O Museu do Louvre é o maior museu de arte do mundo e um monumento histórico em Paris, França. Um marco central da cidade, está localizado na margem direita do rio Sena, no 1º arrondissement da cidade
Antes de ser um museu, o Louvre era um palácio e sede da monarquia Francesa. Ele começou como uma fortaleza construída logo após 1190, estrategicamente localizada às margens do Rio Sena. O local oferecia um ponto de observação e proteção para o rei Filipe Augusto. Enquanto a monarquia consolidava o poder em Paris, o Louvre foi ampliado para acomodar uma corte crescente. A estrutura enorme que conhecemos hoje é o resultado de séculos de expansão.
Embora não tenha sido concebido para ser um museu, o Louvre desde sempre abrigou coleção de arte dos monarcas que ali viveram. Membros da corte e hóspedes distintos podiam ter a oportunidade de ver a renomada coleção de estátuas antigas do rei, bem como suas galerias de pinturas, esculturas, objetos de decoração e maravilhas tecnológicas. Os maiores artistas da época decoravam o interior do palácio, criando uma estrutura deslumbrante para as coleções reais. Observar o rei rodeado pela grande arte era perceber seu poder, sem mencionar seu bom gosto e erudição.
Depois da transferência da residência real ao Palácio de Versalhes, o impressionante edifício de 160.000 metros quadrados deu início ao seu processo de transformação a um dos museus mais importantes do mundo.
A coleção do Louvre compreende cerca de 300.000 obras anteriores a 1948, das quais são expostas aproximadamente 35.000.
A imensa coleção está organizada de forma temática em diferentes áreas: antiguidades orientais, antiguidades egípcias, antiguidades gregas, romanas e etruscas, história do Louvre e o Louvre medieval, pintura, escultura, objetos de arte, artes gráficas e arte do Islã.
O que não se pode perder:
- As Bodas de Caná, de Veronese.
- Venus de Milo.
- Vitória de Samotrácia, do período Helenístico da Antiga Grécia.
- Os aposentos de Napoleão III
- A Liberdade Guiando o Povo, de Delacroix.
- Monalisa, de Leonardo da Vinci
Uma boa dica é reservar uma visita guiada pelo museu.