Chicago é maravilhosa!
Uma cidade sem aquele agito frenético, mas nem por isso deixa de ter o que as grandes cidades oferecem. Tem bons teatros, muitos museus, rica em arquitetura, em arte, possui ótimos restaurantes e shows culturais.
A arquitetura é o destaque, mas eu costumo dizer que o coração da cidade são os parques e a orla. Afinal, Chicago possui mais 570 parques.
Para quem é residente, a cidade não se baseia apenas na região central, onde infelizmente é a única parte que a maioria dos turistas conhecem. O charme da cidade está nos parques, nos bairros e na orla.
Tem muitos bairros interessantes que merecem ser explorados. Um deles foi eleito recentemente como o segundo melhor bairro do mundo! Recomendo visitar o Lincoln Park, Hyde Park, Lakeview, Andersonville, Pilsen, e vários outros.
Para quem gosta de cerveja, a cidade é o destino perfeito! Ela é considerada a capital americana da cervejaria artesanal.
O Fulton Market é o burburinho gastronômico de Chicago. Uma região que era industrial e a cada mês se transforma, está em constante expansão. Há excelentes restaurantes na região. Mas há também muito restaurante interessante nos bairros. O Alínea, por exemplo é um dos melhores do mundo e fica no Lincoln Park
Apesar de ser a terceira maior cidade dos Estados Unidos, Chicago oferece charme e estilo de vida de cidade pequena, com programas e opções de turismo de metrópole. Um mix delicioso para qualquer visitante
Andar por Chicago é um mix entre olhar para cima para não perder todos os detalhes dos arranha-céus maravilhosos e parar a cada instante para contemplar seus parques e áreas abertas. São mais de 500 parques, muito bem cuidados, ao redor dos seus 77 bairros. Não à toa, os locais costumam falar que é “a cidade em um jardim”, um contraste entre natureza e construções icônicas.
Um trágico incêndio em 1871 assolou a cidade, que era repleta de construções de madeira. Essa data é lembrada diariamente por lá, uma vez que foi daí que Chicago se transformou em referência na arquitetura. Após ver grande parte de suas construções destruídas, Chicago recebeu muito incentivo e investimento para se reerguer, e, tendo a oportunidade de começar do zero, arquitetos inovadores como Daniel Burnham e Louis Sullivan desenvolveram o que conhecemos hoje como os prédios arranha-céus, com estruturas metálicas e resistentes, que transformaram Chicago em uma das cidades com o mais lindo skyline do mundo.
Onde Ficar</h3
Palmer House
Uma das propriedades mais históricas da cidade, um verdadeiro ícone por mais de 150 anos todas o The Palmer House Hilton, foi o primeiro hotel de Chicago a oferecer elevadores, lâmpadas elétricas e telefones em cada quarto.
Localizado fica coração do Theatre District. a dois quarteirões do Art Institute of Chicago e do Millennium Park e muito próximo das lojas da State Street.
O hotel fica a 1 minuto a pé da estação de metrô Monroe da linha vermelha, onde se tem acesso fácil às principais atrações de Chicago.
O restaurante Lockwood Express oferece opções de café da manhã, almoço e jantar.
The Guest House
RESERVE BOOKING
Ótimo pequeno hotel em uma grande área no extremo norte de Chicago. Fácil de chegar e muito perto da rua principal de Andersonville e a uma curta caminhada de Uptown. Este é um espaço moderno com uma vibração vintage. O lobby principal é muito aberto com café disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, uma área de estar muito agradável com lareira e uma biblioteca bem abastecida com assentos confortáveis e uma mesa grande.
O quarto era na verdade um apartamento – cozinha totalmente mobiliada, uma bela sala de estar e quartos separados. Ambos os banheiros eram muito grandes e havia até cobertores, toalhas e travesseiros extras disponíveis no quarto. Boa iluminação e excelente vista, e tudo estava limpo. O quarto ainda tem uma pequena varanda com excelentes vistas e uma churrasqueira a gás pronta para uso.
Camas muito confortáveis, ótimos bares e restaurantes a uma curta distância também! Altamente recomendado!
London House Chicago
O hotel fica num edifício maravilhoso, à beira do Rio Chicago. Localização excelente, com vários pontos turísticos e estações de trem e metrô próximas. Quarto espaçoso, banheiro ótimo, serviço de quarto muito bom. Tem um terraço maravilhoso com bar superconcorrido!!
O prédio, por fora, já é uma obra de arte. Por dentro, tudo é bem decorado. Os elevadores (7 ou 8) são rápidos e sempre à disposição. Existe um espaço no rooftop que é muito agradável e como uma vista excelente.
Café-da-manhã existe várias opções de restaurantes ao redor, inclusive, logo na entrada do Hotel. Recebem encomendas sem taxa.
Thompson Chicago
RESERVE BOOKING
Esse elegante hotel foi construído em meados do século.
Oferece 247 quartos e suítes no centro de tudo. Os quartos são elegantes e modernos com roupa de cama e toalhas de alta qualidade. Os quartos de categoria superior oferecem vista para o lago, enquanto as suites oferecem área de estar separada, algumas com terraço privado.
As comodidades incluem um restaurante de luxo e uma sala de exercícios aberta 24 horas. Também é fornecido um serviço de automóvel de luxo gratuito.
Soho House Chicago
RESERVE BOOKING
Localizado no Allis Building, um histórico armazém industrial de cinco andares no West Loop de Chicago, o Soho House Chicago é um clube e hotel com 40 quartos, uma grande academia, um restaurante e um terraço piscina.
Península Hotel Chicago
No coração da Magnificent Mile, o hotel é certamente um dos melhores de Chicago.
Atendimento impecável nos mínimos detalhes. Serviço de quarto como poucos hotéis oferecem. Os quartos são espaçosos e super confortáveis. Excelente spa, sala de ginásticas completa e delicioso café da manhã, na melhor localização de Chicago!
Shanghai Terrace: restaurante temático que oferece culinária chinesa e serve apenas jantar. Os hóspedes podem jantar ao ar livre.The Lobby: restaurante que oferece culinária americana e serve café da manhã e almoço. Funciona diariamente
The Bar: bar que oferece culinária americana e serve apenas refeição leve.
Onde Comer</h3
Chicago é uma cidade que leva muito a sério a arte de comer bem. São mais de 7 mil restaurantes, mais de 20 casas com estrelas Michelin, mercados gastronômicos como o Eataly e o Time Out, regiões focadas em gastronomia como o Fulton Market e o Randolph Row, além de bairros com suas culinárias típicas, como Pilsen, onde vive uma grande comunidade mexicana lotado de bons restaurantes típicos.
Dois itens gastronômicos que são representativos da cidade…não volte para casa sem provar. O primeiro é a Deep Dish Pizza, também conhecida como Chicago Pizza, uma versão da redonda que mais parece uma torta alta e bem recheada de queijo. Os italianos jamais aceitariam que ela fosse chamada de pizza, mas não dá para negar que é muito saborosa. Entre os diversos locais que oferecem a “iguaria”, a Lou Malnati’s, aberta em 1971, está entre as mais famosas, seguida da Giordano’s.
O outro é o cachorro-quente que em Chicago recebe mostarda, cebola, tomate, sport pepper (um tipo de pimenta-verde), relish (condimento americano com pepino), picles e celery salt (sal de aipo). Sem catchup! Entre os inúmeros locais para comer esse sanduba típico, o Portillo’s e o Gene & Jude’s sempre figuram na lista dos melhores.
Avec
Um dos melhores restaurantes de Chicago. O cardápio é caprichado e variado com pratos de massas a frutos do mar. Mesa comunitária e ambiente super descolado. Comida de primeira e atendimento diferenciado. Preço justo pra proposta do lugar.
Recomendadíssimo!
Smyth + The Loyalist
Dois restaurantes distintos em um único espaço e administrado por uma dupla de marido e mulher.
Espaçoso e moderno o Smyth serve menu degustação em uma sala iluminada e aconchegante. O Loyalist é um bar que fica no subsolo, com piso de concreto, paredes escuras e iluminação em tons de âmbar.
Ambos executam pratos sazonais com desenvoltura, graças a chefs de renome que trabalham em estreita colaboração com uma fazenda de 20 acres nos arredores de Chicago.
Monteverde
Este restaurante italiano faz jus à sua reputação de meca da comida fresca e de qualidade.
Lugar maravilhoso, serviço incrível, boa comida a preços justos e boa lista de vinhos. O menu muda diariamente e os pratos são para compartilhar.
Reserve com antecedência!
Andros Taverna
Website
Recém-chegado à Logan Square, o chef Doug Psaltis serve cozinha grega contemporânea. O restaurante é uma homenagem ao Mediterrâneo e aos seus sabores.
O cardápio é compacto. As entradas são variadas: pão e pita, algumas opções de vegetais, queijos e carnes e pastas diferentes. A lula frita servida com a fatias de limão e um bom molho à base de iogurte, o saganaki de camarão, grelhado em molho de tomate espesso com pitadas de queijo feta, servido em uma frigideira de ferro fundido direto do forno são ótimos! Não perca o também o polvo grelhado e reserve espaço para a sobremesa.
O vinho é co-estrela e a lista destaca 25 rótulos dos melhores vinhos gregos. Um “must go”!
Spacca Napoli
As pizzas do Spacca Napoli ganharam sua reputação graças a ingredientes de alta qualidade e dedicação à técnica. Com um ambiente casual é o local perfeito para famílias.
O chef-proprietário Jonathan Goldsmith trabalhou em serviço social e imobiliário antes de se dedicar à arte da pizza estilo napolitano e parece ter acertado a mão como pizzaiolo.
Aba
O restaurante de cozinha mediterrânea moderna oferece pratos para veganos, vegetarianos e carnívoros.
Mezze quente e frio ao lado de pastas e pães caseiros. Uma seção crua faz tanto sucesso quanto os kebabs. Fraldinha temperada com shawarma, falafel envolto em tzatziki de abacate e tahine de alho.
Tudo muito bom e farto. Ninguém sai com fome.
Au Cheval
Pessoas lotam o Au Cheval para comer o hambúrguer do Chef-proprietário Brendan Sodikoff, dito como um dos melhores do país.
Na verdade o cheeseburger vem com dois hambúrgueres de carne nobre, grelhados ao ponto, cobertos com queijo cheddar derretido, dijonaise e picles caseiros. Mas não perca os outros pratos do cardápio que também inclui fatias grossas de bacon crocante, tutano com marmelada de bochecha de boi, ovos mexidos com foie gras e um delicioso sanduíche de mortadela frita.
O Que Fazer</h3
O cenário cultural de Chicago é vibrante e seria impossível conhecer todos os seus museus, galerias e teatros em uma única viagem. Abaixo listamos alguns considerados imperdíveis.
Art Institute of Chicago, fundado em 1879, é quase obrigatória a vista. O museu abriga 300 mil peças de arte, incluindo a maior coleção de arte impressionista e pós-impressionista do planeta fora do Louvre, com inúmeras obras de artistas como Monet, Cassatt, Renoir, Degas e mais mestres do gênero.
Já o Chicago Cultural Center ocupa um quarteirão inteiro da cidade, em um impressionante edifício histórico, e a maior cúpula de vitrais Tiffany do mundo.
O Field Museum ou Museu de História Natural conta a história da humanidade em todas as épocas, desde a era dos dinossauros. As crianças amam, pois, ao longo do passeio, se deparam com “Máximo”, o esqueleto de titanossauro, o maior dinossauro já descoberto até hoje, e “Sue”, o maior e mais completo esqueleto de tiranossauro rex do mundo. Além deles, há também a réplica de uma tumba egípcia de três andares, múmias do antigo Egito, fósseis, animais empalhados, pedras preciosas, roupas tradicionais chinesas e muitas outras peças em exposição.
O Planetário Adler com ambientes interativos onde é possível até dar uma volta na Lua e o The Children’s Museum no Navy Pier, são um ótimo programa para levar as crianças.
Os teatros merecem atenção e devem estar em qualquer roteiro. Com mais de 250 teatros espalhados pela cidade, além de diversos outros espaços públicos e privados que se convertem frequentemente em palcos, Chicago tem cinco teatros premiados no Tony Awards, a maior organização itinerante da Broadway do país, e mais premières internacionais do que qualquer outra cidade. Ir ao Chicago Theater, por exemplo, é uma experiência inesquecível, uma vez que o espaço, construído em 1921 e foi o primeiro cinema do país. Sua arquitetura em estilo barroco francês já valeria a visita, mas o local é palco de grandes atrações como o Cirque du Soleil e obras da Broadway além de shows de artistas famosos.
Skydeck Chicago, que fica no icônico Willis Tower, o segundo edifício mais alto da América, com 110 andares e mais de 500 metros de altura. O Skydeck fica no 103º andar e conta com alguns “terraços” inteiros de vidro, inclusive o chão. Dá para ter – literalmente – Chicago aos seus pés!
Mesmo para quem tem medo de altura e não se aventura nas caixas de vidros que se projetam para fora do prédio, vale visitar o local pela vista estonteante. Além disso, antes de subir para a atração principal, tem um pequeno museu no térreo com a história, os fatos e as curiosidades sobre a cultura da cidade.
O Observatório 360, na Michigan Ave. também é outro local imperdível para apreciar o skydeck. A diferença é que oferece uma atração a mais (paga à parte do seu ticket), que é uma plataforma eletrônica móvel de vidro que lentamente “projeta” quem está em cima para fora do prédio. Isso no 94º andar do Edifício Hancock. Dá um frio na barriga! Para quem for visitar os dois, recomendamos ir em períodos distintos (dia e noite), para ter diferentes experiências e vistas.
Se a sua viagem for no verão, vale também fazer o Architecture Tour, um tour de barco pelo Rio Chicago para apreciar seus enormes edifícios. Um guia especializado que explica cada ponto importante e sua história. No inverno, também é possível fazer esse passeio, mas o vento é tão gelado que torna impossível ficar na área externa do barco.
Outra maneira de descobrir as joias arquitetônicas é o Chicago Architecture Center, que oferece tours guiados pelas edificações mais famosas e ainda conta com um espaço exclusivo em sua sede com um modelo detalhado e surpreendente em 3D da região central.