Website
O Museu Cerralbo é um dos museus mais interessantes de Madri por sua história e pela coleção de arte que expõe, apesar de ser uma das menos conhecidas.
Localizado na Rua Ventura Rodríguez, a poucos passos da Plaza de España, o Palácio Cerralbo foi construído para o 17º Marquês de Cerralbo entre 1883 e 1893. Desde o início, foi concebido como uma residência e um local para expor obras de arte.
Tanto o Marquês quanto seus filhos acumularam uma grande coleção de arte durante a vida, com peças adquiridas durante suas viagens pela Espanha e Europa. O museu é resultado da doação do Marquês ao Estado, para manter as coleções unidas e servir como recurso de estudo para entusiastas da ciência e da arte.
O Museu Cerralbo tem algumas afinidades com o Museu do Romantismo. Ambos são palácios usados como residências no século XIX por famílias aristocráticas. Ambos são adornados com coleções de arte de altíssimo valor. Portanto, ambos nos ajudam a entender como era a vida nesse período entre as classes mais abastadas.
O Museu Cerralbo abriga mais de 50.000 peças, incluindo pinturas, esculturas, desenhos, gravuras, fotografias, livros, medalhas, cerâmicas, tapeçarias, móveis, moedas, relógios, armas e armaduras, além de artefatos arqueológicos.
Há muitas pinturas do século XV ao século XIX. Entre as pinturas mais valiosas encontramos obras de El Greco, Zurbarán, Tintoretto e Alonso Cano.
O espaço expositivo do museu é dividido em três andares, embora o palácio seja maior. No térreo fica o salão de recepção e, do lado de fora, há um jardim isolado com fontes, esculturas e muita vegetação.
A visita concentra-se nos dois primeiros andares. O primeiro andar era destinado à vida cotidiana dos marqueses. Os quartos deste andar são espaçosos e muito bem decorados. Alguns são muito pessoais, como o quarto do Marquês ou o Quarto Rosa, recriado como escritório da Marquesa de Villa-Huerta. Também no primeiro andar estão a capela, uma sala de jantar e uma sala de música.
O segundo andar era dedicado à vida social e, por isso, apresentava uma decoração mais suntuosa e artística. Aqui os marqueses recebiam seus convidados e realizavam festas, bailes e reuniões. Entre outras salas, aqui encontramos a Biblioteca, que abriga cerca de 10.000 volumes, incluindo alguns incunábulos. Também dignos de nota são o Salão de Jantar de Estado e o Salão de Baile, decorados com luxo extraordinário e coroados por pinturas alegóricas no teto abobadado. Imperdível!