Estou no aeroporto de Narita aguardando para me despedir de Tóquio apôs 12 noites maravilhosas no Japão.
A experiência da viagem foi muito mais sensorial do que visual. Massako a nossa incrível guia nos acompanhou em todo o trajeto e sem ela não sei se teria sido possível aproveitarmos tanto. A língua é uma barreira importante pois poucos japoneses falam ou entendem inglês, mas a cordialidade e o esforço deles em agradar e atender não dá para descrever..
Participamos da cerimonia do chá, fizemos meditação com monge budista, tivemos aula de caligrafia com uma Gueisha, fomos a almoços e jantares em restaurantes típicos e passamos as noites nos Ryokans, pequena “pousadas” onde é preciso tirar o sapato para entrar, se dorme no tatame, se toma banho em ofurô e o café da manhã começa com peixe crú!
O Japão é muito, muito especial! Não tem um papel jogado no chão, ninguém fala no celular ou fuma na rua e muitas pessoas usam mascaras e luvas brancas que estão sempre impecáveis.
Tiramos os sapatos inúmeras vezes e riamos ao perceber, que depois de andar muito pelos monumentos, as meias continuavam limpas!
O povo só atravessa a rua na faixa de pedestres e fazem fila até sem saber porque, o dinheiro não tem um rasgo ou amassado e não se aceita gorjeta. Os guias não indicam loja e não ganham comissão. A honra e dignidade estão acima de tudo.
São super orgulhosos de suas tradições, dos seus samurais, dos shoguns e de seu imperador.
Isto tudo sem comentar a beleza do “sakura”, as centenas de cerejeiras em flor e o Monte Fuji, o vulcão adormecido símbolo do Japão.
Aprendi muito nesta viagem que foi um banho de cultura e civilidade!!!
Super recomendo a quem tiver oportunidade!!