Este é o principal passeio da região de Xingó. E é fácil entender o porquê.
Os cânions do rio São Francisco, que estão em quinto lugar no ranking dos maiores cânions navegáveis do mundo, impressionam pela perfeição das rochas areníticas, que parecem ter sido talhadas à mão. Durante o trajeto de 17 km pelo rio, podemos observar diversas formações rochosas que ganharam nomes interessantes, como a Ponta do Papagaio, que lembra um bico de papagaio; a Pedra do Japonês, que lembra uma construção oriental; e o Morro dos Macacos.
Essa maravilha toda só se tornou navegável por causa da usina hidroelétrica. O vale formado tem 65 km de extensão, 170 m de profundidade e uma largura que varia entre 50 a 300 m. Os catamarãs do complexo turístico conhecido como Karrancas, que é também um restaurante. Os passeios com lanchas agendadas vale cada centavo!
O ponto alto do passeio é o Paraíso do Talhado onde as formações rochosas são as mais belas. Elas medem cerca de 30 metros de cor alaranjada e a água em tons esverdeados, revelando um contraste muito bonito. Nesse ponto, o catamarã faz uma pausa de uma hora para os turistas mergulharem nas águas do rio São Francisco. Desse ponto, partem barquinhos (pelo preço de R$ 10/pessoa) que levam os turistas até a Gruta do Talhado, um lugar especial e estreito, inacessível aos catamarãs e lanchas.