Trancoso é uma charmosa vila próxima de Porto Seguro no sul da Bahia. A natureza generosa do antigo povoado, fundado pelos colonizadores portugueses no século 16, foi privilégio de seus poucos habitantes até ser descoberto por hippies nos anos 70. Desde então, a pequena vila cresceu, a energia elétrica chegou e o comércio se desenvolveu.
Paraíso das celebridades, o vilarejo tem fama de badalado, agitado e caro. Mas, fora da temporada de Ano Novo, Trancoso assume um caráter bem mais calmo e, principalmente, com hotéis a preços bem mais acessíveis.
Tudo gira em torno do Quadrado, aquela praça linda cercada de casinhas coloridas, onde se instalaram, pousadas, ateliês e restaurantes. À noite a iluminação a luz de velas nas mesinhas dos restaurantes e a música ao vivo estilo bossa nova completam a beleza do lugar. As praias são lindas, come-se muito bem nos muitos restaurantes que há por lá, as pousadas são excelentes e as lojinhas de extremo bom gosto.
Onde Ficar</h3
Etnia
Está entre as melhores de Trancoso. Fica perto do quadrado no meio de um jardim lindíssimo. Piscina ótima, quartos grandes e muito confortáveis, café da manhã dos deuses. Recomendada.
Uxua
Fica no Quadrado e é superexclusiva. São casas decoradas em estilo rústico mas chic, com cozinha totalmente equipada. Integrada com a natureza e um jardim exuberante com piscina linda e beach club na Praia dos Nativos.
Tutabel
É ótima para quem procura uma pousada de charme mais reclusa e com o pé na areia. A pousada ocupa uma casa que já pertenceu a Roberto Marinho. Tem apenas 16 suítes, e é cercada de muito verde.
Mata N’Ativa
Fica no meio de uma mata às margens do rio Trancoso. Tem quartos muito confortáveis e espaçosos, além de um restaurante com preços razoáveis e comida bem gostosa.
Bahia Bonita
Fica na praia, pé na areia. O único problema dessa pousada é a ausência de piscina.
Estrela d’ Água
Considerada por muitos a melhor pousada de Trancoso. Pé na areia, quartos ótimos, piscina e perto do Quadrado. É realmente completa.
Capim Santo
Uma das pousadas mais bacanas do Quadrado. Tem piscina. Quartos com decoração rústica chique. O café da manhã é excelente. Algumas são de dois andares.
Tangará
Excelente, muito bem cuidada e pé na areia. Próxima do Quadrado na praia dos Nativos. Quartos ótimos e serviço de primeira.
Onde Comer
O Cacau
Com um ambiente simples a aconchegante, serve mini acarajés divinos.
Floresta
Instalado em uma floresta de seringueiras, no Rio da Barra o restaurante funciona com o conceito farm-to-table. O menu é assinado pela Jandira, a chef e banqueteira que trabalha com o Jacaré, dono do restaurante e figura icônica de Trancoso, há 20 anos. Imprescindível reservar.
Favoritto
Fica no Quadrado, perto da igrejinha. O ambiente é lindo, super bem decorado. Tem mesas externas na frente do restaurante, e em um delicioso terraço interno. Serve ótimos drinks.
Maritaca
Um dos “points” mais concorridos de Trancoso. Apesar de ser uma pizzaria, também conta com um extenso menu com pratos excelentes. Tem mesas ao ar livre em um jardim interno.
Cantinho Doce
É um clássico de Trancoso. Nesse restaurante há quase sempre música ao vivo, uma delícia!
Jacaré
Fica na entrada do Quadrado. Os drinks são incríveis e há um bar lounge ao lado, para quem quiser estender a noite. O robalo com risoto de vale muito a pena.
Capim Santo
Um restaurante que mistura a comida típica baiana com a gastronomia contemporânea. Ingredientes tipicamente brasileiro são o carro-chefe do cardápio. O clima é maravilhoso e bem romântico. Não deixe de provar os pratos com frutos do mar e peixes. Entre as sobremesas, o brigadeiro de capim santo é imperdível.
El Gordo
O restaurante da pousada El Gordo, na ponta do quadrado, tem uma das vistas mais bonitas da cidade. Ali, o cardápio é variado. Peixes e frutos do mar são carro-chefe. Não deixe de experimentar o impressionante petit gateau de doce de leite.
O Que Fazer
Caraíva
É uma pequena vila a 1 hora de Trancoso onde carros não entram, as ruas são de areia. Para se chegar a Caraíva é necessário atravessar o rio em pequenas canoas, que já fazem parte do passeio. Lojinhas, bares e restaurantes além de pousadas simpáticas se concentram na rua principal.
Beach Clubs
Estrela d’Água – Dependendo da época, paga-se consumação que começa em R$ 100, e podem passar dos R$ 300. A piscina da pousada não está disponível para quem não é hóspede.
Casa Clube – Fica na praia no Rio Verde. Tem consumação livre, cadeiras e camas confortáveis e ótimos drinks.
Bahia Bonita – Ótima estrutura de praia na pousada Bahia Bonita.
Uxua – O mais bonito deles. Passar o dia lá não sai barato, mas vale a pena se não for fazer um rombo no seu orçamento.
Praias
Praia Rio da Barra – Ela fica a 5 kms de distância do Quadrado e é linda. Do lado esquerdo, falésias avermelhadas; do direito, a foz do rio, que forma piscinas naturais de acordo com a variação da maré. O acesso pode ser feito a pé a partir da Praia dos Nativos (40 minutos) ou de carro pela estrada para Arraial d’Ajuda.
Praia dos Coqueiros – O ambiente dessa praia é super familiar, e na maré baixa, há formação de algumas piscinas naturais. É uma praia bem lindinha, e mais vazia.
Praia dos Nativos – Fica bem perto do Quadrado, que é a parte central da cidade, apenas 10 minutos. É a praia mais conhecida da região e também a mais cheia. Tem muitas barracas.
Praia do Rio Verde – Fica do lado da Praia dos Nativos e é um pouco menos agitada. Existem várias pousadas por lá que são ótimas de ficar hospedado.
Praia do Espelho – Ela fica bem mais afastada de Trancoso, mas vale o passeio. Rios, coqueiros, falésias, águas transparentes, areia clarinha e uma vida marinha espetacular. Considerada uma das mais bonitas no Brasil
Praia de Itaquena – Fica em uma parte bem isolada e dentro de uma área de preservação. Por lá, rolam algumas ondinhas para surfar. Não deixe de levar um lanchinho, não tem barracas.
Ponta de Itapororoca – A Ponta de Itapororoca é bem deserta, não há bares e restaurantes mas na maré baixa as piscinas naturais estão mais à vista. E mais bonitas.
Quadrado
O charmoso Quadrado, com a simpática igrejinha branca ao fundo, é o epicentro do vilarejo. Por ali estão os principais restaurantes e lojas, além de algumas pousadas de Trancoso. De dia é calmo, bem tranquilo. Já de noite, o agito toma conta dos restaurantes. Não deixe de visitar a Igreja, uma construção do Brasil Colônia.