Templo egípcio do século 2 a.C., foi doado à Espanha, em 1968, e reconstruído em Madri. Antes o templo fazia parte do patrimônio de Assuã, no sul do Egito. Em 1960 a Unesco viu a obra arqueológica ameaçada e pediu ajuda à comunidade internacional para preservar o rico legado histórico da região. O governo espanhol contribuiu para salvar o complexo de Abu Simbel. Em retribuição os egípcios presentearam os espanhóis com o templo Debod, que foi desmontado e reconstruído pedra por pedra em Madri. (O Egito doou quatro dos templos a diferentes países colaboradores: DENDUR para os Estados Unidos (se encontra no Metropolitan Museum de Nova York), ELLESIYA para a Itália, TAFFA para a Holanda e DEBOD para a Espanha.)
Está situado junto ao Passeio Pintor Rosales, e colocado de maneira que conservasse a mesma orientação que tinha no seu lugar de origem, de leste a oeste.
Atualmente é um dos monumentos mais visitados na cidade. Procure chegar ao final da tarde para apreciar o pôr do sol. O visual é maravilhoso e renderá muitas fotos.