Os labirintos, os bazares, os monumentos históricos, o povo amigável e a neve sobre o cume das deslumbrantes Montanhas Atlas são as marcas mais relevantes e impressionantes desta cidade às portas do Saara Marrakesh, uma antiga cidade imperial situada no oeste de Marrocos, é um importante centro econômico e conta com mesquitas, palácios e jardins. A medina é uma cidade murada medieval movimentada que data do Império Berbere, com ruas labirínticas, onde souks (mercados) agitados vendem tecidos, cerâmica e joias tradicionais. O minarete mouro da Mesquita Cutubia, do século XII, é um símbolo da cidade e pode ser visto a milhas de distância.
Guia
O Simohames é uma preciosidade! Ele cobra 400 euros/dia, busca no hotel com o carro dele e leva nos melhores endereços da cidade, antiquários, lojas de tapetes, segredos dentro do Souk, enfim, endereços de insiders. Fala bem inglês e ainda por cima é transportador, ou seja, o que você comprar ele manda para o Brasil, super de confiança. Ele atende V.I.P. como Angelina Jolie e Sarah Jessica Parker. Precisa agendar antes! E-mail: thepots2000@yahoo.com / tel.: +212(0) 661197381
Onde Ficar
Em Marrakesh o bacana é se hospedar em um Riad. Além da arquitetura linda, os Riads são geralmente pequenos e charmosos, tipo boutique, sofisticados, e bem a cara do Marrocos. O clima em um Riad é de muita paz e calma, contrastando intensamente com a loucura das ruas pequenas da Medina.
Entre no site www.riadcollection.com e veja o que tem de bom por lá.
Amanjena
Esse hotel é um espetáculo à parte. Pertence a cadeia de hotéis Aman uma das melhores do mundo. Fica a alguns km de Marrakech, um pouco longe da cidade (embora eles deixem carro e motorista à disposição). Para quem quer curtir hotel e dispõe de vários dias em Marrakech.
El Fenn
É um “riad” deslumbrante em Marrakech de propriedade de Vanessa Branson, irmã do magnata Richard Branson fundador do Grupo Virgin. Além das paredes estucadas, jardins e corredores labirínticos típicos de um riad tradicional, o hóspede é surpreendido por cores intensas nas paredes repletas de muita arte contemporânea. Cada um dos seus 22 quartos tem uma particularidade e uma decoração diferente. A decoração é típica marroquina com tecidos riquíssimos e detalhes arquitetônicos trabalhados. Para relaxar o hotel possui um hamman e spa maravilhoso e uma linda piscina em mármore carrara.
Kasbah Tamadot
Fica a 1 hora de carro de Marrakech, maravilhoso, ideal para descansar e/ou conhecer um pouco do country side marroquino aos pés das montanhas Atlas. Eles oferecem inúmeros passeios pelos arredores. A vista é de tirar o fôlego, a piscina é maravilhosa e a comida deliciosa. Vale a pena a viagem para conhecer este hotel!!
La Mamounia
O La Mamounia é como o Copacabana Palace no Rio, um ícone da cidade. Hotel muito luxuoso a uma curta distância da antiga Medina e da sua praça central. Equipe profissional e atenciosa. Ótimo restaurante “Le Marocain” para experimentar a culinária marroquina. O café da manha é servido em um restaurante a beira da piscina linda.
La Sultana
Fica dentro da medina, espetacular!!…um dos riads mais chiques da cidade.
Les Jardins de la Medina
É um Riad, maravilhoso! Quartos lindos, bem equipados e muito bem localizado na região da Medina.
Palais Namskar
Fica um pouco fora de mão pois fica a 25 minutos de carro da Medina. É um hotel luxuoso e a decoração é contemporânea. A piscina é lindíssima!
Riad Rafaelle
Para ficar em um autêntico Riad dentro da Medina! Funcionários super atenciosos e comida deliciosa!
Royal Mansour
Um dos melhores 5* de Marrakech, lindíssimo e super serviço.
Ryad Joya
Boutique hotel com apenas 7 suítes, maravilhoso!
Onde Comer
Al Fassia
Tradicional comida marroquina clássica. Tudo muito bom.
Bo-Zin
É um imperdível restaurante ao ar livre. Tem um jardim de cactus e palmeiras maravilhoso, tendas, gente bonita e clima de festa. Peça o prato Le Tigre qui Pleure, um filet de carne vermelha com molho Thai. Gostoso e animado. Restaurante lindo com DJ.
Dar Moha
Almoce nesta casa típica marroquina do séc XIX e peça uma mesa no terraço. Um dos lugares mais difíceis de conseguir reserva. Faça com muita antecedência.
Dar Yacout
Restaurante típico marroquino… dentro da medina, maravilhoso! Tem que ir!! Reserve com muita antecedência.
Grand Café de La Poste
Deliciosa comida francesa. Bom para almoçar, bem badalado. Depois do jantar, estique ao som de um jazz.
L’ Avenue
Brasserie contemporânea, décor chique e gente descolada, principalmente europeus, para almoçar no fim de semana.
Le Foundouk
Restaurante marroquino tradicional com um toque contemporâneo. O terraço é ótimo para almoçar ou para um jantar romântico.
Le Tobsil
O melhor restaurante de comida tradicional marroquina.
Terrasse des Épices
Se estiver no Souk, almoce no Terrace des Épices, com um agradável terraço no roof top e atmosfera de café. Ambiente muito gostoso, gente bonita mas a comida não é nada especial.
O Que Fazer
Dar El Bacha
Finalmente Dar El Bacha, o antigo palácio do Pacha Thami El Gloui (que governou Marrakesh de 1912 a 1956) foi restaurado e aberto ao público como o Museu da Confluência. Este edifício do início de 1900 é um marco em Marrakech. É um dos melhores exemplos da arquitetura marroquina, decorado com azulejos geométricos coloridos, paredes e teto em estuque trabalhado e painéis e portas de cedro entalhado.
Merece destaque o fascinante mapa mediterrâneo do século 12, do cartógrafo e explorador muçulmano Al Driss, e o hammam lindamente preservado. Chaminés de tijolos subterrâneos originais que teriam aquecido as câmaras estão expostas sob um piso de vidro.
Muitas das exposições permanentes em Dar El Bacha, como máscaras africanas e figuras etruscas, pertenciam a uma filantropa americana Patti Birch, que doou sua coleção ao museu.
O museu também abriga um opulento café de época, especializado em café arábico. Vale a pena parar para um lanche ou almoço rápido.
Essaouira
Essaouira é uma linda cidade branca e azul no litoral a pouco mais de duas horas e meia de Marrakesh. Dá para fazer um bate e volta mas não é uma má idéia passar uma noite lá. Tem um hotel maravilhoso Heure Blue, dentro da medina, que faz parte do Relais & Chateaux.
Se não for se hospedar, vá almoçar, jantar ou tomar um café para conhecer. Vale a pena!
A Medina de Essaouira é bem mais tranquila que Marrakesh, e tem excelentes opções, com preços mais atraentes. Fica como dica procurar o artesanato em madeira, principalmente em marchetaria, encontrado em uma das ruas da cidade.
Hamman
Não deixe de fazer um Hamman, versão Marroquina do banho turco. Um mix de sauna com massagem e esfoliação. Existem os públicos e os privados. Os grandes hotéis também oferecem este serviço. Não tem como ir ao Marrocos sem fazer pelo menos uma!
Jardins de Majorelle
Comprado pelo estilista Yves Saint Laurent, hoje o lindo jardim é um local público. Tem um museu com a coleção de arte do estilista francês. Na boutique tem uma ótima seleção das melhores lojas da cidade.
Tomar um chá de menta nele é no mínimo inspirador.
Kasbah de Ait Ben Adou
O tour até o Kasbah de Ait Ben Adou só vale se você for cruzar a cadeia do Atlas em direção ao deserto. A estrada é de arrepiar e é mico ir em tour de um dia inteiro.
Koutoubia Mosque
A maior mesquita de Marrakesh tem um minarete de 70 metros que se destaca de qualquer ponto da cidade. Seus delicados mosaicos azuis são um ótimo exemplo da arte hispânico-árabe.
A maior mesquita do Marrocos e que inspirou muitos arquitetos pelo mundo, vale a visita. Além de você apreciar a vista e passear pelo jardim, saiba que você está em um local histórico. Os não muçulmanos não podem entrar dentro da mesquita. Fica em frente a praça Djemaa El Fna.
Medersa Ben Youssef
Antiga escola islâmica, símbolo da arquitetura local. Uma das maiores e mais belas escolas corânicas do mundo árabe encontra-se em Marrakesh. Embora sua origem date do século 12, a Medersa Ben Youssef foi completamente ampliada pelos saadianos em 1564 e restaurada na década de 50. Em seu esplendor, chegava a abrigar mais de 900 alunos. Há um pátio central e uma sala de orações, ricamente adornada por um domo de cedro cercado de 24 janelas, além de três naves divididas por colunas de mármore. Em sinal de respeito, evite shorts, bermudas e camisetas sem mangas.
Medina
Se perder na Medina é o programa! A Medina de Marrakesh não é difícil de andar. Passe um dia inteiro pelas ruelas e becos, vendo as lojinhas, os antiquários, olhando as pessoas… muito legal!
Museu Dar Si Said
É um museu a 5 minutos da Djemaa el-Fna. Situa-se num antigo palácio, e tem vários artefatos marroquinos de diferentes eras, como esculturas de madeira, instrumentos musicais e armas. É dedicado à indústria madeirense marroquina, juntando uma magnífica coleção de arte popular marroquina: carpetes, vestuário e cerâmica.
Palais Baia
Palácio maravilhoso! Cercado por belos jardins, é o maior palácio construído no século 19 e abrigou o harém do sultão Moulay el Hassan. Cheio de detalhes de madeira e cerâmica, ainda hospeda a família real marroquina.
Impressionante, composto por inúmeros pátios, salões e jardins. Cada um mais lindo que o outro.
O Que Comprar
Há três principais áreas de shopping em Marrakech. No Souk da Medina onde você encontrará coisas tradicionais do Marrocos como tapetes, couro, móveis, cerâmicas… ótimo para garimpar e comprar presentes. Na cidade nova “Gueliz” e na região industrial Sidi Ghanem onde ficam os ateliers dos artesões e designers.
33 Rue Majorelle
33 Rue Majorelle
Não deixe de visitar essa multimarcas, estilo Colette de Paris com peças super exclusivas e divertidas. Tem um café anexo superbacana que vende ítens lindos de cozinha.
Akbar Delights
Loja muuuito bacana! Loja especializada em roupas de luxo e tecidos. Cashmere, bordados, kaftans, clutches, casacos e outros itens com bordados lindos. São peças caras mas de qualidade top. São duas lojas, uma no La Mamounia e outra na medina.
Atelier Moro
Não tem placa alguma e é uma das melhores boutiques da Medina. Lá você encontra kaftans feitos a mão de outros lugares da África como também prata, artesanatos e outras coisas de designers locais.
Atika
Esse é um must go para arrematar acessórios de couro marroquino, em diversas opções de cor e com ótimo preço. “São os sapatos e os slippers mais confortáveis bem feitos da região”. Em Guéliz, também chamada de Cidade Nova.
Aya’s
Loja de alta qualidade e bem mais cara que as do Souk. Aqui você encontrará lindos kaftans e djellabas.
Isabelle Topolina
436 Z.I. Sidi Ghanem
Isabelle Topolina mudou-se para Marrakech e instalou Seu ateliê no segundo andar em Sidi Ghanem, a 20 minutos de carro da medina. Tapetes berberes cobrem o chão de concreto e os tons vibrantes estão nos casacos A-line, blusas típicas e vestidos que ela costura em uma variedade estonteante de seda estampada, algodão e tecidos de viscose. A maioria deles ela obtém nos souks locais. Vc tbem vai encontrar vestidos com tinturas vegetais laranja e violeta ou índigo que ela traz da Mauritânia, e os tecidos com estampa de cera que ela importa do Senegal. O igualmente talentoso filho de Topolina, Pierre-Henry, supervisiona a elegante coleção masculina que varia de calças de seda estampadas a bermudas florais tropicais e mocassins feitos a mão.
Ministero del Gusto
Derb Azouz 22
Só atende com hora marcada! Dois italianos criaram essa Concept Store dentro da Medina com objetos vintage, uma mistura de galeria com loja, para os fashionistas e designers, imperdível!
Moor
7 Rue dês Anciens
Roupas com bordado tradicional, estilo clássico e sofisticado, em uma versão mais sóbria e neutra, mas mantendo o mesmo padrão e qualidade de acabamentos. Dos mesmos donos da Akbar Delights,
Mustapha Blaoi
144 Arset Aouzale
Se só puder ir em uma loja, vá nessa! Para quem gosta de decoração essa é A Loja!! A loja é enorme e tem de tudo. Moveis, cômodas, cadeiras, almofadas, tecidos, luminárias porta velas e mil ítens de decoração de super bom gosto. Despacham tudo para o Brasil, no mesmo esquema da nota com valor mais baixo.
Souks
Nos souks ou mercados da medina pode-se comprar qualquer coisa. De especiarias a sapatos, de jalabas a kaftans, de chaleiras a tajines e muito, muito mais. Os souks se mantêm os mesmos desde a Idade Média, uma encruzilhada labiríntica de ruelas com milhares de lojas e tendas para atividades comerciais.