estiver regularizado, seu reembolso será aprovado e você poderá retirar o dinheiro na hora. Se não houver alguém disponível para fazer a devolução, os documentos serão retidos e eles entrarão em contato. Só não vale esquecer que, ao entrar no Brasil, você não pode ter ultrapassado o limite de 500 dólares.