Cânions do São Francisco

O rio São Francisco ou Velho Chico como é chamado é um rio enorme (2830km) que nasce em Minas Gerais, passa pela Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas e vai desembocar no Oceano Atlântico. Na divisa entre estes dois últimos estados, Sergipe e Alagoas se encontra o Cânion do Xingó um verdadeiro tesouro escondido, onde o rio passa entre paredões de pedras alaranjadas.

A atração só veio a existir em 1994, depois que a Usina Hidrelétrica do Xingó foi construída. Antes disso, a área era somente uma fenda entre dois picos de montanhas próximas.

Piranhas, em Alagoas, é a cidade mais indicada para montar base para os passeios da região de Xingó. Pequenina e muito pacata, a cidade histórica e charmosa foi a base de acampamento para Lampião e sua trupe na época do cangaço. Com casinhas coloridas e ruas estreitas e de paralelepípedo, Piranhas foi tombada pelo Iphan como Patrimônio Histórico Nacional. Em frente à prefeitura da cidade, as cabeças de Lampião e Maria Bonita foram expostas após a emboscada armada para capturá-los. 

Onde Ficar</h3

Onde Comer</h3

Restaurante Karrancas

Localizado no Lago de Xingó, em Canindé do São Francisco, em Sergipe é um dos mais frequentados e o que mais recebe turistas pelo dia, já que lá é onde ocorre o embarque para os passeios pelos cânions.

O restaurante possui um cardápio variado, mas sempre primando também por pratos elaborados pelo chef Júnior Brasil, que buscou enriquecer o que já havia de tradicional por pratos preparados com requinte, sem perde a originalidade regional.

O prato mais pedido é o surubim ao molho de camarão acompanhado de pirão e arroz. Tudo isso a sombra de um umbuzeiro as margens do rio São Francisco.

Flor de Cactus

É um dos restaurantes mais famosos de Piranhas, localizado no alto do Mirante Secular, o local possui vista para o monumento histórico da cidade e para o Rio São Francisco, além da vista panorâmica para todo o município. A comida é das melhores e com o visual de tirar o fôlego, o restaurante é uma excelente opção para almoços e jantares românticos.

Caboclo D´Água

Fica de frente para a represa de Xingó, onde o visual é lindíssimo de toda hidrelétrica de Xingó e do espelho D´Água. O local é bem decorado e oferece variado cardápio de pratos sendo a moqueca de camarão o principal. O chef André Brasil é o responsável pela escolha dos pratos.

O Lampião

O lugar é muito procurado por sua localização privilegiada com vista impressionante para o “Velho Chico” e a culinária diferenciada que agrada a todos. O prato mais famoso é o Cari ao Queijo, um filé de peixe gratinado com banana e molho branco.

O Que Fazer</h3

Passeio ao Cânion do Xingó

Este é o principal passeio da região de Xingó. E é fácil entender o porquê.

Os cânions do rio São Francisco, que estão em quinto lugar no ranking dos maiores cânions navegáveis do mundo, impressionam pela perfeição das rochas areníticas, que parecem ter sido talhadas à mão. Durante o trajeto de 17 km pelo rio, podemos observar diversas formações rochosas que ganharam nomes interessantes, como a Ponta do Papagaio, que lembra um bico de papagaio; a Pedra do Japonês, que lembra uma construção oriental; e o Morro dos Macacos.

Essa maravilha toda só se tornou navegável por causa da usina hidroelétrica. O vale formado tem 65 km de extensão, 170 m de profundidade e uma largura que varia entre 50 a 300 m. Os catamarãs do complexo turístico conhecido como Karrancas, que é também um restaurante. Os passeios com lanchas agendadas vale cada centavo!

O ponto alto do passeio é o Paraíso do Talhado onde as formações rochosas são as mais belas. Elas medem cerca de 30 metros de cor alaranjada e a água em tons esverdeados, revelando um contraste muito bonito. Nesse ponto, o catamarã faz uma pausa de uma hora para os turistas mergulharem nas águas do rio São Francisco. Desse ponto, partem barquinhos (pelo preço de R$ 10/pessoa) que levam os turistas até a Gruta do Talhado, um lugar especial e estreito, inacessível aos catamarãs e lanchas. 

Penedo

A linda e histórica cidade de Penedo fica situado às margens do Rio São Francisco e é um destino que merece ser desvendado.

A cidade fica situada a 165 km de Maceió, a mais ou menos duas horas e meia de carro! A estrada até Penedo é boa e bem sinalizada. Para chegar basta seguir pelo litoral sul de Alagoas no sentido de Coruripe e seguir na AL 101 Sul passando pelo município de Piaçabuçu.

Fique pelo menos dois dias inteiros na região. Um dia explorando a cidade de Penedo e suas atrações e no outro dia fazendo um passeio de barco e buggy no município vizinho de Piaçabuçu indo até a foz do Rio São Francisco.

Penedo é uma cidade com algumas atrações turísticas bem interessantes, como a Igreja N S da Corrente e o Museu Paço Imperial. Quem chega lá por Neópolis pode, antes de pegar a balsa, visitar o município vizinho de Santana de São Francisco e comprar artesanato feito de barro, muito interessante (também há um barquinho para lá saindo do porto de Penedo).

Igreja de Nossa Senhora da Corrente: construída no século XVIII. Teve início em 1954 e concluída 30 anos depois pela família Lemos, família tradicional da região que eram abolicionistas e escondia escravos fugitivos.

Theatro Sete de Setembro: construído no século XIX e é bastante famoso pois foi o primeiro teatro de Alagoas. Passou por uma reforma recentemente e encontra-se bastante conservado.

Igreja São Gonçalo Garcia dos Homens Pardos: é uma das maiores igrejas da cidade e teve sua construção iniciada em 1758.

Casa do Penedo: foi inaugurado no ano de 1992 e mantém conservado um grande acervo de importância histórica com vários documentos que narram a invasão dos holandeses, à época da escravatura e a história do homem no Rio São Francisco.

Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos: foi construída no século XVII e XIX no local da antiga capela construída por escravos e libertos.

Catedral Diocesana: iniciada em 1690 e substituiu a antiga igreja que ficava em frente ao Pelourinho.

Oratório dos Condenados: local construído com a finalidade de orações dos prisioneiros que iriam ser enforcados e dos que estavam condenados.

Convento Franciscano e Igreja Santa Maria dos Anjos: construído nos séculos XVII e XVIII por frades franciscanos que tinham o objetivo de transmitir a fé cristã. No local fica a Casa São Francisco e o museu de arte sacra.

Piranhas

Piranhas, em Alagoas, é a cidade mais indicada para montar base para os passeios da região de Xingó. Pequenina e muito pacata, a cidade histórica e charmosa foi a base de acampamento para Lampião e sua trupe na época do cangaço. Com casinhas coloridas e ruas estreitas e de paralelepípedo Piranhas foi tombada pelo Iphan como Patrimônio Histórico Nacional. Em frente à prefeitura da cidade as cabeças de Lampião e Maria Bonita foram expostas após a emboscada armada para capturá-los.

Paulo Afonso 

Uma visita à cidade, muito desprezada por quem vai à região, porém com várias atrações maravilhosas, como a visita guiada ao belo complexo hidroelétrico e vários outros passeios e esportes de aventura. Com tempo sobrando e para os mais aventureiros e dispostos e saudáveis, há ainda o passeio ao Raso da Catarina, que seria o sertão do sertão de tão quente e seco, saindo de Paulo Afonso mesmo, que tem boas hospedagens também.