Punta de Leste

Sensação do verão no Hemisfério Sul, a cidade atrai pessoas de todas as partes de mundo. Badalada, luxuosa, cara e bela, a cidade é o grande destaque do Uruguai quando o assunto é turismo. É no verão, quando chegam os turistas em busca de praias, diversão, boa gastronomia, que a cidade ferve. Turistas endinheirados atracam seus iates no Porto de Punta, os restaurantes lotam, há festas e baladas por todo o lugar animando a cidade.

Os restaurantes, bares e lojas ficam concentrados na região chamada de península. Peixes, frutos do mar, carnes e doce de leite são servidos em toda a cidade e caem bem tanto no almoço como no jantar.

Para beber, que tal um bom vinho ou um clericot? Feito com vinho branco e frutas diversas, a bebida leve e refrescante é uma delícia! 

Os cassinos também roubam a cena e atraem aqueles que gostam de se arriscar por entre os diversos jogos que as casas oferecem durante 24h por dia.

O movimento começa tarde, não antes das 10h da manhã. Basta chegar à Rambla para se deparar com um grande desfile de tênis coloridos e pessoas aproveitando o sol gostoso que as convida para uma caminhada. Carrinhos de bebê, cachorros, bicicletas, patins, idosos e jovens cheios de pique completam o vaivém de uma cidade que não delimita idade para a diversão. 

Onde Ficar</h3

Palácio Duhau Park Hyatt

RESERVE BOOKING Este hotel, inspirado no Château du Marais perto de Paris, fica no bairro da Recoleta, conhecido por sua arquitetura do velho mundo.  O espírito da Belle Epoque ainda perdura no Palácio Duhau, concluído em 1934 como a mansão de uma família proprietária de terras. Sua grande fachada neoclássica fica virada para a Avenida Alvear e o lobby imponente tem colunas de mármore, portas de madeira entalhadas e sofás de couro branco. Os jardins são dignos de uma cena em O Grande Gatsby. Os quartos são suntuosos e a suíte boudoir tem serviço de mordomo, um enorme banheiro de mármore e, talvez mais impressionante, dois terraços privativos com vista para a avenida abaixo. O restaurante Duhau representa bem o glamour histórico da propriedade. Seu único rival nesta faixa imponente é o Alvear Palace. Se está procurando luxo esse é o hotel.

Hotel Soleiros Punta de Leste

RESERVE BOOKING

Hotel não muito grande e muito charmoso, além de ser novo e com atendimento muito bom. Está próximo a cidade, numa distância perfeita para ir caminhando. Quartos confortáveis e ótimo banheiro. Tem ar-condicionado, guarda-roupa, cofre, TV de tela plana, varanda e banheiro privativo com bidê. Alguns quartos têm vista do mar.

Ótimo café da manhã e bem próximo da praia, o Hotel Solerios 4 estrelas dispõem de restaurante, academia e bar. Situado a 200 metros da Praia Mansa, a propriedade fica a menos de 1 km do Punta Shopping, a 2,3 km da Feira de Artesanato e a 2,9 km do Porto de Punta del Este. 


La Capilla – Punta del Este

RESERVE BOOKING

O La Capilla – Punta del Este fica a apenas 450 metros da Praia Brava.

Os quartos são modernos e muito confortáveis com janelas amplas e uma bela vista do jardim. Possuem TV a cabo e ar-condicionado além de micro-ondas, frigobar e cofre. Alguns tem varanda e banheira de hidromassagem.

Wi-Fi gratuito e café da manhã estilo buffet incluindo cereais, sucos, iogurte, presunto e bebidas quentes. O restaurante oferece pratos internacionais durante o verão. O jardim é ideal para você desfrutar de uma bebida do bar.

Você pode relaxar em uma espreguiçadeira à beira da piscina ou no jardim. O salão de jogos inclui tênis de mesa. O spa conta com sauna, banho turco e jacuzzi.

A recepção, aberta 24 horas por dia, pode providenciar serviços de transfer para o Aeroporto de Laguna del Sauce. Aeroporto fica a 20 km, do Punta Shopping fica a 1 km e a 5 minutos de carro do centro da cidade de Punta del Este.

Hotel Fasano Las Piedras

RESERVE BOOKING

O Hotel Fasano é um resort sofisticado com acomodações de luxo em Punta del Este. Durante os meses de verão, a propriedade oferece uma área de praia privativa no rio.

Você pode relaxar no spa da propriedade, incluindo sauna, academia e piscina coberta, disponível durante todo o ano e uma grande com piscina ao ar livre.

Diversas atividades estão à sua disposição no local ou nos arredores, como esportes aquáticos, ciclismo e trilhas a pé. O restaurante do hotel serve pratos locais e internacionais.

O serviço personalizado de mordomo pode ser solicitado durante sua estadia. A propriedade fica a 13 km do centro da cidade de Punta del Este e a 6 km de La Barra.


Onde Comer</h3

Bodega Garzón

RESERVE

O projeto arquitetônico impressiona tanto quanto a paisagem cinematográfica da propriedade. Quem assina a arquitetura de vanguarda da nova sede da Bodega Garzón é o escritório de Mendoza, Bórmida & Yanzón, conhecido por projetar outras vinícolas argentinas de peso. Localizado dentro da vinícola de mesmo nome, o restaurante da Bodega Garzón é um espaço único pensado e adaptado para desfrutar de grandes momentos, com uma proposta gastronómica inovadora idealizada pelo grande chef Francis Mallman. Fica um pouco distante de Punta ( 75km), mas se tiver tempo é um bom programa unir a visita a vínicola e almoço.

Marismo

RESERVE

Nas dunas de José Ignacio, de ambiente agreste, o Marismo tem como palavra de ordem o jantar com os pés na areia, sob as estrelas e ao abrigo de uma lareira acolhedora. Desfrutar de uma bebida com música ao vivo e depois sentar-se para provar as opções do delicioso cardápio é uma experiência incrível. Com uma variedade de produtos locais, frescos na época do mar e do campo, confeccionados nos nossos “fornos de lenha”, os pratos encantam e conquistam.

Nas dunas de José Ignacio, de ambiente agreste, o Marismo tem como palavra de ordem o jantar com os pés na areia, sob as estrelas e ao abrigo de uma lareira acolhedora. Desfrutar de uma bebida com música ao vivo e depois sentar-se para provar as opções do delicioso cardápio é uma experiência incrível. Com uma variedade de produtos locais, frescos na época do mar e do campo, confeccionados nos nossos “fornos de lenha”, os pratos encantam e conquistam.

Chiringuito

É a novidade do verão 2022 em Jose Ignacio/Punta del Este. Ideal para almoços sem hora para acabar.

Com ambiente super agradável, atendimento caprichado e pratos deliciosos, o Chiringuito é uma opção muito indicada de beach club em Punta del Este. O ponto mais alto é a gastronomia, comandada pelo chef Francis Mallmann.

Parador L’Marangatú Playa Mansa

RESERVE

Com estilo, serviço e cozinha autoral na praia, este é o único Beach Club de La Mansa aberto todos os dias durante todo o ano. Da sua localização estratégica na Parada 7, é o local ideal para desfrutar o melhor por-do-sol e a melhor vista da Península. O espaço oferece café da manhã, almoço, chá da tarde ou coquetéis ao pôr-do-sol, além de jantares agradáveis, tudo num ambiente descontraído com atenção ao serviço. O cardápio privilegia a utilização de ingredientes frescos, naturais e locais, oferecendo pratos únicos e deliciosos que combinam sabor, cor e textura numa gastronomia que agrada os cinco sentidos.

Parador La Huella

RESERVE

Atendimento excelente, comida deliciosa e ambiente super gostoso fazem do Parador La Huella um dos Beach Clubs mais indicados de Punta del Este. Faz parte daqueles lugares que tem que ir! E nem pense em chegar por lá sem fazer reservas. O local é mega concorrido.. Ótimo para curtir um dia tranquilo com garantia de boa comida. Em José Ignacio

La Susana

RESERVE

O La Susana Restaurant de Playa oferece às pessoas bacanas de todas as idades a essência das vibrações do povoado de José Ignacio. Localizado na areia em Playa Mansa, José Ignacio, este restaurante com muito estilo tem o que há de mais recente em cozinha uruguaia fresca, local e orgânica que, junto com a excelente música que oferece, enriquece a experiência dos almoços, coquetéis ao pôr do sol e jantares.

O Que Fazer</h3

Punta de Leste é o mais badalado dos balneários do Uruguai. No verão, é invadido por argentinos e brasileiros principalmente. Está a 1 hora e meia (cerca de 120 km) distante de Montivideo  No verão alguns voos chegam em Punta, mas é no aeroporto de Montevideo que chegam voos durante o ano todo.

 A cidade fica na extremidade oriental do Uruguai. A pontinha da península marca a divisão entre o Oceano Atlântico e o Rio da Prata.

Ao contrário da lenda, não é só ricaço que vai a Punta. O público é bastante eclético. Na temporada 0 grosso da população é de famílias de classe média que vão veranear, em apartamentos próprios ou alugados, fazendo compras no supermercado e levando geladeirinha para a praia.

Mas a fama de ímã de ricos, famosos e metidos em geral não é descabida basta ver a conta de restaurantes, que conseguem ser mais altas do que em São Paulo. 

Outro público importante na temporada, e que ajuda a definir a personalidade de Punta, é a moçada baladeira. Punta del Este no verão é uma festa que começa ao entardecer na praia e segue madrugada afora nos clubes.

Punta del Este só acontece de verdade entre o Natal e o Carnaval. É quando a cidade inteira está funcionando. O auge é em janeiro, quando a cidade fica abarrotada.

A água é fria e turva, mas a limpeza, a organização e o verão relativamente seco, com sol até tardíssimo são os pontos fortes do balneário.

O centro da cidade fica na “ponta” propriamente dita. Começa no porto. A rua principal do comércio, a Gorlero, vai pelo interior da península, paralela às duas margens. Muitos hotéis tradicionais ficam por ali.

Da Peninsula partem duas praias extensíssimas. A Playa Mansa, de águas calmas, é banhada pelo rio da Prata. A Playa Brava, de ondas, está em mar aberto. Ambas têm quiosques e paradores. O estacionamento pode ser dificil para quem chegar tarde.

O point mais badalado da Mansa é o bar do Serena Hotel e o mais animado da Brava é a Parada 30.

A Mansa é voltada para o oeste e o melhor lugar a para contemplar o pôr do sol. Seguindo pela Mansa em direção a Montevidéu você chega à Punta Ballena. Nenhum turista passa por Punta sem dar um pulinho na Casa Pueblo, a kasbah greco-mediterrânea construída pelo artista Carlos Villaró e que funciona como galeria, hotel e mirante para ver o pôr do sol. A região tem também um hotel chiquérrimo, o Cumbres. Vale a pena fazer uma reserva para o chá da tarde e ficar para o pôr do sol.

Continuando pela Brava na direção oposta a Montevidéu você chega ao rio Maldonado. Do outro lado da ponte ondulada está La Barra. No verão, este é o playground da garotada em Punta. Por aqui ficam as praias mais escondidinhas e as mais fervidonas além das baladinhas mais descoladas. A ruazinha principal tem cafés, sorveterias, restaurantes.

Para além de La Barra, a 40 km para lá do centrinho de Punta del Este você chega a José Ignacio, que costumo definir como “a Trancoso de Punta”. Os hotéis aqui são discretos e com ares zen. A “Estrela d’Água” do pedaço é o Parador La Huella, um restaurante na entrada da praia onde os habituês batem ponto, em janeiro nem apareça sem reservar.