Malaga

Málaga é capital da Andaluzia e fica no sul da Espanha. É uma das portas de entrada da Costa do Sol, região por onde se espalham as praias mais ensolaradas do país. A cidade é organizada, tem um centro histórico cheio de ruelas charmosas, esbanja cultura, história e arte. Isso sem falar nas praias, na gastronomia e em Pablo Picasso, que nasceu ali.

É um lugar com muita vida durante o ano inteiro. Além de manter o centro histórico bem preservado, conta com áreas modernas, universidades, lojas e centros comerciais de primeiro mundo.

Onde Ficar

Hotel Boutique Teatro Romano

RESERVE BOOKING

Este é um lugar incrivelmente conveniente, com o centro histórico de Málaga e a maioria dos principais pontos turísticos à sua porta. O teatro romano do primeiro século e a Alcazaba moura ficam do outro lado da rua (visível da maioria dos quartos), assim como o Museu de Málaga; o Museo Picasso e a catedral. Fica a 10 minutos a pé das lojas da Calle Larios e a cinco minutos a pé da área portuária de Muelle Uno (e da estação de ônibus Muelle Heredia). Há também muitos restaurantes em volta.

Palácio Solecio, a Small Luxury Hotel of the World

RESERVE BOOKING

Espetacular e indescritível a experiência de se hospedar nesse hotel. O Palácio Solecio fica em um palácio andaluz do século XVIII em uma das ruas estreitas da cidade velha. A localização é perfeita dentro da cidade antiga onde se conhece tudo a pé.

Os funcionários são extremamente gentis. O quarto com cheiro de madeira Carvalho os lençóis e travesseiros de alto padrão. Tudo impecável! Recomendo!

Vincci Posada Del Patio

RESERVE BOOKING

O Posada del Patio é um hotel 5 estrelas situado no centro de Málaga.

As acomodações apresentam design contemporâneo e um banheiro moderno. Tem uma piscina na cobertura e WiFi gratuito. O atendimento das recepcionistas é atencioso e ajudam com recomendações de programas para fazer na cidade.

Onde Comer

Casa Aranda

Calle Herreria del Rey 1

Opção ótima para tomar o café da manhã no centro de Málaga. A Casa Aranda não chega a ser um espaço sofisticado, mas é conhecida por seus churrossuper tradicionais com o chocolate quente ou doce de leite da casa.

El Pimpi

Website

A pitoresca Bodega El Pimpi é um dos grandes clássicos de Málaga, visitado por turistas e celebridades.

O El Pimpi é ponto de encontro de artistas e amantes da cultura flamenca (na parede do estabelecimento você encontra uma série de fotografia de famosos que passaram por lá). Picasso era um dos clientes assíduos da casa.

O local é grande (uma antiga mansão do século XVIII) e conta com vários ambientes, se tiver sorte assiste um show ao vivo.

El Tintero

Playa del Dedo, s/n

A experiência no restaurante El Tinteiro, é, no mínimo divertida. Localizado na beira da praia, a especialidade da casa são os frutos do mar, especialmente o pescado frito. Os garçons chegam nas mesas apresentando os pratos e você precisa gritar primeiro que todos que quer o prato. Precisa ganhar no grito!

O centro de Málaga conta com uma concentração espantosa de bares e restaurantes, que os malagueños adoram frequentar, principalmente no final do dia e nos finais de semana. É quando os bares mais populares ficam completamente lotados, um verdadeiro desafio para quem quer encontrar um cantinho para sentar.

O Que Fazer

Catedral de Málaga

A catedral se chama Basílica de la Encarnacion e fica em frente a Plaza Del Obispo. É um dos monumentos mais importantes da Andaluzia. A construção da Catedral se deu em 1528, por vontade dos Reis Católicos após a recuperação da cidade (em 1487) dos árabes. A construção surgiu no local onde existia uma antiga mesquita, da qual resta apenas o pátio das laranjas, e foi iniciada em 1528, tendo sido inaugurada em 1588. Por tratar-se de um projeto ambicioso, os trabalhos prosseguiram vagarosamente até o terremoto de 1680, que a danificou gravemente. A construção só foi reiniciada em 1719, para ser novamente interrompida em 1783, deixando o projeto incompleto. Ficando com apenas uma das torres a catedral também recebe o nome de “La Manquita”.

O interior é dividido em três naves ladeadas por capelas. Mede 97 metros de cumprimento por 62 de largura e 35 de altura. Mas não são as suas dimensões o que mais impressiona e sim o cuidado com os detalhes arquitetônicos e as obras de arte que a decoram. Não perca os interiores para ver o teto decorado, os lindos vitrais, as capelas e o órgão de 4000 tubos.

Old Town

O centro histórico é ponto de partida para se conhecer a cidade. Com vários monumentos e ruas que formam um verdadeiro labirinto, a exploração deve ser feita a pé. Portanto, estacione seu carro em algum estacionamento privado fora do centro histórico onde vai ser mais fácil encontrar vaga. Na Calle Larios ficam as principais lojas, muitos bares e restaurantes. De lá você pode começar a caminhada e se aventurar pelas ruas e praças adjacentes, todas muito limpas e arborizadas. À noite, o coração do centro histórico se transforma em uma animada vida noturna local.

Bairro de Soho

Soho é um bairro criativo moderno na zona à beira-rio de Ensanche Centro. Outrora um bairro decadente, foi totalmente transformado e renovado por artistas de rua. Alguns edifícios e fachadas estão hoje completamente cobertos de arte. A maioria das obras de arte está localizada perto do Centro de Arte Contemporânea de Málaga, ao longo das margens do rio Guadalmedina e nas ruas próximas.

Neste bairro você também encontrará lojas de artesanato, galerias de arte, um panorama gastronómico moderno que inclui restaurantes marroquinos e bares de sushi.

Praias de Málaga

Possui várias praias urbanas, mas a mais famosa, sem dúvida, é a Playa de La Malagueta que, além de linda, conta com uma ótima infraestrutura de bares e restaurantes.

É possível alugar espreguiçadeiras e sombreiros, mas a maioria do pessoal fica na areia mesmo. A areia é um pouco escura e grossa, mas não chega a ter pedregulhos.

Aqui está uma seleção das melhores praias ao redor de Málaga:

  • Praia Malagueta localizada ao lado do porto, é o mais próximo do centro da cidade
  • Praia de Pedregalejo, localizada um pouco a leste de Malagueta
  • Praia La Caleta, muito lotada durante o verão
  • Praia El Palo, uma praia familiar localizada no bairro de pescadores
  • Praia La Misericordia, uma grande praia de areia, uma das mais populares em Málaga
  • Praia El Campo de Golf muito popular entre os praticantes de kitesurf
  • Praia de San Andrés, outra praia popular, há também áreas gramadas e um playground
  • Praia Penon del Cuervo: os jovens adoram, é um ótimo lugar para se divertir e fazer um churrasco!

Castelo de Gibralfaro em Málaga

O Castelo de Gibralfaro foi edificado no século XIV com o intuito de dar abrigo às tropas e proteger a Alcazaba. Hoje, é um dos locais mais visitados da cidade e um lugar muito interessante que nos remete à história de Málaga e da época em que os árabes a habitavam. O castelo recebe esse nome porque tinha um farol com o mesmo nome no topo da montanha. Durante a reconquista, o Castelo sofreu com a invasão dos Reis Católicos e mais tarde, Fernando, o católico (Fernando de Aragão II), transformou o castelo em sua residência temporal. Na parte superior do Castelo fica o Centro de Interpretação, onde se explica toda a história. E na parte inferior fica o Pátio de Armas, onde ficava a tropa e os cavalos. A visita ao Castelo acontece no verão das 9h às 20h e no inverno das 9h às 18h.

Museu Picasso

O Museu Picasso em Malaga foi criado por desejo de Pablo Picasso que queria que a cidade onde nasceu recebesse um museu com suas obras.

O acervo resulta inteiramente da generosidade dos familiares do artista: Christine doou 133 obras (14 pinturas, 9 esculturas, 44 desenhos, 58 gravuras, 7 cerâmicas e um caderno de desenhos) e Bernard doou 22 (5 pinturas, 2 desenhos, 10 gravuras e 5 cerâmicas).

novo Museu Picasso tem, nesta medida, um cunho diferente dos já existentes em Barcelona e Paris, o primeiro mais centrado nas primeiras obras, o segundo nas últimas. O museu de Málaga é ao mesmo tempo mais abrangente – inclui desde criações de juventude até obras da velhice – e mais pessoal, porque inclui obras que Picasso quis guardar para si e que acabaram nas coleções dos seus herdeiros. Esse traço intimista é o principal cartão de visita do museu, que inclui várias obras que pouco ou nunca saíram das coleções privadas dos familiares.

Museu Pompidou

Inaugurado no fim de março de 2015, o Centre Pompidou Málaga está localizado no edifício envidraçado conhecido como El Cubo, na zona portuária. A cidade foi escolhida como ponto de partida de um projeto que busca levar para além da França a experiência e o renome do Centre Pompidou em exposições.

Ao todo, o acervo permanente do Centro Pompidou Málaga contará com 90 obras de artistas como Pablo Picasso, Francis Bacon, René Magritte, Marc Chagall, Frida Kahlo e Wassily Kandinsky, entre outros. Estão previstas ainda de duas a três exposições temporárias por ano.

Mercado de Atarazanas

O mercado, foi construído no século XIX com estrutura de ferro em formato de ferradura e vitrais coloridos e foi inspirado no Les Halles, de Paris.

É um lugar muito vibrante, com muitas barracas de produtos frescos, carnes curadas e queijo espanhol.

Você também encontrará bares de tapas perto da entrada principal, uma ótima maneira de experimentar todos esses produtos frescos e saborosos!

Um bom programa é ir para almoçar e comer as tapas acompanhadas de uma boa cerveja. Fica cheio de gente e bem animado. O legal é você ir antes das 13h porque depois desse horário as tendas começam a fazer a limpeza para fechar.

O mercado está aberto de segunda a sábado, das 08:00 h às 14:00 h. Está fechado aos domingos.

Banho Turco

Há diversas casas de banho na cidade. A Hammam al Andalus oferece diferentes banhos relaxantes com massagens para todos os gostos e bolsos. O mais legal é ir no fim do dia, depois de caminhar bastante e precisando relaxar.

Teatro Romano

O teatro romano foi construído na época do imperador César Augusto e permaneceu oculto até 1951 quando, após algumas escavações arqueológicas, não só o teatro foi descoberto, mas também ruínas de uma antiga cidade.